sábado, 15 de outubro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: As novidades da música indie mundial você encontra por aqui. Ouça a playlist e leia os destaques!


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal


Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui. Mais uma semana alucinante com vários lançamentos, em álbuns e EPs, de artistas de vários lugares do mundo. Deixando bem claro que o modus operandi do indie é o mesmo na esfera mundial, e que a Copa do Mundo tá chegando e todo mundo quer um pouco de atenção. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 da semana. Ficou bem legal a mistura sonora. Abaixo os destaques da semana, com menção honrosa ao Anthony Menzia, que tá na playlist, mas vale ouvir o novo álbum dele. Confere ai:

Adavity & Camille Duboisset - DYADE (Álbum/ França)

Baita álbum dos jovens artistas franceses. Uma mistura bem interessante de música eletrônica, jazz, e experimentações sonoras. Os sons te fazem viajar por elementos sonoros que vão do hip hop, às vezes com beats mais ensolarados, jazz contemporâneo e até alguma coisa de música arabe e dos balcãs, com ótimas formas de usar o sax. DYADE é o primeiro álbum do Simon (Adavity) e segundo do Camille. É um álbum enorme de 15 faixas, ainda mais se você pensar que ambos são dessa geração cada vez mais acostumada com os streamings e vários singles. Várias faixas instrumentais, que passeiam por uma gama de estilos, reverenciando o passado e o presente da música francesa, mas também conduzindo para um futuro bem promissor. O Adavity fala que quer mudar a forma como o sax é usado na música e este é um começo super promissor. Para além do ótimo álbum, “Entracte” tem um clipe bem legal. Mas vale ouvir o álbum todo e ficar de olho nesses caras: 



QuadradoX - Hypnagotheque (Álbum/ Itália)

Projeto eletrônico experimental do produtor e beatmaker Zabuba Nevresky, onde ele busca musicalmente encontrar o ponto de encontro entre o mundo onírico, o real e o mundo digital. Hypnagotheque é o seu sétimo trabalho entre álbuns e EPs, desde 2018. O trabalho tem 9 temas instrumentais e eletrônicos, no que o artista tende a chamar de post- vaporwave ou urbanwave, um trabalho cheio de synths tensos, bons beats um tanto lo-fi e ruídos colocados no lugar certo. Vale muito ouvir na íntegra no bandcamp:



SYRoc - Genesis (Álbum/ Estados Unidos)

Vamos lá, o SYRoc iniciou sua carreira como rapper de Nova York no final dos anos 1990. Os caminhos e a necessidade o levaram a produzir beats e ele abraçou o lado produtor contudo, tendo feito beats para vários MCs de Rochester, lá no início dos anos 2000. Agora, o artista retorna de uma pausa de quase 20 anos, com seu primeiro álbum e beats. Genesis tem 9 temas instrumentais que são uma fusão de faixas influenciadas pelo jazz, boom bap dos anos 90 e vibes mais contemporâneas. É massa ver alguém voltando depois de tanto tempo, a fazer algo que gostou muito e a vida fez ele deixar de lado. Ouça ai:



Microbatch - Evening Overlook (Álbum/ Estados Unidos)

Duo/casal de Ohio, o Microbatch faz uso de elementos do folk, música clássica e eletrônica para mostrar sua composição influenciada pelo ambiente bucólico no qual eles vivem. Evening Overlook é o álbum de estreia deles com 10 faixas, que eles dizem ser uma extensão do seu relacionamento. Os dois colaboram igualmente em todas as faixas e alternam a liderança criativa em cada música, deixando o resultado da audição um tanto não linear. Só não dá pra saber quem conduz cada som na escuta, mas é uma exploração folk calma e bem interessante. Ouça no bandcamp:



ruben kotkamp - he could not dance to anything / 10​,​000 gushes (EP/ Holanda)

Ruben é um artista sonoro de Rotterdam, que desde 2020 vem lançando seus experimentos. Ele faz uso de técnicas de psicoacústica, arte sinestésica e composição espacial. Ele diz que seu trabalho sonoro é focado na experiência visceral do público, de quem ele tenta criar respostas físicas e emocionais. he could not dance to anything / 10​,​000 gushes é seu trabalho mais recente. Um EP instrumental com 5 faixas, com 2 sons originais e 3 remixes de artistas parceiros. Experimentando em eletrônica, com uso de noise e beats, misturado a instrumentos eletroacústicos e clássicos como piano e violino, que intercalam com ruídos interessantes. Ouça ai:



Steven Weston - Melt Air (EP/ Reino Unido)

Steven é um artista eletrônico, produtor e compositor de Portsmouth, no Reino Unido. Ele só começou a lançar seus sons em 2021, mas ele tem vasta experiência com música, seja no trabalho como DJ, seja trabalhando na produção e direção musical de outros artistas. Ele começou a tocar órgão aos 11 anos, mas por conta do interesse por música eletrônica, ele trocou o instrumento por um toca-discos e CDJ. Depois disso, vieram os trabalhos como DJ, o curso de engenheiro de som, o trabalho nas gravadoras, tudo isso culminou com seu trabalho autoral. Melt Air é seu sexto EP e trabalho mais recente, tem 6 faixas que passeiam por estilos que vão do IDM e Glitch até o Breakbeat. Uns meses atrás ele apresentou uma live mandando o EP ao vivo, muito bom, saca ai:



7700 - silent (EP/ Rússia)

Sei absolutamente nada sobre esse projeto. Sei que é da Rússia, sei que é um novo projeto de música eletrônica e que esse é o primeiro EP dele a chegar nos streamings. silent tem 3 faixas instrumentais, cheias de synths, com elementos de UK Garage e future beats. Ah, também sei que as faixas são muito boas, ouça ai:



Dmytro Tytarchuk - “Not complete” (Video/ Reino Unido)

Dmytro é um jovem artista sonoro e beatmaker de origem ucraniana e britânica. Desde 2020 vem lançando seus trabalhos nos streamings. “Not Complete” é a faixa que abre o novo álbum do artista, chamado Nano Lies, com 11 faixas. A gente poderia tá falando do álbum aqui, que é bem interessante e segue o clima downtempo, com quebras de Breakbeat e alguma coisa de step ligado a música eletrônica, mas resolvemos focar nesse bonito vídeo da baixa faixa que abre os trabalhos. Os beats parecem misturar elementos orgânicos com eletrônicos, os synths dão uma tensão interessante à canção. E o vídeo tem belas imagens, saca aí:



Curtiu? Compartilha com os amigos ai pra mais gente conhecer novos sons do mundo!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário