segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

GRINGOS DE DEZEMBRO: Fechando a tampa de 2025 com uma seleta gama de sons doideiras do mundão...


(Ante)Penúltimo dia do mês (e do ano) e aportamos com nosso post gringo de Dezembro de 2025, trazendo alguns álbuns e EPs bem interessantes e recém lançados na música esquisita do mundo pra vocês conhecerem. Desta vez, 5 trabalhos com sons de artistas de países diferentes, que vão do jazz até a música eletrônica ambient, passando por experimentais abstratas que sinalizam novos estilos sonoros e muito mais!

Na capa deste post, o quadro La Musique (1939),do artista francês Henri Matisse (1869-1954), que nasceu no último dia de dezembro.  Abaixo, os álbuns e EPs que curtimos muito neste mês. Todos lançados no último mês no máximo...

Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve por completo e não a pedaços:


Alex Augier - The Lyrical Age (Álbum/ França):

Alex é pianista e baterista de formação e faz parte da cena da música eletrônica de Paris há alguns anos. Seu primeiro lançamento data de 2014 e de lá pra cá o artista já lançou vários EPs e pelo menos um álbum. The Lyrical Age, lançado pela gravadora oqpo Records, é seu segundo álbum e provavelmente seu trabalho mais coeso e importante em termos de produção e divulgação. “O título do álbum ecoa uma expressão de Milan Kundera, que associava a "idade lírica" ​​à juventude: um período de exaltação ingênua, por vezes tingida de kitsch”, explica Alex. O trabalho apresenta 10 faixas instrumentais cheias de synths e bons beats contemplativos, que evocam com sensibilidade as belezas e os tormentos da adolescência. Ouça no seu player preferido ou no bandcamp:



Randy Bernsen - Christmas Jam (Álbum/ Estados Unidos)

O experiente produtor, guitarrista e compositor da Flórida acaba de anunciar um álbum de natal. Eu não curto muito álbuns temáticos e menos ainda sobre temas como o Natal, mas dá pra dizer que Christmas Jam é um projeto de gravação natalina que reinventa a música da época através do jazz moderno, grooves envolventes e conversas musicais espontâneas com participação de vários nomes do jazz mundial. São eles: Bob Mintzer (saxs), Bob Franceschini (Saxs) e Gary Husband (bateria e teclados), que acompanham Randy em sua guitarra. Ao longo das 7 faixas instrumentais, sendo 5 versões e 2 composições originais, tudo com uma abordagem exploratória sonoramente interessante. "O projeto enfatiza a improvisação coletiva, a textura, o clima e a liberdade de deixar as performances se desenvolverem organicamente em tempo real”, explica Randy no release. O trabalho está em todos os streamings, ouça abaixo:



Ernest Bonzet - SehnSucht E1ns (EP/ Holanda)

Ernest é DJ nas discotecas e clubes de Hilversum desde 1985 e adentra a cena holandesa de música eletrônica que estava em total efervescência. Fez parte de selos importantes e colaborou em mixes e remixes com vários nomes da música eletrônica nos anos 1990. Depois de um hiato de 23 anos, o produtor retorna com seu primeiro lançamento na era dos streamings. SehnSucht E1ns apresenta 5 faixas instrumentais, nas quais o silêncio é tão importante quanto os sons. Voltado para o etéreo, Bonzet cria música que existe no delicado espaço entre o despertar e o sonho. Ele se especializa em composições downtempo e meditativas, cultivando uma estética sonora única, com uma certa pegada lo-fi bem interessante. O trabalho está em todos os streamings, ouça aqui: 



Shasau - Alicante (EP/ Estados Unidos)

A dupla homem-máquina de Nova York, está de volta com seu novo EP, que expande o som introduzido em Futuristian (2024), álbum de estreia do projeto. Alicante foi lançado em novembro pelo selo Omninorm e apresenta 5 faixas eletrônicas e instrumentais (tem vocais como samples apenas), cheias de synths meio dark e beats retro. A base do EP são os dois primeiros sons, criados exclusivamente para este trabalho. “A faixa-título é uma peça micro-pop exuberante e onírica que funde múltiplos estilos em uma composição íntima e cintilante”, explicam no release. “O lado B principal, “Taurine”, explora uma paleta mais hipnótica, com toques de música eletrônica, e é acompanhado por uma animação minimalista e abstrata”, complementa. As outras 3 faixas são mostras do novo álbum do projeto, previsto para 2026. O EP está em todos os streamings e aqui no bandcamp do selo:



yuppah - Kadıköy (EP/ Irlanda & Turquia)

Quarteto de irlandeses formado por Jayne Pomplas (Violino), Robbie Reilly (Synths, samplers e Improvisação) Jason Macnamara (Percussionista e loops) e Alex Moore (Synths Modulares, samplers e improviso). Kadıköy é um EP com 5 faixas e tem esse nome porque as canções foram gravadas nas ruas deste bairro em Istambul na Turquia. Sonoramente, além do improviso, é um trabalho bem puxado pro folk, alguma coisa neoclássica e totalmente instrumental. Achei a ideia interessante, uma pegada meio cigana de sair tocando e gravado por aí e ver o resultado deste processo, mais ainda que os sons, mas vale conhecer o trabalho, que está em todos os streamings e no bandcamp:



Curtiu os sons?! Diz pra nois seu preferido no comentários e espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário