sábado, 22 de outubro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Mais 20 sons do mundo pra você curtir em 3 opções de playlists e os destaques do indie mundial aqui!


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal

Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui. Mais uma semana alucinante com vários lançamentos, em álbuns, EPs e singles de artistas de vários lugares do mundo.Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 da semana. Mais uma semana de mistura sonora interessante, com lançamentos de artistas de 13 países do mundo, muita qualidade entre os envolvidos. Gostei bastante do single da Orchestra Gold, do Mali, e a ambiência sonora e beats do argentino Fransanta. Abaixo os destaques da semana, foram mais sucintos, mas tem até um vídeo massa pra vocês sacarem! Confere aí:

Rival Consoles - Now Is (Álbum / Reino Unido)

Projeto do músico e produtor de Londres Ryan Lee West, que há 15 anos lança seus sons em diversos álbuns, EPs e singles. A ideia inicial era criar música eletrônica experimental a partir de instrumentos analógicos. Misturando estilos que passam por IDM, Glitch, synthwave e outros experimentos sonoros, neste ano ele apresenta Now Is, seu décimo sexto trabalho entre álbuns, EPs e trilhas sonoras. O trabalho tem 11 faixas instrumentais e segundo o próprio artista é seu trabalho mais minimalista e ambient, todo criado a partir da mistura do uso de instrumentos acústicos e eletrônicos. É um trabalho experimental, com faixas bem trabalhadas, boa ambientação e melodias, além de vários synths interessantes e ótimos beats. Vale ouvir ai: 



Morus - El Ser o El Ente (Álbum/ Chile)

Projeto do músico, psicólogo, professor de filosofia e fã de astronomia de Tocopilla, cidade que fica na região de Deserto de Atacama. Depois de passar e gravar com diversas bandas de rock progressivo e experimental, em 2020 ele resolveu reunir todas as suas facetas em um projeto solo. El Ser o El Ente é seu quarto lançamento, entre álbuns e EPs. O trabalho tem 8 faixas instrumentais que misturam elementos de música eletrônica, acústica, experimentação em synths, no intuito de olhar para dentro e também para todo o universo. É um trabalho bem bonito, com boas melodias bem trabalhadas, que se conectam muito bem. Vale ouvir e conhecer o projeto ai:



Tom Gimson - Form (Álbum/ Reino Unido)

Tom é um compositor, saxofonista e artista visual de Londres. Seu trabalho explora colagens sonoras e visuais de estruturas repetitivas em cascata. É mais ou menos essa a ideia de Form, primeiro álbum solo do artista, apresenta 7 temas sonoros bem trabalhos e interessantes, que misturam música eletrônica, ambient e experimental, com alguma coisa de música clássica ou tradicional. São faixas longas, feitas em loop, que parecem ser ótimas trilhas sonoras para vídeos experimentais. O ponto mais fora da curva do trabalho, é o uso não tradicional do saxofone, que parece pouco presente ao longo do álbum, mas que aparece até como elemento percussivo em algumas faixas. Conheça ouvindo abaixo:



Sic Wip - Million Point Buck (EP/ Estados Unidos)

Eis o primeiro lançamento do novo duo instrumental (bateria, guitarra e alguns pedais interessantes) de Cincinnati. Por ser uma banda nova, essa é toda informação que tenho sobre eles. Million Point Buck é um EP de 3 faixas instrumentais, que passeiam por estilos como Math e Post-Rock com bastante maestria. A ambiência sonora é maravilhosa, parece um som saído ali dos anos 2000 e alguma coisa, meu eu jovem iria adorar ver um show. Na real meu eu de hoje também acharia massa, essa é a verdade. Às vezes uma guitarra com pedal em loop e uma bateria com quebras interessantes é tudo que você precisa pra extravasar e ser feliz. E eles fizeram isso muito bem, mantendo um clima saudável e caótico, aliando com ótima qualidade de produção. Ouça ai:



MAN KILLED BY STONE (MN KLLD BY STN) - “futuraema” (Vídeo/ Alemanha)

Projeto criado por 2 amigos de Hannover em 2012. A intenção era se expressar em diferentes estilos e sons, sem limitações de gêneros sonoros tão normais na música atual. O som mistura elementos de rock instrumental, metal e afins, para expressar emoções através da música. “futuraema” é o lançamento mais recente do projeto, uma faixa densa, recheada de momentos barulhentos e quebras interessantes. Segundo a banda: “a música simboliza a estreita faixa que pode transformar nosso futuro em algo bom ou ruim”. O som vem com um vídeo, que traz imagens de um casal, mostrando os diversos tipos de futuro do seu relacionamento. Um fato interessante sobre o projeto é que os sons lançados ao longo dos 10 anos de existência estão apenas no soundcloud, com alguns vídeos no canal do Youtube. Nada de spotify, deezer e outras plataformas modernosas. Nem bandcamp eu achei, mas saca o vídeo aí que é bem legal:


Curtiu? Espalha pra mais gente conhecer, repassa os sons ou o post pros amigos e dissemina nas suas redes sociais!
Tags:  , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário