sábado, 4 de junho de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Tem som pesado, tem eletrônico e lo-fi, instrumental doideira e uns raps! Além da playlist atualizada com 20 novos sons de artistas de 14 países


 Playlist: Spotify | Deezer | Tidal

Segue sendo divertido conhecer novos sons do mundo toda semana. Acima vocês encontram a nossa playlist atualizada com 20 novos sons de 14 países diferentes. Tem sons mais pesados, tem uns hip hop e rap estranho, musica eletrônica e indie, instrumental jazzístico e muito mais! Vale ouvir, disseminar, curtir pra acompanhar os lançamentos que atualizamos todos os sábados.

Abaixo, 10 destaques entre álbuns, EPs e clipes que chegaram e curtimos demais!

Tvivler - Kilogram (Álbum/ Dinamarca)

Eis o segundo álbum da banda punk/ post-hardcore de Copenhagen, na Dinamarca. Em Kilogram, lançado no começo de maio, a banda faz uma curva à esquerda, experimentando mais no rock estranho, misturando o punk e hardcore com post alguma coisa. O álbum tem 9 faixas e, por mais que eu não entenda muito das letras (eles cantam predominantemente na língua local), eu entendo bem o sentimento e o som deste álbum e curti bastante o resultado do trabalho! Vale ouvir:


Dino Skatepark - Artifacts (Álbum/ Estados Unidos)

Dino Skatepark é uma banda que mistura elementos de hardcore, punk, ska e rock de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Formada em 2014, a banda já lançou 3 EPs e vários singles e agora finalmente apresenta o primeiro álbum cheio. Artifacts tem 12 faixas da mais pura mistura de punk, rock, emo e ska. E meu eu de quase 20 anos atrás iria ficar bastante animado com esse álbum. Hoje eu escuto com mais nostalgia, mas não nego que é um baita som o que eles conseguiram desenvolver pro álbum. Ouça no bandcamp:


José Venditti - Omen (Álbum / Espanha)

José é compositor, músico e artista sonoro radicado em Madrid, na Espanha. Omen foi lançado dia 01 de junho é o primeiro álbum dele e tem 7 composições bem bacanas, com aquela sonoridade abstrata ambiente. Ele faz uso do saxofone processando digitalmente o som e misturando com sintetizadores e outras texturas. Tem faixas com sons de insetos emulados em beats bem massas e com aquela sonoplastia característica para dar o clima, som de chuva e essas doideiras. E aquele som de trilha sonora ao vivo, que te traz as mais diversas sensações e ele ainda criou umas vídeo artes loucas no canal do youtube dele. Gostei, acho que vocês deveriam ouvir o álbum:


Andrew Lozano - Journey To The Moon (EP/ Estados Unidos)

Andrew é um produtor musical, engenheiro de áudio, DJ e compositor de Elk Grove, Califórnia. Ele lançou seu primeiro EP solo em 2012 e 10 anos depois ele apresenta um novo EP, com 3 faixas com toda aquela vibe de beatmaker lo-fi, que parece estar se divertindo compondo as tracks. O EP tem uma sonoridade vintage, bem tranquila, dá pra sacar o uso de elementos orgânicos, o que deixa tudo ainda mais divertido e interessante. Ouça ai:


LIAS - Run Boy Run (EP/ Alemanha)

LIAS é um artista pop alemão, com pitadas de folk, indie e eletrônico em seu som. Este é o primeiro EP do artista, que tem apresentado algumas das faixas como single ao longo dos últimos meses. Segundo o próprio, o EP captura emoções cruas e honestas de alguém que ao longo de sua jornada já sentiu tristeza profunda, ficou desorientado e mal com relacionamentos. É um trabalho bem feito, com alguma coisa de lo-fi também, o que eu acho bem legal (né? rs). No spotify ele juntou o EP em playlist com os singles, acho que isso faz bem mais sentido viu? Mas ouça ai no soundcloud:


FlexpackFACE - Tha Get Back (EP/ Estados Unidos)

Então, não sei o que tá acontecendo comigo com relação ao hip hop e o rap. Eu achava que era culpa do rap, mas não pirei no último do Kendrick. Então, talvez o problema seja eu. A questão é que eu tô numa vibe mais lo-fi de rap. É mais ou menos a vibe dessa rapper de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos. Ele até manda uns uuu dessa nova geração meio trap, mas os beats são bem lo-fis nas 4 faixas desse EP. Ele sempre tá lançando videos no youtube e eu acho que se você curte rap, deveria dar uma ouvida:


Innate Your - “Odyssey” (Video/ Austrália)

Projeto de música eletrônica do produtor australiano Felix Eldridge, que desde 2019 tem soltado diversos singles numa linha IDM de música eletrônica, com pitadas de glitch e outros elementos. Este vídeo e som foram lançados ontem e tem uma videoarte que expressa um pouco das emoções desta odisseia sonora vivida pelo artista, Segundo ele: “This is the most intense song I've ever written”, e o resultado foi bem bacana. Confere o vídeo ai:


Najad - “Blastique” (Single/ Áustria)

Najad é um novo projeto do baixista e produtor austríaco Christoph Schweiger. Segundo o mesmo, é seu projeto mais pessoal, onde ele cria de forma solitária em cima dos seus sentimentos. Com anos de carreira, ele iniciou o projeto ano passado e este é o seu quinto single. “Blastique” usa um coral de vozes distorcidas e tem uma sonoridade ambiente bem interessante. Se tu curte Trip Hop, dá o play:


AbsolutUnsa - "Obéis" (Clipe/ França & Alemanha)

Pelo que entendi, AbsolutUnsa é um duo formado por francês e uma alemã. No começo do mês passado eles lançaram “Obéis”, uma canção pop eletrônica hipnotizante, que já conta com várias versões diferentes lançadas no álbum conjunto com cerca de meia hora. Achei interessante, porque demonstra um pouco do desapego do duo, que no release diz que entrega o som sem interesse de saber onde ele vai chegar. Vou deixar aqui a versão oficial com o clipe, mas no mesmo canal deles, você acha o full com todas as versões da canção, gostei da versão com piano também.


Alessiah - "Summer Feeling" (Clipe/ Romênia)

Alessiah é uma cantora pop adolescente da Romênia, que inclusive é da Universal, ou seja, já deve estar bem encaminhada por lá. Uma semana atrás ela lançou o single do verão, uma ótima canção pop super bem produzida que vem com um clipe cheio de imagens cool e pouco clichê. O som tem uma vibe de nostalgia retro, com alguma coisa dos anos 80, o que me fez achar a canção ainda mais legal. Provavelmente vai fazer sucesso no verão europeu, mas aqui é som de festival indie, conheça ai:

Tags:  , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário