quinta-feira, 30 de outubro de 2025

GRINGOS DE OUTUBRO: Mais uma leva mundial com álbuns selecionados pra quem quer sair do mais do mesmo...


Penúltimo dia do mês por aqui e aportamos com nosso post gringo de outubro de 2025, trazendo alguns álbuns e EPs bem interessantes e recém lançados na música esquisita do mundo pra vocês conhecerem. Desta vez, 5 trabalhos com sons de artistas de países diferentes, que vão do jazz até a música eletrônica ambient, passando por post-rock, experimentações sonoras abstratas que sinalizam novos estilos sonoros e muito mais!

Na capa deste post, o quadro O Velho Guitarrista Cego (1903),do artista espanhol Pablo Picasso (1888 - 1973), que nasceu num mês de outubro.  Abaixo, os álbuns e EPs que curtimos muito neste mês. Vários trabalhos foram lançados por esses dias, alguns até inéditos nos streamings.

Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve por completo e não a pedaços:

Angelina Yershova - Harmony Awakening (LP / Cazaquistão)

Novo projeto de gravação da compositora e pianista cazaque, uma experiência sonora que conduz o ouvinte numa viagem entre o sonho e realidade. Harmony Awakening apresenta 5 faixas e foi lançado pelo selo Twin Paradox Records. As vibrações cristalinas dos sinos de cristal sintonizados em 432 Hz juntam-se a delicadeza do piano etéreo, da voz, da respiração e do abraço envolvente da orquestra, e processamento eletrônico delicado, criando paisagens sonoras imersivas e meditativas. A jornada musical representa um caminho para o renascimento interior e equilíbrio, com atmosferas que vão do ambiente ao neoclássico, mesclando som design orgânico e eletrônica sofisticada. Ouça no bandcamp:



AKIHISA YOROZU - Transplex Evo: Cognitive Shift (Álbum / Japão e Mundo)

Akihisa Yorozu é um produtor e pesquisador acadêmico japonês que propôs a criação de um novo gênero musical ligado a música eletrônica. Tranplex é o primeiro gênero musical criado baseado em teoria da informação e neurociência auditiva. Funde a precisão técnica do Complextro com a clareza emocional do Trance, alcançar o que Yorozu chama de “Zona de Complexidade Ótima” – onde energia, emoção e cognição alcançam equilíbrio perfeito. “O TRANSPLEX não nasceu por acaso – foi desenvolvido através da ciência. Cada ritmo e modulação são calculados para maximizar o envolvimento, a emoção e memória. Não é apenas música; é um experimento neurocientífico em beleza e complexidade”, explica. Transplex Evo: Cognitive Shift é a primeira compilação de faixas criadas através dos moldes da pesquisa do cientista japonês, criado por outros pesquisadores ao redor do mundo. São 15 faixas instrumentais frenéticas ouça aqui:



Ship Says Om - Dream Journal (EP/ Estados Unidos)

Novo projeto da cantora e multi-instrumentista Jenny Gillespie Mason. Dream Journal é uma coleção de seis faixas instrumentais com influência folk ambiente, que se inspiram em sons xamânicos, celtas e globais, infundindo-as com a profundidade e o conforto de uma playlist psicodélica de terapia guiada. Se tu não entendeu, vale conhecer e ouvir nos streamings ou aqui no bandcamp:



Dayus OST - Epochs Part Two (EP / Alemanha)

Projeto intimista de pós-rock de Dayus, um músico moldado por anos no punk e metal underground. Neste projeto, a ideia é olhar pra dentro e criar uma trilha sonora pessoal para os momentos decisivos da vida. A música reflete o ponto de vista de um observador – melancólico, mas esperançoso, um trabalho amplo, mas profundamente pessoal. Epochs Part Two é um EP instrumental com 4 faixas. “A série Epochs captura a vida em capítulos, em cada peça uma tentativa de enquadrar eras fugazes antes que eles escapem”, comenta o compositor no release. Pra quem curte o tal do rock instrumental, um prato cheio de boas linhas de guitarra e baterias, contrabalanceados por um baixo preciso. Conheça e ouça ai:



Eric Angelo Bessel - Mirror at the night (Álbum / Estados Unidos)

Segundo álbum do artista visual e músico americano, filho de alemães, Eric. Mirror at Night é composto por doze faixas instrumentais e apresenta uma paisagem sonora ambient, com uma densidade dark e bem interessante. Reimaginando os sons nostálgicos do Mellotron e a multitimbralidade dos sintetizadores Alesis do início dos anos 2000, o trabalho marca o quinto lançamento do selo Lore City Music de Portland e chega nos streamings e no bandcamp abaixo na integra nesta sexta (mas já rola ouvir algumas faixas): 



Curtiu os sons?! Diz pra nois seu preferido no comentários e espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário