sábado, 19 de novembro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Ultimo GRINGOS DA SEMANA de Novembro, cheio de lançamentos bem fodas pra vocês!


Playlist: Spotify | Deezer | Tidal

Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui. Mais uma semana com vários lançamentos, em álbuns, EPs e singles de artistas de vários lugares do mundo. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 da semana. Uma playlist menos estranha, mas que nem por isso deixa de ser estranha. Vale destacar o ótimo novo single da banda polonesa SH-CH, um jazz instrumental em feat com a saxofonista peruana Lucia Sarmiento, a mistura sonora pop da camaronesa Cadáze, que lançou um bom single. E o som lo-fi downtempo do americano Benya Barshai, todos os sons nas playlists. 

Vale dizer que a partir de agora, atualizaremos nossa playlist gringa e criaremos posts por aqui quinzenais, isso se existir demanda para tal, já que o fim do ano tá chegando!

Abaixo os álbuns destaques da semana, uma semana com ótimos lançamentos! Confere aí:

The Dark Jazz Project - The Dark Jazz Project (Álbum/ Reino Unido)

Novo projeto experimental do experiente músico e produtor Andrew Spackman, de Birmingham, no Reino Unido. Depois de um EP, lançado no começo do ano, o projeto agora apresenta seu primeiro álbum homônimo. Fazendo uso da música livre, jazzcore, dark ambient e muito ruído, ele apresenta um caos rítmico em 9 faixas bem amarradas e sem preconceitos sonoros. “Eu queria fazer algo que fosse raivoso, complexo e desafiador. Como me sinto sobre os tempos que estamos vivendo”, explica Andrew. Nós achamos que ele fez isso muito bem e que vocês deveriam ouvir ai:



Black Lilys - NEW ERA (Álbum/ França)

Duo de Lyon, formado há quase 10 anos atrás, que fez contato divulgando o clipe da música que dá nome ao novo álbum. O clipe é legal (saca ai), tem aquela vibe folk psicodélica de estar no meio da floresta e do verde. NEW ERA é um álbum de 10 faixas, de um pop bem feito e com pitadas de folk, psicodelia e experimentação indie. O vocal da Camille é doce e suave, as guitarras do Robin são precisas e o álbum é muito bem produzido. As batidas usadas também são interessantes. Fazia tempo que a gente não falava de um som mais pop, mas é exatamente o tipo de banda indie que faria sucesso aqui no Brasil se aparecesse num festival tipo o Coquetel Molotov que rola hoje. Ouça ai:



eassae - Metoji (Álbum/ Estados Unidos)

Artista, fotógrafo, escritor e músico. São essas as habilidades do produtor de Nova York, que junta tudo num site bem legal. Pelo que entendi, ele viaja bastante e parece abstrair vários tipos de cultura. Metoji é seu segundo álbum esse ano pela alcunha eassae. Digo isso, porque no site dele tem sons lançados desde 2006 em outros projetos. São 14 faixas eletrônicas e instrumentais, com boas linhas de synths/teclados e colagens de elementos sonoros interessantes. Em sua maioria, o downtempo é a tag principal do álbum, mas existem elementos de jazz, música clássica e pop aqui e ali, no meio da experimentação eletrônica. Segundo o artista, o álbum é “uma contemplação reflexiva da emoção incorporada. Um loop recursivo que fica mais rico a cada nota adicionada ou subtraída”. Vale conhecer a viagem sonora dele ai:



Bruna Sonora - Ritual (Álbum/ Espanha)

Projeto coletivo do saxofonista e flautista espanhol Javier Bruna, o Bruna Sonora mistura os ritmos tradicionais da Espanha como Flamenco, jazz e música clássica, com referências a sonoridades de outros locais, como a música grega. Ritual é seu segundo álbum, com 9 faixas, que mostra bem essa mistura sonora, cheia de latinidade. Misturando sonoridades antigas e contemporâneas, a banda compila faixas instrumentais e com vocal, apresentando de forma interessante e com ótima produção, todas as suas composições. Gosto da ideia das composições surgirem a partir dos elementos de sopro e de forma suave, abraçarem vários outros elementos sonoros e instrumentos. Vale conhecer e ouvir no seu player preferido ou ai:



Lore City - Under Way (EP/ Estados Unidos)

Duo formado em 2011 que atualmente vive no Oregon e é formado pelo casal Laura e Eric. A ideia é mistura psicodelia indie, dreampop e sons darkwave. Foi isso que eles fizeram em Under Way, EP 7”, com 2 faixas com boa experimentação pop. São 2 canções relativamente longas, que criam uma boa ambiência nos synths e teclados do Eric e nos vocais com efeitos da Laura (Em “Animate”). “Very Body, segunda faixa do trabalho, é instrumental e tem um ambiet dark bem interessante. Ouça ai:



Curtiu? Espalha nas suas redes, ouça e acompanhe a nossa playlist e repassa pros amigos! Nosso post gringo volta em Dezembro (Fim de ano será quinzenal).
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário