segunda-feira, 29 de setembro de 2025

GRINGOS DE SETEMBRO: Um passeio pelo mundo através dos sons de artistas de seis países...


Penúltimo dia do mês por aqui e aportamos com nosso post gringo de Setembro de 2025, trazendo por aqui alguns álbuns e EPs bem interessantes e recém lançados na música esquisita do mundo pra vocês conhecerem. Desta vez, 6 trabalhos com sons de artistas de 6 países diferentes, que vão do jazz até a música eletrônica ambient, passando por post-rock, experimentações sonoras abstratas e muito mais!

Na capa deste post, o quadro The Blues (1974),do artista americano Romare Bearden (1911 –1988), que nasceu num mês de setembro.  Abaixo, os álbuns e EPs que curtimos muito neste mês. Vários trabalhos foram lançados por esses dias, alguns até inéditos nos streamings e apenas no bandcamp e youtube da vida.

Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve por completo e não a pedaços:


Skambidt - Essence of Abstractions (Álbum / Dinamarca)

Projeto solo do artista sonoro, compositor e produtor de Copenhague Lars Kivig, conhecido em seu país por ser membro da banda instrumental My Beloved e do projeto experimental Acorn Falling. Essence of Abstractions é seu quarto álbum lançado, com sete temas criados quase que inteiramente num sintetizador modular Eurorack, misturando processamento granular, texturas analógicas, gravações de campo e violoncelo ao vivo, naquela pegada abstrata e ambient bem interessante. "Neste lançamento, cada faixa faz parte de uma história que se desenrola como um sonho suspenso em estática — fragmentado, porém fluido, íntimo, porém imenso", explica o artista. Vale ouvir nos streamings ou no bandcamp:




PSTMRD - Lanzarote (Álbum / Itália)

Projeto solo do músico, produtor e DJ Gerardo Amato, que durante os anos 1990, fez parte de várias bandas da cena punk e hardcore da Itália, além da cena post rock. Sua música mistura vários elementos, como influências industriais e pós-punk dos anos 80 e 90, com o ambiente mais atual e a eletrônica. É essa a ideia de Lanzarote, seu segundo álbum, uma jornada musical inspirada na beleza selvagem e nas paisagens de tirar o fôlego da ilha vulcânica espanhola de onde tirou o nome do trabalho. São 7 faixas que exploram as nuances mais profundas e complexas da música eletrônica, misturando elementos de música ambient, downtempo e Drone. Em todos os streamings en o bandcamp:



Hisham Kharma - UFUQ ( Álbum / Egito)

Novo trabalho do experiente compositor e produtor egípcio, UFUQ foi lançado dia 23 de julho deste ano e quebra um jejum de 6 anos sem lançar álbuns do artista. O álbum inclui 10 peças musicais que combinam canções e faixas instrumentais, mesclando música oriental e ocidental. O objetivo é “proporcionar uma autêntica sensação espiritual, ao mesmo tempo em que oferece um som moderno e contemporâneo”, explica. Kharma colabora com cantores de todo o mundo em canções que refletem múltiplas culturas. A cantora francesa Ellem, o cantor marroquino Omayma Jehouani e a cantora Alessandra Cotta. “Este  trabalho representa um novo salto na minha jornada musical, trazendo uma visão artística mais ampla, mais aberta a múltiplas culturas, mantendo a assinatura distinta que diferencia meu trabalho”, complementa. Ouça no seu player preferido ou aqui na playlist abaixo:



Sideral cafe - Unexpected anomaly (Álbum / França)

Criado em 2009 em Toulouse, o projeto mistura um groove eletrônico místico e introspectivo, criando uma tensão interessante, pela mistura dos beats eletrônicos e instrumentos mais tradicionais. “Uma experiência imersiva em um mundo que oscila entre pacífico, meditativo e opressivo”, segundo o criador. Unexpected anomaly é o oitavo trabalho, se contamos certo. São 10 faixas instrumentais, com synths interessantes e outrora esquisitos, com uma batida que remete ao techno ambient e muita tensão sonora. “O universo do projeto é vazio de humanos, mas é povoado por uma fauna tecno-orgânica abundante e selvagem”, complementa o artista. Em todos os streamings e no bandcamp:



David White Trio - While You Were Sleeping (Álbum / Estados Unidos)

David é um músico e compositor de renome e indicado ao Grammy, que participou de várias bandas na cidade de Boston durante a década de 1990, chegando a gravar algumas faixas com John Lockwood no período. Agora, mais de 20 anos depois de sair da cidade, ele retorna com um novo projeto com o John, que trouxe o baterista e percussionista Mark Walker para o projeto. Assim nasceu o álbum While You Were Sleeping, todo gravado num intervalo de 4 horas com os 3 em um estúdio. São 9 temas instrumentais que passam por influências que vão do rock ao folk, passando pelo be-bop, latin jazz e experimentações modernas, de forma bem interessante e com algum improviso no caminho. O álbum está em todos os streamings e abaixo segue a playlist no Youtube:



Karebekian - Vagus (EP / Hungria)

Projeto solo de Máté Győrffy, ex-guitarrista e baixista da renomada banda húngara de post-rock Képzelt Város. Em Vargus, seu EP de estreia em carreira solo, ele apresenta uma coleção de 3 improvisações sonoras profundamente emotivas. Cada uma das faixas carrega camadas de significado, evocando momentos e lugares, assim como as suas próprias melodias criadas a base de piano e sonoridades dos arredores do mundo, que se costuram com guitarras e outros instrumentos que não negam a origem no post-rock. O trabalho, que está em todos os streamings e no bandcamp do artista,  encontra sua plena expressão junto com o curta-metragem que o acompanha, com dança improvisada. Filmado em Paris e arredores, o vídeo entrelaça paisagens naturais e urbanas na narrativa, muitas vezes criando contrastes deliberados com as composições. Assista aqui:



Curtiu os sons?! Diz pra nois seu preferido no comentários e espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário