quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

25 discos legais que você deveria ter ouvido em 2021...

 

Estamos acabando mais um ano difícil demais, ainda em estado pandêmico, já que começamos a vacinar tarde em meio a um mundo de variantes e ainda existem antivax em pleno 2022. Único motivo de realizarmos essa compilação, é pra resumir o ano e dar ainda mais destaque a #musicabr, tão importante nesses dias sombrios. Chegamos ao fim de 2021 com 496 álbuns/EPS lançados neste ano e postados em nosso blog, igualando o ano de 2018 e o maior número de posts dentro o ano da nossa breve história. Além disso, foram mais de 915 mil visualizações no blog no último ano, um número altíssimo (anuncie aqui, mas só pagando antes, sem essa onda de clicks), o que nós faz pensar que estão trafegando dados em bots por aqui (provavelmente essas visitas da Indonésia, que chegam a 80k).

Mas o números ficam ainda mais legais, por que em 2021 resolvemos voltar ao tempo em que alimentávamos o blog praticamente com links que chegavam pelo mail, tal qual em 2011. Ou seja, vários novos artistas e bandas ganhando espaço pra divulgar seu trabalho por aqui. Então, quando vemos esses números, parece que fizemos uma boa escolha já que foi um ano bom. Por sinal, ontem saiu a nossa #coleta139 de Dezembro (ouça aqui).

Vale dizer que limamos da nossa lista os lançamentos do nosso selo, o Hominis Canidae REC, por que se a gente lançou, é por que a gente gostou do som. Sendo assim, não seria justo, por mais que uns 3 trabalhos que lançamos esse ano tem potencial pra entrar na lista. Aproveitar que falamos dos selos pra dizer que os selos 40% foda maneiríssimo do Rio de Janeiro e o PRP Recs de Goiás se garantiram muito nos lançamentos desse ano, vale conferir!  Também evitamos ao máximo colocar os artistas do #HominisDissemina, nosso trampo de disseminação. Isso por que como nós criamos o release, ouvimos bem mais que os outros sons, então resolvemos não colocar. Mais uma vez, provavelmente uns 5 poderiam estar nessa lista numa boa.

Dito isso, estes não são os melhores álbuns/ registros sonoros/ discos brasileiros de 2021, mas são os que mais ouvimos e curtimos entre os que postamos no blog! Um passeio pelo ano e pelo Brasil, em sua enorme diversidade de estilos sonoros, sotaques e ideias. Segue os álbuns e EPs linkados pra download/ streaming em ordem alfabética! 

Africanoise - 4 de Dezembro

BEl_Medula - Semente

Bonifrate - Corisco

Década Explosiva - A Distancia Entre As Cidades

Deekapz - Jewel Gems

Don L - roteiro para aïnouz, vol. 2

Dramón - Àspero

Fabio de Carvalho - Anjo Pornográfico

FBC & Voohr - Baile

Jotaerre - Tempestade

Kurru - Átimo_A

Leall - Esculpido a Machado

Luca Argel - Samba de Guerrilha

Lupe de Lupe - Lula

Manto - Manto

Nelson Brederode - A Charada Sincopada

niLL - Blu

Onun - Uburu

Rafa Electronics - Unflesh

Sophia Chablau e uma Enorme perda de Tempo - Sophia Chablau e uma Enorme perda de Tempo

Tálamo - Tálamo

Tetriz - Bonus Stage

Tiquinha Rodrigues - Tica

Vacilant - Tempo Bravo

Vitor Araújo - [[ M​-​I ]] LT's Post​-​Studies 

Yatho - Como me sinto hoje


Se você deixou algum passar, se joga! Ouça e dissemine! Ahh, sentiu falta de algum som que ouviu no blog esse ano?! Os comentários tão abertos, mandem ai suas listas de discos ou mimimis...

Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

5 comentários:

  1. Excelente lista! Que bom que vocês citaram Onun, Bel Medula e Africanoise. Sinto que esses álbuns passaram meio batido das demais listas. O álbum nacional que mais gostei foi o da Marisa Monte (Portas). Achei muito bom também o álbum do Tui (Castto IV) e os EPs do Hillbilly Rawhide (Madness Rawk N'Roll) e do Bando À Flor da Pele (Patuá).

    Um Feliz 2022 pra todos! Conheci muito artista novo graças à pagina de vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vlw!

      Cara, listas são recortes pessoais e se você ver bem a imprensa cultural em sua maioria tá no eixo ou é pautada por ele, inclusive com relação aos streamings, por isso sempre existem esses albuns que mereciam mais espaço e não tem.

      Como a gente é indie, nordeste e comunista, a gente amplia pra mais gente conhecer mais coisas. hehehehe

      Bons álbuns, o da Marisa achei bem legal, o Patuá é muito bom.

      Bom ano pra nos!

      Excluir
  2. opa, muito bom seu trabalho aqui, musica boa que não acha por ai
    será que vc consegue a discografia do monkey jhayman ?
    obrigado por compartilhar esses sons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vlw!

      Tem um dele com o Victor Rice por aqui, de 2019, muito bom.

      O foda é que tá complexo conseguir ripar os sons dos streams, precisa ter conta paga, tá complexo!

      Rs

      Mas o que chega no mail tá rolando e se a gente achar algum outro som aparece por aqui!

      Excluir
  3. Thank you for sharing the information. Free entertainment with GTA 5 mobile is updated for free here

    ResponderExcluir