sábado, 12 de novembro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: aquela compilação de sons do mundo, pra você curtir, se surpreender e se emocionar.


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal (SIGA NO SPOT E DEEZER)

Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui. Mais uma semana com vários lançamentos, em álbuns, EPs e singles de artistas de vários lugares do mundo. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 da semana e sons remanescentes da semana passada (Pediram pra gente por mais sons, então vamos deixar mais um tempo por lá). Semana de mistura sonora interessante, com lançamentos de artistas de 13 países do, indo do Japão aos Estados Unidos, passando pela África do Sul, Suécia e vários outros países, tudo com muita qualidade entre os envolvidos. Vale destacar o ótimo primeiro single do projeto Glueneed, do artista italiano Francesco Pulci, a mistura sonora e cultural do Morena Leraba, artista do Lesoto, que lançou um single redondo. Tem o feat, entre os alemães Kabuki e Marko Mebus, em um single lo-fi jazzístico classudo, todos os sons nas playlists. Abaixo os álbuns destaques da semana, com álbuns/ EPs de artistas de 4 países! Confere aí:

NES - Mixorogic (Álbum/ Japão)

NES é o projeto do beatmaker e produtor japonês Naritana Noda, que deve manjar muito ou tocar bateria também. NES é seu projeto solo, que desde 2020 vem lançando pedradas sonoras de alta qualidade nos streamings. Mixorogic é seu terceiro e mais recente álbum, com 9 faixas instrumentais bem fodas. Ele combina bateria manual/ orgânica com breakbeats, para criar batidas polirritmias que evoluem da primeira à última faixa do álbum. As batidas se combinam com samples de jazz swing, funk groove e hip/hop, sem perder a característica lo-fi e experimentando muito nas misturas de estilos. Digo com sinceridade, é um dos álbuns mais legais que ouvi esse ano. Saca ai:



Sonarpilot - The Mirage Project, Season 2 (Álbum/ França)

Michael Moppert é um artista sonoro francês com larga experiência musical, que vem desde os anos 1980. Ele vive entre a Suiça e a França e é o criador e compositor do projeto/ alterego Sonarpilot, que existe desde os anos 2000. Ele também é um dos criadores do selo de mesmo nome, que conta também com um DJ e produtor Londrino Jonny Miller. Em 2019 ele criou o projeto "The mirage Project", onde ele desenvolve videos para suas composições. The Mirage Project, Season 2, como o nome diz, é o álbum com os sons e videos da segunda temporada. São 8 faixas eletrônicas bem trabalhadas, com nuances de psicodelia e por enquanto apenas a primeira “Pandora”, tem um video massa. O álbum tem alguns momentos de tensão e uma relação synthwave cyberpunk com o universo e o espaço sideral. É um trabalho bem sólido de alguém que curte explorar timbres e sabe bem o que quer passar. Ouça ai:



Sounds of Hamilton - Lo-Fi 3D (EP/ Suécia)

Duo sueco de Estocolmo, a Sound Of Hamilton existiu primeiro ao vivo, com os dois artistas viajando ao redor do mundo mostrando seu som. Com a pandemia, eles se viram longe da estrada e resolveram criar composições que lembram suas viagens. Desde então, não pararam mais de lançar material. Lo-Fi 3D é seu segundo EP, desde 2021, além de uma série de singles lançada nos streamings. O trabalho tem 6 faixas, que vão bem na linha do Study Beats, com alguma coisa de jazz, boas linhas de guitarra e ambiência em synths. Tudo feito em casa, com aquela vibe lo-fi massa. Ouça ai:



Quiet Sonia - All Black Horses Came Thundering (EP/ Dinamarca)

Novo Hepteto de Copenhagen, que surgiu com a proposta de criar rock de câmara, partindo e interpretando as composições de influência folk do compositor e guitarrista Nikolaj Bruus, misturando influências de jazz, post rock e indie. All Black Horses Came Thundering é o segundo EP da banda, que começou a lançar seus trabalhos no começo do ano. São 3 faixas longas, que em alguns momentos parecem ser mais de uma composição reunidas em um único tema, por conta das pausas de silêncio que surgem em meio às boas linhas de violão e uma presença marcante do violino e do piano. Tudo feito com calma e uma beleza tocante. Ouça ai:



Vingt heures trente - Man in the Middle (EP/ França)

Projeto de um jovem artista eletrônico de Paris, que adora usar sintetizadores analógicos e modulares. Pelo menos é esse o norte de Man in The Middle, primeiro EP e lançamento dele nos streamings.O trabalho foi gravado ao vivo em set direto, segundo o artista a ideia era: “explorar o imperativo de instantaneidade que esses instrumentos implicam, na ausência de qualquer memória para recuperar configurações e sua alta instabilidade, obrigando a gravar os sons imediatamente sem que eles se percam para sempre”.  O EP tem 4 faixas distintas, que se conectam de forma interessante e contam a história de um homem em luta constante para encontrar um equilíbrio precário de sua vida, em meio a bons beats e ótimos trabalhos de synths, com forte influência estética e sonora dos anos 1980. Ouça ai:




Curtiu? Espalha esse post com seus amigos, nas suas redes e siga as playlist. Faça os sons chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário