sábado, 29 de abril de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Os melhores e mais doideiras sons gringos que ouvimos nesse mês de Abril!


Playlists Top 20 de Abril: Spotify | Deezer | Tidal (siga/follow)

Chegamos com o nosso post de Abril de 2023 com os GRINGOS DA SEMANA por aqui. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos virar quinzenal ou até voltar a ser semanalmente.

Abaixo, texto sobre os álbuns e EP, que achamos massa e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem. A playlist deste mês segue a linha do mês anterior, caindo pro eletrônico, com ar lo-fi e experimentos sonoros interessantes.

Vale destacar o eletrônico instrumental esquisito do americano Wlav, que lançou um álbum com uma temática extraterrestre bem lok, por isso um som entrou na playlist. O experimento sonoro minimalista em noise e ruído do italiano Enrico, no primeiro álbum do projeto Pastoral Drift, recém-lançado. E o novo single do artista jamaicano radicado no Canadá Saevn, uma simbiose sonora instrumental com diversos elementos bem encaixados ao redor de um baixo insano, tudo na nossa playlist.

Leia os álbuns em destaque abaixo, um deles nem tá na nossa playlist, mas é muito legal:

Javier Torrealba - Ceremonia (Album/ Venezuela/ Noruega)

Javier é um artista sonoro da Venezuela, que vive em Oslo e desde 2021 vem apresentando seus trabalhos solo no bandcamp. Ceremonia é o segundo álbum da sua curta carreira, que também conta com um EP. São 6 faixas instrumentais, com experimentos sonoros cercados de ruídos e instrumentos analógicos em suas texturas. Um som ambient e lo-fi de muita qualidade. Como ele bem explica: “Este álbum foi gravado usando vários sintetizadores Moog e um sistema de distribuição Make Noise. Todas as faixas foram gravadas e mixadas direto para fita cassete em um take, sem overdubs, usando um velho Tascam 244”. Ou seja, aquele som totalmente influenciado pelo meio e o mais cru ou real possível. Destaques para “MachineRoom” e “Neblina”, mas todo o trabalho é bem coeso. Ouça ai no bandcamp:



[ B O L T ] - ( 0 5 ) (Álbum/ Alemanha)

Trio instrumental de Duisburg, que desde 2011 vem lançando pedras e muita tensão sonora pelo caminho. (05) é o vigésimo segundo lançamento da banda, entre álbuns e uma enorme variedade de EPs. Eles chamam o som que fazem de uma “meditação sombria” e talvez o ambient sonoro que eles criem leve exatamente para isso. Um farfalhar de pensamentos que te levam a beira do caos. Tudo isso embalado por baterias quebradas, baixos pontuados e altos e guitarras que nem parecem estarem conversando até que se encontram e te carregam. Uma mistura de post rock com post metal, black alguma coisa. Aquelas músicas longas cheias de momentos que se conectam e parecem outros sons. O show deve ser bem legal, antigamente veria na grade, mas hoje veria com mais atenção. Ouça e conheça os sons no bandcamp:



Hugo Selles - Cyclical (Álbum/ Espanha)

Hugo é pianista, compositor e produtor da cidade de Santander. Ele é membro de vários grupos e orquestras de câmara, além de desenvolver projetos solos, o que reflete as várias influências sonoras da sua música. Cyclical é seu álbum mais recente, em uma discografia que inclui várias trilhas sonoras originais e diversos outros álbuns com temáticas específicas nos últimos 10 anos (só no bandcamp são 7 álbuns disponíveis). O trabalho tem 9 faixas, todas compostas por Hugo de forma solo ou com parceiros, que também participam tocando no álbum. A sonoridade passeia entre a música clássica, o ambient, sons de trilha com vários momentos folks bem interessantes. Destaques para “Antares”, que abre o álbum, “Borneo” feita em parceria com India Hooi e “El Valle del Silencio”, uma faixa bem Jonh Cage. Ouça o álbum no bandcamp:



Mezzo Sol - Us Under The Sun (Álbum - Estados Unidos)

Projeto de um pianista autodidata de Las Vegas, que queria compor canções para si, em forma de terapia e relaxamento. Já são 2 EPs desde o ano passado e agora ele entrega o primeiro álbum. Us Under The Sun tem 9 temas instrumentais, todos feitos ao piano. Canções cheias de melancolia e um ar retrô, como se te remetesse a saudades ou o seu período simples que não existe mais.Talvez pelo instrumental ou pelo ar melancólico, me remeteu muito ao Explosions In The Sky. Destaque para “Desert Sky” e “In The Quiet”, belíssimas composições. Mas o álbum todo é bem legal. Liga o adblock e ouça ai ou vá no seu streaming preferido:



Gaz Ton  - Think Out Of The Box (EP/ França)

Gaz é um compositor e produtor de Dijon, que vive na cidade de Lyon. Inspirado e usando elementos mais analógicos, ele é baterista acústico e está sempre estudando sintetizadores. Ele compõe sempre procurando essa mistura do acústico com o digital, e Think Out Of The Box, seu segundo trabalho e primeiro EP com 3 faixas, vai bem nessa dinâmica analógica/digital/acústica.O EP conta com a participação de Tienoup, outro artista francês e foi concebido pelo “surgimento dos sons Moog após a residência de dois amigos em uma casa nos Morvans”. O diálogo do som do moog com a bateria ficou bem interessante, saca aí:




Open Reel Ensemble - MAGNETIZE (EP/ Japão)

Esse aqui vai como Hors concours por aqui, porque é um som que nem tá na atualização da nossa playlist porque eles não lançam nas plataformas de streaming tradicionais. Saiu novo trabalho do trio japonês de Tokyo, que cria sons através de rolos de fitas gigantes. MAGNETIZE tem 4 faixas, sendo duas delas versões ao vivo das mesmas faixas e é tudo muito coeso e conectado, com um ar bem música experimental eletrônica e instrumental japonesa. Parece mágica o jeito que eles fazem os sons, mas eles até explicam num EBOOK vendido com o EP no bandcamp. Vale muito ver os vídeos no youtube, mas gosto muito do funkeado experimental doideira que eles fazem. Ouça no bandcamp:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário