sábado, 25 de fevereiro de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Eis os sons do mundo que fizeram nossa cabeça em fevereiro! Leia os destaques e ouça nossa playlist atualizada...


Playlists: Spotify | Deezer | Tidal (siga/follow)

Chegamos com o nosso post de fevereiro de 2023 com os GRINGOS DA SEMANA por aqui. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos virar quinzenal ou até voltar a ser semanalmente.

Abaixo, texto sobre os álbuns, EPs e até um clipe, que achamos massa e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem. A playlist deste mês ficou interessante. Tem uns jazz clássicos, uns sons estranhos e cheios de ruídos e até um pops pouco óbvios.

Vale destacar o novo single do duo eletrônico meio darkwave porto riquenho Silvermouse. O hip hop lo-fi um tanto melancólico do britânico inemin, em uma faixa curta e precisa. Além do baita trabalho eletrônico e percussivo do artista francês Sun Oh, que além da sonzeira, tem um vídeo ao vivo bem legal. Todos os sons nas playlists. Abaixo os álbuns destaques, como esse mês a playlist e o post foi mensal, com mais opções de sons pra vocês conhecerem:

Magic Room Echoes - Magic Room Echoes (Álbum/ Estados Unidos)

Banda nova de Denver, Colorado. Este é o primeiro álbum do projeto, o trabalho homônimo tem 9 faixas, mas algumas das canções ganham diferentes versões ao longo do álbum. É um trabalho 100% independente, tem uma pegada lo-fi que eu acho massa. Segundo os caras, o som é feito por diversão, mas nem por isso é feito de qualquer maneira. Sonoramente é post- alguma coisa, uma hora cai pro rock instrumental mais clássico ali dos anos 2000/2010, outra tem uma pegada pós-metal mais modernas. Em alguns momentos sou rock psicodélico e progressivo, que remete a clássicos de quase 50 anos atrás. Ou seja, é exatamente o que todo primeiro álbum normalmente é, uma banda experimentando suas influências, criando e tentando achar seus caminhos. Por enquanto o álbum está apenas no formato digital, mas eles têm a pretensão de lançar em vinil. Ouça e acompanhe no bandcamp para saber mais:



Sunny Gianni - Sunny Gianni (Álbum/ Suíça)

Tenho pouquíssima informações sobre esse trabalho aqui. Sei que é um artista/ banda suíço que manda muito bem e desde 2018 vem lançando sons nos streamings e no bandcamp. Em Sunny Gianni, trabalho homônimo lançado nos últimos dias de 2022, ele apresenta 17 faixas instrumentais recheadas de synths e ótimos momentos. Um clima anos 1980, com boa produção e vários momentos interessantes, hora caindo pra uma vibe mais tropical, hora pra uma vibe mais dark. Gosto da alternância de ambients sonoros e da boa presença dos synths nos sons. O trabalho está em todos os streamings e no bandcamp:



Light - The Path (Álbum/ França)

Big banda de Toulouse, a Light apresenta The Path, seu primeiro álbum. São 15 faixas, gravadas por 24 músicos, utilizando 112 instrumentos (informações retiradas do bandcamp da banda). Um trabalho que apresenta jazz, música clássica, psicodelia e até rock progressivo bem a vibe dos anos 1970. O álbum parece contar uma história meio teatral, com momentos épicos e outros mais tranquilos. Tá tudo na ambiência do som, que alterna faixas instrumentais com momentos com canto bem legais. Além dos bons usos de guitarras e dos pianos, que aparecem ao longo de todo o trabalho. Ouça no bandcamp:



Groove. - SHINE (EP/ Estados Unidos)

Beatmaker, DJ e produtor com vasta experiência de Colombus, Ohio. Groove. retorna com um novo trabalho. SHINE tem 6 faixas instrumentais curtas, muito bem pensadas e com ótima produção. Sempre iluminando aquela pegada sonora com elementos afro de soul, funk clássico, mas sem soar datado e som moderno ou contemporâneo. Ele explicou a ideia do trabalho: “Este álbum simboliza a motivação para perseverar no processo de se tornar melhor em seu ofício e como ser humano em geral”. Vale ouvir esse e outros trabalhos dele no seu streaming favorito ou no bandcamp abaixo:



WHY PATTERNS? - GIVE THE WORD (Clipe/ França)

Eis o primeiro lançamento do grupo parisiense de música instrumental de synthwave repetitivo, como eles chamam em sua apresentação. GIVE THE WORD tem uma ambiência cheia de synths, mas intimamente ligadas a algum instrumento de sopro que me remete ao sax. Para um primeiro trabalho, abre caminhos para várias vertentes sonoras e ideias interessantes. O videoclipe apresenta o mundo incrível do artista franco-bósnio Dabube, de uma forma bem louca. Saca ai…



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário