sábado, 28 de janeiro de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Atualização mensal da nossa playlists de sons do mundo e destaques fodas pra vocês conhecerem...


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal (siga/follow)

Chegamos com o primeiro post de 2023 do GRINGOS DA SEMANA por aqui. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos voltar a ser quinzenal ou até semanalmente. Abaixo, texto sobre os álbuns, EPs e até um clipe, que achamos massa e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem. Uma playlist menos estranha, mas que nem por isso deixa de ser estranha.

Vale destacar o novo single do artista experimental do hip hop, decuma dos EUA. Tem também o novo single do compositor francês Jean-Pascal Boffo, saindo um pouco do blues jazz e caindo mais pro indie e experimentando camadas eletrônicas e o som eletrônico com dissonância e vocal instigado do escocês Leo Rampage, de 8 anos, que faz música pra arrecadar atenção pras competições de jiu-jitsu, e manda muito bem! Todos os sons nas playlists. Abaixo os álbuns destaques, como esse mês a playlist e o post foi mensal, com mais opções de sons pra vocês conhecerem:

Art Hour - Tiger Tea Time (Álbum/ França)

Baita primeiro álbum do projeto do baterista, guitarrista e tecladista Arthur W., de Paris. Tiger Tea Time foi lançado no começo de dezembro de 2022 e tem 7 faixas instrumentais muito bem trabalhadas. O nome vem de um lugar onde o artista ia tomar chás e cada faixa é referente a um tipo de chá, que devem ser bem alucinógenos. O resultado é um trabalho recheado de clima jazzístico, com toques de psicodelia, synthwave em boas linhas de teclado e ótimos momentos de bateria. Em alguns momentos a ambiência sonora te leva para uma viagem que lembra trilhas de filmes sci-fi. Uma estreia bem digna de alguém que sabe bem o que tá querendo, sonoramente falando. Ouça ai:



JRMR - white noise / black dots (Álbum/ Porto Rico)

Artista e produtor de música eletrônica experimental e hip hop da América Central, que lançou uma série de trabalhos em 2022. white noise / black dots saiu neste mês de janeiro, com 8 faixas instrumentais, recheadas de synths e experimentações sonoras. Um mergulho no mundo da música eletrônica experimental combinada com uma música ambiente sonhadora. Ouça e conheça mais do artista ai:



nonRa - Ex-Terrestrial (Álbum/ Estados Unidos)

Pouquíssima informação sobre esse projeto. Sei que é um artista americano e que esse trabalho saiu por um selo muito massa de música eletrônica. Sei que é um projeto que produz muito. São 7 álbuns, desde 2021, com 3 por ano e já saiu um em 2023. Ex-Terrestrial foi lançado em dezembro de 2022. São 9 temas instrumentais e eletrônicos muito bem feitos, definidos assim pelo selo: “através de batidas esparsas, mas hipnóticas, e paisagens sonoras exuberantes, nonRA oferece uma mistura única de ambiente e techno reminiscente de Aphex Twin". Difícil ser ruim, né?! Ouça ai:



V.A - R​é​verb​é​rations d'une crise: une enqu​ê​te sonore sur le logement à Montr​é​al (Coletânea/ Canadá)

Esta é uma compilação lançada pela Cuchabata Records em outubro de 2022. O trabalho foi gravado na housing crisis de Montreal. Pessoal fez uma chamada e convidou 10 artistas sonoros e visuais que vivem na região, para criar ambiências experimentais em cima de relatos de pessoas que vivem nessas casas, porque perderam seus lares para gentrificação exagerada que vem tomando conta de todas as cidades do mundo. Sonoramente é um ambient drone, com alguma coisa de noise e diversos ruídos. Ondas sonoras de rádio, batidas orgânicas, instrumentos que não existem embaralhados a instrumentos clássicos e apetrechos eletrônicos em faixas longas e relatos diversos sobre as dificuldades de viver nesse mundo pós capitalista. Completo ai:



City of Dawn - Transient Lounge (Álbum/ Estados Unidos)

Projeto instrumental e ambient do Damien Duque, do Texas. Transient Lounge é um trabalho de seis peças sonoras, que segundo o próprio artista são: “coleção de motivos meditativos com tons ambientais profundos e texturas de guitarra chill-out que contemplam a viagem interior e a filosofia através da condição humana”. Em resumo, calmos sons ambients feitos para viagens, olhar paisagens e contemplar o mundo em sua volta. Tudo bem pensado, com calma e ótima produção e a maioria das faixas com vídeos. Saca ai:



The Fuchsias - Isle (EP/ Inglaterra)

Primeiro EP deste duo britânico de Brighton. Um projeto instrumental, cheio de ambiências sonoras eletrônicas e um tanto darks, aquele pézinho no drone, mas com o outro na música experimental mais pop de guitarras (ou menos estranha). Isle tem 4 faixas e desenvolve bem o som do projeto entre elas. Uma música de imersão, que em algumas faixas dá destaque ao trabalho das baterias ou beats, em outras dos synths e tem até momentos em que a guitarra brilha. “Elephante”, terceira faixa do trabalho, é o som com mais elementos sonoros e vem com um clipe bem bonito (veja aqui). Saca o EP no bandcamp abaixo:



Durkmoose - Deuces (EP/ Estados Unidos)

Duo de rock instrumental de Albuquerque, no Novo México. Segundo eles, o objetivo é: “combinar os sons taciturnos do grunge rock dos anos 90 com um toque de metal contemporâneo”. Nos últimos dias de 2022, eles lançaram Deuces, um EP com 2 ótimas faixas, muito bem produzidas. Um som mais post-rock um tanto calminho e o segundo um  som que vai mais pra linha mais pesada do metal alternativo que eles citam como objetivo. Vale conhecer a banda, que tem um álbum lançado em 2020. Tá tudo no bandcamp:



K.K. Electronics – “We Must Arm” (by Winston Churchill) (Video/ Holanda)

O K.K. Electronics é um projeto de música eletrônica, um tanto lo-fi, outro tanto retrô. No final de 2022 eles lançaram este novo single, que tirou o nome de um discurso do Winston Churchill e partiu numa alopração sonora cheia de suingue, com boas linhas de sopro e baixos pesados. O vídeo é massa, com a vibe alienígena já apresentada em outros sons do projeto, e traz imagens de importantes figuras históricas e eventos referentes à atual situação turbulenta do mundo. Sacai...



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário