sábado, 1 de outubro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Aquela compilação de sons do mundo pra você conhecer, curtir e compartilhar com os amigos!


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal


Sabadamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui! Pra começar, acima tem as playlists atualizadíssimas com 20 novos sons do indie mundial de 14 países do mundo pra vocês conhecerem e curtirem em 3 opções de plays. Abaixo os destaques da semana, entre álbuns e EPs de artistas de 5 países, indo do Ska até o eletrônico experimental, passando por beats alucinantes e guitarrinhas lo-fi. Saca ai:

The WolfGang - Anthology, part 1 (2001​-​2002) (Álbum/ Suiça)

O grupo The WolfGang, foi uma big band de ska de Genebra, que foi bastante atuante entre os anos 2000 e 2006. E que depois de mais de 20 anos da banda, está voltando com um álbum, reunindo músicas de seus primeiros anos. Anthology, part 1 (2001​-​2002), oferece 12 faixas que misturam muito de ska instrumental e reggae, elaborado em particular por uma seção de metais bem elaborados. O trabalho é um lançamento da yb-music, pelo que entendi o Maurício Tagliari, fundador do selo, foi um dos membros originais da banda. Baita álbum/ compilação lançado essa semana, que tá saindo também em vinil, e por enquanto pelo que vi, tá apenas no bandcamp:



Bored - Caution: Fragile (Álbum/ Suécia)

pseudônimo/ projeto do músico/produtor sueco Bård Ericson. Ele começou a produzir chiptunes em 2006, aos 15 anos de idade, e desde 2011 utiliza esse nome para experimentar outros estilos de música eletrônica. Já são cinco EPs e três álbuns lançados como «boerd», onde ele desenvolveu uma sonoridade bastante singular – uma mistura melódica e sonhadora entre ambient, techno e downtempo, muitas vezes recorrendo a samples acústicos de piano, guitarra e voz que ele próprio grava. Caution: Fragile tem 8 faixas que seguem neste caminho sonoro e alternam faixas instrumentais com algumas onde ouvimos feats de cantoras suecas. Tudo feito de forma suave, sem pressa, pra envolver o ouvinte e te trazer pra dentro do universo sonoro do projeto, ouça ai:



Hank Midnight - Memory Box (Álbum/ Estados Unidos)

Hank é um artista e compositor de Nova Jersey, que vive na França. Já são 5 anos lançando sons autorais nos streamings e depois de 3 EPs e vários singles, finalmente ele apresenta seu primeiro álbum. Memory Box é um trabalho com 11 faixas, que fazem o artista viajar por suas memórias e revisitar pessoas, personagens literários e lugares de seu passado. O álbum passa por vários gêneros musicais, o que pode fazer do álbum no todo um pouco inconstante. Mas tem alguns bons experimentos sonoros nos vocais, beats lo-fis e algumas faixas instrumentais no meio do caminho. É um álbum um tanto bucólico, como podem ser nossas memórias às vezes, vale conhecer ai:



Esa - Elechronik Beatz, pt 4 (Álbum/ Austrália)

Vamos aos fatos, sei que x artista/beatmaker que atende por Esa é da Austrália, sei também que é um projeto novo, já que o primeiro álbum é de 2021.O projeto vem lançando álbuns com compilações de vários sons instrumentais bem interessantes. Elechronik Beatz, pt. 4, como o nome diz, é o quarto volume de sons, tem 7 faixas instrumentais e eletrônicas, experimentando em beats que passam pelo breakbeat e vários synths alucinantes. Liga o adblock e vai:



SensiKid - REE (EP/ Malta)

Pelo que entendi, é um trabalho do jovem beatmaker e produtor Aidan Somers, do Malta. Olhando as plataformas, ele vem lançando sons desde 2020, passeando por sonoridades ligadas ao hip hop lofi, música eletrônica experimental, chill e downtempo. REE é seu segundo EP, após uma sequência de vários singles. Segundo o selo AISO Records, o EP é: “Uma compilação de batidas lo-fi inspiradas no olschool criadas entre 2019 e 2020”. De verdade, é um dos melhores trabalhos dessa semana e que ouvi esse ano. Infelizmente não tem bandcamp ou soundcloud, então ativa o adblock e mete o play ai:



Justin Loring - Kansas (EP/ Estados Unidos)

Justin é um músico e produtor que vive na Flórida, com mais de 15 anos de carreira musical e produção em várias frentes. Esse ano ele resolveu lançar seus sons autorais nos streamings e Kansas é seu primeiro EP pelo próprio nome. Com 7 faixas instrumentais, boa parte delas partindo de uma guitarra suave, ele desenvolve um som chill, com boa produção e uma vibe lo-fi que é bem legal. Ouça ai:



Curtiu? Compartilha nas suas redes pra mais gente sacar e curtir também!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário