Penúltimo dia do mês por aqui e aportamos com nosso post gringo de Julho de 2025. Como já falamos, não vamos mais fazer playlists nos streamings. Mas melhor que isso, trazemos por aqui alguns álbuns e EPs bem interessantes e recém lançados na música esquisita do mundo pra vocês conhecerem. Desta vez, 7 álbuns e EPs com sons que vão do post alguma coisa pesada a música ao piano calminha, passando por eletrônico, psicodelia e experimentações diversas.
Na capa deste post, o quadro At the Piano,do pintor e dramaturgo americano James Abbot McNeill Whistler (1834–1903), que nasceu num mês de Julho em Massachusetts. Abaixo, os álbuns e EPs que curtimos muito neste mês. Vários trabalhos foram lançados por esses dias, alguns até inéditos nos streamings e apenas no bandcamp.
Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve por completo e não aos pedaços:
The Color of Cyan - As Human (Álbum/ Porto Rico)
Terceiro álbum do trio instrumental de Porto Rico que vive em Chicago. As Human apresentam 7 faixas que misturam elementos de rock instrumental e música clássica, com uso de violinos e outros elementos acústicos, além de camadas de música eletrônica. Neste trabalho, a banda aprofunda sua exploração desses espaços liminares — onde memória e instintos inflam e se contraem como ondas contra uma praia esquecida. As melodias do quarteto de cordas circulam e se expandem, adicionando profundidade ao álbum. O trabalho chega dia 5 de Setembro em todos os streamings e em vinil, mas já dá pra ouvir no bandcamp da banda:
w-berg - Atacama (Álbum/ Alemanha)
Produtor alemão com vasta produção na música eletrônica e Atacama, se não me engano, seu primeiro trabalho cheio ao chegar nos streamings em fevereiro desse ano, é um passo no infinito mundo dos synths. Numa homenagem ao deserto chileno, o artista meio que usa a amplidão do espaço para compor seis peças instrumentais contemplativas. Com bom uso de beats suaves e o brilhantismo de synths vintages, o trabalho beira aquela ideia de retro futurismo presente em vários trabalhos de outros tempos, mas que se conectam com um futuro utópico, o que faz do registro um trabalho contemporâneo e muito preciso para seu tempo. Ouça no seu streaming preferido ou no bandcamp:
Theorem Of Joy - FEUX (Álbum/ França)
De 2017 até a atualidade, o quinteto francês vem quebrando as barreiras do jazz, sempre atrelando a música contemporânea e mais ligada ao seu país de origem, com nuances de indie e folk. FEUX é seu terceiro álbum, que apresenta 11 faixas, 9 inéditas e duas novas versões, que misturam uma infinidade de elementos sonoros e também influências, mas que estão intimamente ligadas ao oriente. Neste trabalho a banda busca um olhar sobre o mundo e uma viagem interior. O fogo, elemento paradoxal por excelência, simboliza tanto a destruição como o renascimento, remetendo-nos para a nossa própria movimentação no processo vital. O álbum será lançado (inclusive fisicamente) apenas em Setembro, mas já está no bandcamp da banda e vale muito conhecer:
Guillermina Perrino - Florece (Álbum/ Argentina)
Primeiro álbum solo da carreira da pianista argentina de La Plata, após uma série de EPs. Florece tem 8 temas instrumentais e melancólicos feitos ao piano pela eximia compositora. Gravado no estúdio Camarón Brujo em Buenos Aires. O trabalho é uma coleção de composições originais que habitam um ambiente delicado, melancólico e com enorme honestidade nas gravações. Cada peça é cuidadosamente trabalhada, onde o piano respira, range e murmura. A produção foi feita para que o ouvinte perceba todos os mecanismos, o peso das teclas, o ar que envolve cada nota. “Mais do que um álbum, Florence é uma experiência sonora e emocional. Um trabalho que não busca respostas, mas companheirismo”, comenta Guilhermina. Ouça nos streamings ou diretamente no canal da artista aqui:
Benjamin Gibert - NIGHTINGALES (EP/ França)
Benjamin é um artista da dança contemporânea que gosta de explorar sonoridades e emular em beats eletrônicos. Ele coleta material sonoro bruto — usando um microfone e um caderno — e então brinca com aninhamento, soldagem, fragmentação e fusão de sons. NIGHTINGALES é seu terceiro lançamento, um EP de 4 faixas eletrônicas e com uma pegada instrumental vibrante. gravação de campo é sua principal ferramenta, que ele combina com texturas eletrônicas, estruturas rítmicas em evolução e um uso singular da voz: sem palavras ou linguagem, tratada simplesmente como material bruto, orgânico e vibrante. Em teoria, o EP deveria estar em todos os streamings, mas por enquanto apenas no soundcloud:
O aclamado produtor, pianista e compositor franco egipcio está de volta em um novo trabalho um tanto abstrato. Dichotomy, novo trabalho do artista, com 5 faixas instrumentais longas ao piano. É um ritual sonoro — um vasto templo interior onde ressoam os ecos do nascimento primordial do cosmos. Versando sobre a dualidade, tão presente na filosofia egípcia, o trabalho apresenta um ciclo de cinco metamorfoses simbólicas, este poema tonal se desdobra como uma jornada impressionante e ritualística, onde a bimodalidade transcultural se entrelaça com as estruturas polares intrínsecas ao pensamento egípcio. Tudo isso com muita sensibilidade ao piano. O trabalho está nos streamings e aqui:
Rena Jones & KiloWatts - Caesura Remixed (EP/ Estados Unidos)
Rena é polímata, toca violino, violoncelo e sintetizadores, o que fez com que mergulhasse a fundo na música eletrônica, trabalhando para vários projetos e artistas das mais diversas áreas. Jamie (Kilo)Watts é um produtor talentoso e bastante experiente, que vem lançando bons trabalhos há quase 20 anos. Em 2024, os dois produtores lançaram Caesura, primeira parceria de ambos, e agora retornam com um EP de remixes bem interessante. São 4 peças instrumentais nas quais os 2 produtores e alguns convidados exploram e reinventam as faixas originais do trabalho anterior. Prato cheio para quem curte música eletrônica e abstrações sonoras. Em todos os streamings e no bandcamp:
Curtiu os sons?! Diz pra nois seu preferido no comentários e espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
PROMOÇÃO DE FINAL DE ANO E INICIO DO PROXIMO HOMINIS DISSEMINA!!
Pra quem não sabe, nos temos um trampo de assessoria de disseminação:
Nele nos produzimos release e conteúdos exclusivos para apresentar seu trabalho em blogs, rádios, sites por todo o país e fora dele.
E neste final do ano e até os 3 primeiros meses de 2025 estamos com 20% de Desconto, por motivo de crianças de férias. Mas as vagas são limitadas, porque a gente é humano e não robô!!
Saiba mais clicando na arte...
Agora temos um PIX (Fortaleça com qualquer valor)!
Atendendo 10 gatos pingados, entramos pra essa distopia e criamos um PIX! Tá até rolando uma ação durante todo o mês de Maio, Faremos uma playlist individual pra quem contribuir!
Clica na imagem pra entender melhor e participar ou seleciona o QRCODE e fortaleça com qualquer valor.
AJUDE NA NOSSA MISSÃO DE DISSEMINAR #MUSICABR!
A partir de R$10 por mês, vocês nos ajudam a manter o blog e ter tempo pra criar mais conteudos! Para saber mais, clique na imagem!
Hominis Canidae REC
11 anos de atividades e agora temos um selo digital. Mas que ideia né?!
Para ouvir os sons do selo, clique na imagem!
Newsletter #HominisDiss
Um newsletter para falar de coisas que chegam no nosso mail e não conseguimos postar tudo aqui. É um jeito mais dedicado de enviar conteúdos legais pra vocês!
Para receber o newsletter, clique no gif.
Ajuda ai!
Temos várias ideias para por em prática, além de pagar as contas do blog! Se você quiser contribuir com os custos do site, é só clicar no botão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário