sábado, 11 de junho de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Uma playlist pesada e 10 destaques mais focados na música eletrônica, hip hop (Lo-Fi) e experimental pra vocês conhecerem...


Playlist: Spotify | Deezer | Tidal

Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA! Acho que essa semana conseguimos fazer a playlist mais cara de #HominisAlt (Pra quem lembra do nosso site de sons gringos e estranhos), mas tem coisa pops também, não se engane. Porém, poderia chamar essa playlist ai de Novas Frequências tranquilamente, nem a vibe da playlist do Tidal Brasil que tem esse nome, já ouviram?! (Estamos nela com 3 sons do selo). Você ouve a playlist com os 20 sons da semana em 3 opções diferentes acima (Segue os links do spotify e do Deezer que são sempre os mesmos).

Abaixo os 10 sons que destacamos essa semana, de 8 países diferentes e vários estilos sonoros, tudo lançamento com menos de um mês pelo mundão afora, divirta-se:

Nuisance - Qanisqineq (EP/ Estado Unidos) 

Nuisance é um projeto formado por William J. Seidel e Ryan E. Weber, velhos amigos músicos de Los Angeles, nos EUA. O som mistura dream pop, folk e alguma coisa de música clássica moderna. A banda vem criando composições e misturando ideias nos últimos 2 anos, gravando sempre de forma virtual. Em Janeiro lançaram Kuchisabishii, álbum de 12 faixas que saiu em fita cassete. Agora em Junho eles lançaram o sensível EP Qanisqineq, com 4 belas faixas que misturam os estilos sonoros já citados com experimentos de música eletrônica. A faixa que dá nome ao EP é inédita, as outras 3 são versões recriadas de canções do primeiro álbum. Achei bem sensível as composições e acredito que vocês deveriam conhecer e baixar (está name your price) no bandcamp:


Kristian Møller-Munar - Dolce Vita (Álbum/ Dinamarca)

Kristian Møller-Munar é produtor independente e artista visual baseado em Copenhagen, Dinamarca. Ele vem lançado sons desde 2018 e curte apresentar sua música através de um universo 3D animado. Inclusive foi vendo um dos clipes deles para a canção “Machiavelli” (assista aqui), que cheguei no seu novo álbum chamado Dolce Vita (lançado no final de Maio). Um trabalho de 10 faixas, que combina texturas eletrônicas, horas sombrias, outras ensolaradas, com melodias inspiradas na música clássica. Tudo isso numa vibe meia lo-fi e cheio de teclados e synths. Ouça no bandcamp:



Threaded Nail - Oh Stratus (Álbum / Estados Unidos)

Threaded Nail é um projeto dos Estados Unidos. Existe pouca informação sobre ele online, mas acredito que seja um cara criando uns sons a partir de beats e synths. No canal do Youtube, onde estão os dois álbuns, ele se descreve como: "Música para derreter seu córtex auditivo", e é bem isso mesmo. Este é o segundo trabalho, com nove faixas, que saiu em LP no final de maio. Uma coleção de sintetizadores analógicos e digitais pesados, com baterias nítidas e ambiente sonoro intrincado, que formam músicas pra te dar prazer auditivo. Vale muito conhecer, ouça ai (ativa o adblok):

 


Brother Mercury - Barmecide Reality (Álbum/ Reino Unido) 

Brother Mercury é o nome artístico do cineasta e compositor de origem iraniana, Roozbeh Tavakoli, que vive em Londres, na Inglaterra. Este é o primeiro álbum do projeto, com 7 faixas bem estranhas entre si, com elementos de Rock e eletrônico em um estilo dramático e experimental de apresentar cada uma das peças, como se fossem cenas ou filmes. Existe uma densidade sombria na melodia das canções, com uso de elementos de remetem ao folk e aos cantadores de histórias, de outros tempos. O artista gravou todos os instrumentos e vocais, e você pode ouvir o álbum em todos os streams e no bandcamp:



Mass Experience - Pleasure and Purge (Álbum/ Austrália) 

Mass Experience é um projeto do casal Katie M Little e Timothy Poulton, que vivem juntos há mais de 25 anos. O projeto é recente, os sons lançados datam de 2021, mas este já é seu segundo álbum. A sonoridade mistura aquele clima eletrônico pop ambiente dançante dos anos 1990. A voz suave da Katie casa muito bem com os beats e guitarras produzidos pelo Timothy. O álbum tem 9 faixas e versa sobre como se curar e procurar alegrias no mundo atual. Ouça a playlist no youtube (ativa o adblock e vai):



Plant Skull - Ambient Selects 2019 - 2021 (Coletânea/ Estados Unidos)

Plant Skull é o projeto da produtora, cantora e compositora americana Anna Feldman, que vive no Brooklyn, em Nova Iorque. Anna faz parte do duo Spirit Twin e desde 2020 tem lançado materiais solos neste novo projeto. Está compilação apresenta sete faixas entre inéditas e regravações e foi lançado neste final de semana. A sonoridade é ambiente, com alguma coisa de lo-fi, experimental e folk. É um trabalho feito para contemplação sonora, com alguma calmaria, quase meditativa. É um belo cartão de visitas para conhecer o projeto e adentrar no universo sonoro imersivo da artista. Ouça e acompanhe no bandcamp:



Ofili - Rise (Álbum/ Nigéria)

Francis Adetokunbo, conhecido pelo alcunha de Ofili, é um MC nigeriano que vive em Ática, na Grécia. Ele acaba de lançar seu novo trbalho, com 7 faixas, produzidas por Just P, outro artista nigeriano. Tem um lance bem ensolarado nos beats do trabalho e no flow do Ofili. É um som pra praia, com beats dançantes (uma vibe latina e africana) com letras pra cima. A faixa que dá nome ao álbum é a música tema da nova animação da Disney de mesmo nome. É um som pra curtir o final de semana, pra cima (ativa o adblock):



RA Major & As Clouds Form - The Red Room (EP/ Reino Unido/ Estados Unidos/ Polônia)

RA Major é um artista, beatmaker e produtor que vive em Suffolk, na Inglaterra. As Clouds Form é um duo virtual de produtores e beatmakers no qual um vive nos Estados Unidos e o outro na Polônia. The Red Room é um EP de cinco faixa do RA Major, com a participação do As Clouds Form em quatro delas. A mistura sonora ficou massa, com elementos de hip hop lo-fi, post rock, ambients e synthwaves meio oldschool, muito bem encaixados e produzidos. Ouça a playlist no Youtube, no canal tem uns videos loks de alguns sons também (liga o ad block e vai):

 


Kris Vango - "Keepers of Time" ( Single Clipe/ Grécia)

Kris é um artista não binário natural de Sydney, na Austrália, que vive entre Atenas, na Grécia, e Berlin, na Alemanha. A viagem dele é criar sons e mapear as estrelas e o sistema no qual vivemos através da música. Este final de semana ele lançou o clipe de “Leepers of Time”, seu sétimo lançamento (pelo menos no bandcamp). No som, ele mistura elementos de música eletrônica, folk antigo e alguma coisa industrial moderna, em um clipe com imagens que remetem a diferentes épocas do Reino Unido (Pagão, Cristão e Medieval). Parece confuso, mas o som é legal, saca ai:



Yelmur - "Insomnia" (Single Video/ Holanda)

Yelmur é o novo projeto solo do compositor, produtor e multi-instrumentista holandês Jelmer de Haan, residente em Berlin, na Alemanha. Ele faz uso da manipulação e estética da música eletrônica, misturando com elementos de jazz, rock progressivo, post- alguma coisa e música clássica contemporânea. Este é o primeiro single do projeto, que deve lançar a primeira parte do primeiro álbum em breve. É um começo bem bem bem promissor, ouça ai:



Curtiu? Dissemina ai nas suas redes pra mais gente conhecer e ouvir os sons da playlist!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário