O que vem, afinal, a ser isso de “ser homem” nos dias de hoje? Como é que se faz essa construção? Qual é o caminho? Que passos são precisos? Qual é o contributo da sociedade e até que ponto é exercida uma pressão carregada de estereótipos e artifícios? Sobre tudo isto e muito mais reflete O Homem Triste, mais recente trabalho discográfico do luso-brasileiro Luca Argel, que partiu da residência artística e da estreia no Cine Teatro de Amarante, já passou por outras salas (Viseu e Matosinhos) e vai estar no Theatro Circo em Braga (28 de fevereiro) e no Maria Matos (2 de março). Nestes dois últimos casos, com a participação especial de Moreno Veloso, filho de Caetano e produtor do disco. Como o próprio reconheceu na TSF, pela primeira vez vira o espelho para si e, sabendo bem na pele o que é enfrentar os desafios inerentes a um homem, deixa a interpretação e crítica do mundo lá fora para cantar acerca do “labirinto da pressão social exercida sobre os rapazes” na construção de uma “masculinidade tradicional, hegemónica e tóxica”. No fundo, ideias feitas que, na educação em casa, na escola ou via meios de comunicação, procuram omitir as fragilidades de um ser humano como outro qualquer e vincam o falso caminho de uma “máquina de trabalho, de desempenho físico e sexual”. Neste labirinto que é um colete de forças, muitos rapazes crescem sob recalcamentos e ideias repressivas. E, tantas vezes em adultos, o resultado fica expresso nas trágicas estatísticas de comportamentos de risco e tipos de violência, na esmagadora maioria das vezes exercida sobre as mulheres... Continue Lendo no Almont
Mostrando postagens com marcador Luca Argel. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Luca Argel. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026
Luca Argel - O Homem Triste (2026)...
Download: O Homem Triste (2026).rar
O que vem, afinal, a ser isso de “ser homem” nos dias de hoje? Como é que se faz essa construção? Qual é o caminho? Que passos são precisos? Qual é o contributo da sociedade e até que ponto é exercida uma pressão carregada de estereótipos e artifícios? Sobre tudo isto e muito mais reflete O Homem Triste, mais recente trabalho discográfico do luso-brasileiro Luca Argel, que partiu da residência artística e da estreia no Cine Teatro de Amarante, já passou por outras salas (Viseu e Matosinhos) e vai estar no Theatro Circo em Braga (28 de fevereiro) e no Maria Matos (2 de março). Nestes dois últimos casos, com a participação especial de Moreno Veloso, filho de Caetano e produtor do disco. Como o próprio reconheceu na TSF, pela primeira vez vira o espelho para si e, sabendo bem na pele o que é enfrentar os desafios inerentes a um homem, deixa a interpretação e crítica do mundo lá fora para cantar acerca do “labirinto da pressão social exercida sobre os rapazes” na construção de uma “masculinidade tradicional, hegemónica e tóxica”. No fundo, ideias feitas que, na educação em casa, na escola ou via meios de comunicação, procuram omitir as fragilidades de um ser humano como outro qualquer e vincam o falso caminho de uma “máquina de trabalho, de desempenho físico e sexual”. Neste labirinto que é um colete de forças, muitos rapazes crescem sob recalcamentos e ideias repressivas. E, tantas vezes em adultos, o resultado fica expresso nas trágicas estatísticas de comportamentos de risco e tipos de violência, na esmagadora maioria das vezes exercida sobre as mulheres... Continue Lendo no Almont
terça-feira, 17 de junho de 2025
Luca Argel - Meigo Energúmeno (2025)...
Download: Meigo Energúmeno (2025).rar
O músico e escritor Luca Argel revela hoje o seu novo projeto: “Meigo Energúmeno – Notas para uma leitura antimachista de Vinicius de Moraes” propõe uma reflexão ousada e necessária do legado de um dos maiores nomes da poesia e da música brasileiras, com um olhar contemporâneo e crítico sobre questões de género e representatividade. Conhecido por versos que moldaram a linguagem do amor na cultura popular lusófona, Vinicius de Moraes é figura incontornável da canção e da poesia do século XX. Mas o tempo passa, e com ele, também os paradigmas culturais... Continue Lendo no Portugal Rebelde
terça-feira, 9 de março de 2021
Luca Argel - Samba de Guerrilha (2021)...
Download: Samba de Guerrilha (2021).rar
No dia 17 de Fevereiro, Luca Argel mostra Samba de Guerrilha, o seu quarto álbum — o primeiro de versões. “Pesadelo“, “Almirante Negro” e “Direito de Sambar” são os três primeiros avanços do projecto. E que disco é este que demorou cinco anos a ganhar forma? “É uma viagem no tempo, onde conhecemos histórias e personagens do combate ao racismo, à escravidão e às desigualdades. Ouvimos a narrativa em forma de samba, mas um samba que, desta vez, está permanentemente a testar os limite das suas possibilidades musicais, um samba reinventado, eletrificado, nascido a um oceano de distância da tradição”, lê-se no Bandcamp do artista.... Leia mais no Rimas & Batidas
Assinar:
Postagens (Atom)



.png)


