quinta-feira, 28 de julho de 2011

Coletânea Hominis Canidae - Dois Anos (2011)...



Antes de tudo, isso era pra ontem, porém nos somos relapsos e nem sempre as coisas acontecem como queremos. Nós nunca fomos os mais organizados. Esse ano conseguimos ser ainda pior com relação a comemoração de nosso aniversario. Esse mês nos chegamos a dois anos de vida virtual ativa, foram mais de 1300 postagens só no #HominisCanidae, isso só discos nacionais e bootlegs (os tais áudios não oficiais, ao vivo, em versão diferente do disco, etc). No nosso braço gringo, o #HominisAlt é mais modesto, foram mais de 500 discos estranhos de fora do pais apenas. Desenvolvemos o habito de disponibilizar um espaço pra bandas de todos os locais possíveis e isso vem acontecendo através dos links e contatos feitos através do nosso email. O lance amplificou tanto que sentimos necessidade de interagir mais com os músicos e a cena, assim criamos mais uma plataforma, com entrevistas, resenhas de discos e shows, matérias e divulgação de shows e eventos nacionais, internacionais e ate algumas promoções no #altnewspaper.

Nossas coletas começaram a exatos um ano, no primeiro aniversario do blog quando resolvemos realizar duas mixs para comemorar o ano novo. Desde então, elas se tornaram mensais, funcionando como um resumo das postagens de cada mês. Com isso, criamos um novo contato e espaço para designers, desenhistas e artistas das artes visuais e rabiscos de todo o Brasil (veja as artes). Nesta coleta de aniversario resolvemos, pela primeira vez, repetir o artista, escolhemos então o baiano radicado no Céara George Frizzo, ele foi responsável por uma das duas capas do primeiro aniversario do Hominis e um dos entusiastas e incentivadores para que as coletas fossem realizadas com freqüência.  Ele explica a arte: "Acho que é meio o fato de voces já estarem chegando no segundo ano de site, uma plataforma virtual, mas  como se fosse um animal forte, de carne e osso..." Estamos cada vez maior?! Clica no nome dele para ver mais trabalhos do camarada, que finalmente voltou da temporada germanica.


A parte sonora desta feita foi escolhida a dedo, falamos com poucas bandas, tentamos diversificar o máximo a coleta geograficamente e tambem trazer bandas que não participaram de coletas anteriores. Conseguimos então dez faixas inéditas de bandas que ja tem história por aqui e desde já agradecemos aqui o apoio das bandas participantes e pedimos desculpas pelo nosso desleixo com as comemorações. Começamos em grande estilo, com um dos novos projetos de dois hurmolders, Umreais é formada por Marinho e Fernando Cappi e transita maestralmente dentro do mundo da música instrumental, está é a segunda que eles disponibilizam (pegue a primeira) e o som só faz melhorar, prometeram um EP até o final do ano. Da terra do pão de queijo vem o rock lo-fi da banda Câmera, responsáveis por um dos registros mais legais que ouvimos este ano (Sacai!), mandaram um lado B inédito feito só pra nossa coleta (valeu a moral!). Em seguida vem o descarrego dos pernambucanos da Ex-Exus que liberaram uma faixa em pré-mix do novo disco "" que sai ainda esse ano e esta sendo produzido pelo Alex Antunes, posso antecipar que vai ser um dos registros mais legais que voce irá ouvi nesse segundo semestre. Do interior de São Paulo vem a Sin Ayuda, acho que é a banda que mais participou de nossas coletas, lançaram um belo EP esse ano pela PopFuzzRec  e agora lançam esse belo single, com folk e rock de muita qualidade. Ainda no interior paulista, a Siren Bang formada pelo mestre Sérgio Ugeda e Cláudio Duarte (Da lendária banda Diagonal) com Thiago Babalu na batera, está banda so lançou duas faixas ate o momento, ambas em nossas coletas de aniversario.

De Natal vem o rock alternativo da Venice Under Water, rock duro da melhor qualidade, faixa do novo disco que sairá no segundo semestre e vem MUITO ROCK! Voltamos a Minas Gerais e mantemos o indie rock bem alto, com o noise da nova faixa (recém lançada em videoclipe) da Lupe de Lupe que voce adquire em mp3 por aqui. Descemos para o Sul e encontramos o noise experimental de um dos projetos mais legais lançados este ano, a one man band Starfire Connective Sound, desenvolvida pelo recente e já brother Al Schenkel. Do sul pro nordeste, terras quentes de Recife com o Indie Pop da Team.Rádio, que mudou um pouco a sonoridade neste novo registro e fase da banda, mas a qualidade continua em alta. E pra fechar, entrando nos acréscimos, mas não menos importante, o Surf Music instrumental dos campinenses da Sex On The Beach que regravaram o EP deles recentemente e incluiram novas músicas e algumas mudanças (na nossa opinião pra melhor), tire suas conclusões ouvindo este petardo sonoro. Caso não queira baixar ou esteja em algum lugar onde so pode ouvir streaming, clicai...


Continue indo aos shows, ouvindo música e disseminando o som!
Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

Um comentário: