sábado, 29 de outubro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Pra você extravasar, curtindo e conhecendo o que tem de novo na música indie mundial!!


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal

Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui. Mais uma semana alucinante com vários lançamentos, em álbuns, EPs e singles de artistas de vários lugares do mundo. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 da semana. Mais uma semana de mistura sonora interessante, com lançamentos de artistas de 9 países do mundo, muita qualidade entre os envolvidos. Vale destacar os trabalhos do DJ russo Broosnica, que acaba de lançar um álbum experimental de trance/ hardcore, que eu nem me atrevo a tentar escrever sobre, por que nem tenho base pra isso, mas tem som massa na playlist. E o debut álbum bucólico do artista lo-fi britânico Benjamin Gordon Cooper, que também tem uma faixa na nossa playlist. Um single foda também é o do DJ Curdo Muskila, que vive na Dinamarca, mas usa batidas tradicionais palestinas emuladas em beats eletrônicos no seu novo single, que tá na playlist. Abaixo os álbuns destaques da semana, fomos mais sucintos! Confere aí:

 Memoryy - Invoice Attached (Álbum/ Estados Unidos)

Projeto do compositor de trilhas sonoras para filmes e séries Shaun Hettinger, de Albuquerque. Invoice Attached é seu sexto álbum e chega 5 anos após o último trabalho cheio, tendo álbuns singles no meio do caminho. Segundo o artista, este é um álbum compilação com os melhores momentos dos seus trabalhos nos últimos 5 anos, exatamente o tempo que separa o LP compilado anteriormente. Nesse período, ele desenvolveu trilha para pelo menos 5 filmes. São 12 peças curtas instrumentais, recheadas de synths ensolaradas e ótimos beats, tudo bem pop e experimentando na medida certa. Talvez até dê pra reconhecer alguns beats dos filmes que eles fazem parte, eu reconheci um pelo menos. Ouça o baita trabalho ai:



Adrian Wreck - Paupi​è​res (Álbum/ França)

Adrian é um artista sonoro que vive em Paris e toca música eletrônica desde 2007. Em 2009 lançou seu primeiro trabalho solo e desde então não parou mais. São 6 EPs e um álbum. Agora ele apresenta seu novo trabalho, Paupi​è​res tem 12 faixas instrumentais, com ótimos momentos de beats e synths, experimentando na música eletrônica ambient e downtempo. Destaques para o belo trabalho de batidas percussivas ao longo das músicas e ambiência que vai crescendo ao longo do álbum, com um certo ar de tensão, como o artista explica: “O álbum é uma viagem através de sonhos, medos, sensações de conforto e mal-estar, uma exploração entre vários estados psicológicos intensos vividos durante a infância”. Um baita trabalho, ouça ai:



Nogueira Lo-Fi - Lo-Fi Experience, Vol, 1 (Álbum/ Portugal)

Projeto de um músico e produtor português, que veio de bandas de post-rock e foi parar nos beats Lo-Fis. E segundo ele, é exatamente as influências do post-rock que ele usa para compor seus beats. Lo-Fi Experience, Vol. 1 é o primeiro trabalho do projeto, um álbum de 20 músicas em cerca de 55 minutos. Ou seja, segue a linha já tradicional dos study beats, é um som chill, pra acalmar, ajudar a estudar/ trabalhar e vez por outra até usado para dormir. Acho que funciona bem como álbum e tem uma sofisticação nas linhas de baixo e de guitarra, provavelmente pelas bandas anteriores do artista, mas também segura bem os beats e synths. Tanto que foi bem difícil escolher um som pra nossa playlist semanal, por que vários são bem interessantes e diferentes entre eles. Ouça ai:



Blue Glass - Les Jardins Éternels (Álbum, Estados Unidos)

Blue Glass é um grupo experimental de Seattle, que desde 2017 vem apresentando sua mistura sonora e influências nos streamings. Les Jardins Éternels é o quarto álbum da banda, com 8 temas instrumentais, segundo a banda: “composições com suas formas folclóricas de retalhos de memória, sintetizadas”. Ou seja, faixas com experimentação calma, em várias camadas, mas também cheias de melodias em seus detalhes. O trabalho foi inspirado na carreira e vida do cineasta, escritor e músico francês Chris Marker, que dirigiu entre outras obras um doc massa sobre Akira Kurosawa. O álbum fixa mais em “Sans Soleil”, doc ficcional de 1983, feito a partir de fotos e que descreve um pouco a humanidade e nossos caminhos, para dizer o mínimo. Ouça o álbum abaixo e se curtir, dá pra ver o doc em inglês no youtube. Ouça no bandcamp:



Berkan Cesur - Cosmic Rays and Flipped Bits (Álbum/ Turquia)

Berkan é um jovem músico e produtor turco apaixonado por música pesada desde criança e que trilha seu caminho na música eletrônica (pesada). Cosmic Rays and Flipped Bits é o segundo álbum de uma discografia que também conta com 2 EPs e vários singles, mesmo só tendo começado a lançar em 2020. O trabalho novo tem 15 faixas, em sua maioria instrumentais, pesadas e cheias de synths meio darks. É um trabalho cheio de energia, emoção e carregado de detalhes. Em alguns momentos cai pro cyberpunk, em outros bebé nas batidas do techno. Ao vivo deve ser bem difícil ficar parado. Vale dizer que ele adentrou o mundo da música eletrônica depois de ver se um show do Prodigy, que deve carregar com ele até hoje. Ouça ai:



Curtiu? Espalha pra mais gente conhecer, repassa os sons ou o post pros amigos e dissemina nas suas redes sociais!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário