sábado, 2 de julho de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Playlist atualizada com 20 novos sons do mundo e 10 destaques crocantes da música indie pop, eletrônica e experimental pra você conhecer!


Playlist: Spotify | Deezer | Tidal (Follow the link on spotify and deezer)

Voltando com o nosso post de GRINGOS DA SEMANA pro sabadão, melhor dia pra ficar de boa e conferir os vários sons do mundo que chegaram por aqui essa semana. Inclusive, este post tá fazendo efeito, o Brasil caiu para terceiro lugar na lista de países com mais acessos no mês de Junho segundo o blogger. Eu não sei se por divulgação dos artistas gringos, a falta de divulgação do #indiebr ou interesse de público, mas isso é uma realidade, e tá tudo bem.

Tanto que a playlist de GRINGOS DA SEMANA, que atualizamos junto com esse post toda semana (links acimas), pulou de 10 pra 98 likes no spotify em menos de um mês e de zero pra 50 no deezer. A dessa semana já tá on e atualizadíssima, com 20 sons de 9 países do mundo pra vocês curtirem e conhecerem.

Abaixo segue a nossa lista com os destaques da semana, muita coisa interessante, confere ai:

Macro/micro - Things Will Never Be The Same Again (Álbum/ Estados Unidos)

Macro/ micro é um projeto do compositor e produtor de música eletrônica Tommy Simpson, de Los Angeles. Iniciado em 2016, o artista tem 5 trabalhos lançados. O mais recente deles Things Will Never Be The Same Again, tem 5 faixas nas quais o beatmaker descreve em forma de sons a intensa e psicodélica jornada pela qual estamos passando neste momento louco do mundo. Músicas curtas e longas, que passam por diversas emoções, seja o caos noise que abre o trabalho, até a contemplativa e imersiva faixa que o finaliza, deixando o futuro em aberto, mas sem esquecer da dança. Saca aí:



ultradian - Scarlet Dawn (Álbum/ Alemanha)

Ultradian é o alterego do compositor de música eletrônica/ ambient da cidade de Hamburgo. Desde 2016, já lançou 2 EPs e dois álbuns no bandcamp. O artista faz uso de paisagens sonoras ambientais, com guitarras sutis para dar um clima melancólico e dark no som. Scarlet Dawn é seu terceiro álbum, tem 8 temas arrastados, uns mais lentos e cheios de camadas de som, outros um pouco mais lineares e numa batida mais acelerada. É som de trilha, contemplativo, quem sabe até para meditar. Ouça ai:



Cloudgazer - Time Is Not Real (Álbum/ Estados Unidos)

A Cloudgazer é uma banda de psicodelia e rock de Los Angeles, que vem lançando materiais na internet e no bandcamp desde 2018. A descrição do projeto é a seguinte frase em todas as redes: “music for the clouds”. Time Is Not Real é o primeiro álbum, depois de um EP e vários singles, tem 9 faixas e o #indiebr ali dos anos 2000 ia pirar muito na galera. Se mandarem bem ao vivo, deve ser massa de ver. A galera curte aquela vibe usar rolo e fita k7 pra gravar e deve lançar em vinil. Ouça o álbum ai:



very real earthquake machine - Voidtales (Álbum/ Turquia)

Esse é o segundo álbum que recebo deste prolífico projeto turco de um homem só, que começou a lançar sons em 2021 e já foram vários trabalhos lançados no bandcamp. A ideia é simples, passada inclusive no nome artístico, é misturar barulhos e chamar de música. Mas eu não sei o que acontece em Volidtales, álbum de 7 faixas longas lançado no final de junho, que em vez de peças de noises e caos, apresenta peças realmente musicais, organizadas e até prazerosas de acompanhar. Tem faixa com guitarras, tem outra com linha de baixo tomando o protagonismo, bons beats, com os elementos dialogando calmamente entre eles. Tudo isso em meio ao processo lo-fi e esquisito, características do projeto. Conheça e ouça ai:



Sadie - Nowhere (EP/ Estados Unidos)

Sadie é o codinome da produtora e compositora do Brooklyn, Anna Schwab. Com formação clássica em piano desde os 5 anos de idade, mas só no final da faculdade ela começou a se interessar por produzir usando o Ableton. Influenciada por nomes como Bjork e Sophie, ela foi se achando no hiperpop. Este é o primeiro EP, produzido e escrito por ela por 2 anos e meio, com 4 canções pop melancólicas. “Sempre fui atraída por músicas tristes que fazem você querer dançar”, diz a artista. Cheio de bases bacanas, salpicadas de sintetizadores interessantes e baixos distorcidos, efeitos nas vozes, tudo de forma bem simples. E o resultado é bem legal, saca ai (Liga o adblock) (tem no soundcloud tbm, faixas soltas):



Sheebo - UFO (EP/ Alemanha)

Sheebo é um produtor de música eletrônica de Munique, que participa da cena techno/house underground alemã há mais de 20 anos. Fez vários lançamentos pelo selo Insectrorama e também pela welovetoemerge, extinta gravadora eletrônica de Berlim. Ele adora trabalhar com equipamentos analógicos vintage da Roland e com samples de acordes lineares. Misturando esses elementos, e outros adquiridos em suas experiências ele apresenta este EP de 2 faixas, seu cartão de visitas para essa nova fase que se inicia e que dá a ideia de um futuro promissor. Ouça no soundcloud:



Skylane Drive - Midnight Vice (EP/ Estados Unidos)

Novo projeto synthwave/Outrun do produtor musical nova iorquino Kyle Ferguson, que é músico de longa data, mas só agora começou a compor. Em seis meses ele criou, gravou, produziu e mixou as 5 faixas do EP de estréia, este que trazemos aqui, e o resultado final ficou bem interessante. Tem a pureza da novidade, alguns synths e beats um pouco ingênuos, mas totalmente interligados e bem dançantes. Um som divertido pra quem quer se divertir, mas tudo bem amarradinho, com até alguma melancolia retrowave. Conheça ai (liga o adblock):



BREITBAND - “1.1” (Vídeo/ Áustria)

Projeto de música instrumental/ math rock de Viena, na Áustria, a ideia aqui é uma hipnótica viagem musical por retas que curvas e contornos, tal qual uma homenagem a “Lange Gerade”, aquele conceito topográfico, que me remete a ilusão de movimento parado no espaço tempo de uma maneira simples e, às vezes divertida, outras vezes alucinante.”1.1” é a segunda de 3 peças sonoras que se relacionam que serão lançadas pelo grupo, em homenagem aos pioneiros dessa viagem eletrônica/psicodélica/ minimalista do início dos anos 1970. Fiquei viajando na ideia de jogar o vídeo abaixo num telão ou no teto numa sala escura, plugando o som em caixas, deitar e assistir essa viagem:



Delocx - “Drip Don't Drop (DDD)” (Clipe/ Inglaterra)

Delocx é um MC que vive no Reino Unido, mas deve ter origem africana da região do Magrebe, já que usa a tag Maghreb Rap como gênero em seu som. Na pista lançando singles e EPs desde 2018 nos streamings, agora ele apresenta o single/clipe de “Drip Don’t Drop”, uma canção que mistura alguma coisa de old school hip hop com o trap, de batidas aceleradas e gritinhos em autotune ao fundo. Isso pode parecer um problema, e normalmente é, mas o flow dele e os beats casando juntos na faixa são muito bons pra deixar passar. Saca o clipe ai:



L'oiseau de Paradis ོ - “NEPTUNE” (Clipe/ França)

L'oiseau de Paradis ོ (Segundo o google A Ave do Paraíso) é o projeto eletrônico experimental do Pierce. Este é o primeiro som que ele lança nas plataformas de streaming e vem com um clipe que remete a essa ideia de voo livre, viagem e é um som muito bem arquitetado pra isso. Filho de músico, ele se relaciona com a música eletrônica e contemporânea desde os 3 anos e parece entendê-la muito bem. Ótimos teclados, belos beats, suaves vocais e efeitos inebriantes, veja o clipe e ouça a pedrada ai:


Curtiu? Dissemina ai nas suas redes pra mais gente conhecer e ouvir os sons da playlist!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário