quinta-feira, 31 de julho de 2025

Hominis Canidae #182 - Julho (2025)...




Download: Hominis Canidae #182 - Julho (2025).rar (ou vá no badcamp ou archive acima)

Fechando mais um mês no bloguinho com muita música, colamos por aqui com a nossa #coleta182, referente ao mês de julho de 2025. Com esta mixtape, completamos 15 anos diretos de coletâneas mensais disponíveis em nosso blog. São 16 faixas em destaque de alguns dos álbuns lançados ao longo do mês e com um som inédito e exclusivo. Me refiro a canção instrumental "EKÓ-SER", um bolero torto e experimental composto por Gabriel Araújo, músico de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, que morou durante anos em João Pessoa e já lançou alguns bons trabalhos ao longo da carreira. A faixa, está em "LUGAR", EP visual que será lançado no nosso canal no Youtube (se inscreve ai!) e posteriormente em todos os streamings no próximo dia 8 de Agosto. Saca o som ai...


A bela arte de capa é um trabalho da designer gráfica paulista que vive em Londres Sophia Poole. Ela explicou a ideia:

"Comecei a capa com rabiscos, queria usar algum animal na composição, já que gosto bastante de desenhar eles. Mas na pesquisa para um outro projeto encontrei esses peixes em um estudo Francês antigo num site de domínio público, comecei então a experimentar composições, fiz a letra com tinta chinesa e um pincel e o 'xadrez' com tinta vermelha acrílica."

Simples, classudo, bem elegante e bem bonito. A Sophia vez por outra faz capas e projetos gráficos para artistas, além de outros trampos massas. Vale muito a pena colar no site dela e conferir vários trampos fodas que ela já fez!

É isso, ouça nossa coleta onde for possível, espero que ela te traga boas surpresas, e dissemine com os amigos! Se curte nosso trabalho, fortaleça através do nosso PIX que a chave é o nosso mail de contato: hominiscanidae@gmail.com. Ou se preferir, entre para o nosso APOIA.SE e nos ajude a manter a firma funcionando.

Continue indo aos shows, comprando merch dos artistas que curte e disseminando a #musicabr!
Tags:  , , , , , , , , , , , , ,          

quarta-feira, 30 de julho de 2025

GRINGOS DE JULHO: Tá cansado da mesmice dos streamings?! 7 dicas fodas de sons do mundo pra quem curte mergulhar no desconhecido...


Penúltimo dia do mês por aqui e aportamos com nosso post gringo de Julho de 2025. Como já falamos, não vamos mais fazer playlists nos streamings. Mas melhor que isso, trazemos por aqui alguns álbuns e EPs bem interessantes e recém lançados na música esquisita do mundo pra vocês conhecerem. Desta vez, 7 álbuns e EPs com sons que vão do post alguma coisa pesada a música ao piano calminha, passando por eletrônico, psicodelia e experimentações diversas. Na capa deste post, o quadro At the Piano,do pintor e dramaturgo americano James Abbot McNeill Whistler (1834–1903), que nasceu num mês de Julho em Massachusetts. Abaixo, os álbuns e EPs que curtimos muito neste mês. Vários trabalhos foram lançados por esses dias, alguns até inéditos nos streamings e apenas no bandcamp. Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve por completo e não aos pedaços:


The Color of Cyan - As Human (Álbum/ Porto Rico)


Terceiro álbum do trio instrumental de Porto Rico que vive em Chicago. As Human apresentam 7 faixas que misturam elementos de rock instrumental e música clássica, com uso de violinos e outros elementos acústicos, além de camadas de música eletrônica. Neste trabalho, a banda aprofunda sua exploração desses espaços liminares — onde memória e instintos inflam e se contraem como ondas contra uma praia esquecida. As melodias do quarteto de cordas circulam e se expandem, adicionando profundidade ao álbum. O trabalho chega dia 5 de Setembro em todos os streamings e em vinil, mas já dá pra ouvir no bandcamp da banda:




w-berg - Atacama (Álbum/ Alemanha)


Produtor alemão com vasta produção na música eletrônica e Atacama, se não me engano, seu primeiro trabalho cheio ao chegar nos streamings em fevereiro desse ano, é um passo no infinito mundo dos synths. Numa homenagem ao deserto chileno, o artista meio que usa a amplidão do espaço para compor seis peças instrumentais contemplativas. Com bom uso de beats suaves e o brilhantismo de synths vintages, o trabalho beira aquela ideia de retro futurismo presente em vários trabalhos de outros tempos, mas que se conectam com um futuro utópico, o que faz do registro um trabalho contemporâneo e muito preciso para seu tempo. Ouça no seu streaming preferido ou no bandcamp:





Theorem Of Joy - FEUX (Álbum/ França)

De 2017 até a atualidade, o quinteto francês vem quebrando as barreiras do jazz, sempre atrelando a música contemporânea e mais ligada ao seu país de origem, com nuances de indie e folk. FEUX é seu terceiro álbum, que apresenta 11 faixas, 9 inéditas e duas novas versões, que misturam uma infinidade de elementos sonoros e também influências, mas que estão intimamente ligadas ao oriente. Neste trabalho a banda busca um olhar sobre o mundo e uma viagem interior. O fogo, elemento paradoxal por excelência, simboliza tanto a destruição como o renascimento, remetendo-nos para a nossa própria movimentação no processo vital. O álbum será lançado (inclusive fisicamente) apenas em Setembro, mas já está no bandcamp da banda e vale muito conhecer:



Guillermina Perrino - Florece (Álbum/ Argentina)

Primeiro álbum solo da carreira da pianista argentina de La Plata, após uma série de EPs. Florece tem 8 temas instrumentais e melancólicos feitos ao piano pela eximia compositora. Gravado no estúdio Camarón Brujo em Buenos Aires. O trabalho é uma coleção de composições originais que habitam um ambiente delicado, melancólico e com enorme honestidade nas gravações. Cada peça é cuidadosamente trabalhada, onde o piano respira, range e murmura. A produção foi feita para que o ouvinte perceba todos os mecanismos, o peso das teclas, o ar que envolve cada nota. “Mais do que um álbum, Florence é uma experiência sonora e emocional. Um trabalho que não busca respostas, mas companheirismo”, comenta Guilhermina. Ouça nos streamings ou diretamente no canal da artista aqui:




Benjamin Gibert - NIGHTINGALES (EP/ França)

Benjamin é um artista da dança contemporânea que gosta de explorar sonoridades e emular em beats eletrônicos. Ele coleta material sonoro bruto — usando um microfone e um caderno — e então brinca com aninhamento, soldagem, fragmentação e fusão de sons. NIGHTINGALES é seu terceiro lançamento, um EP de 4 faixas eletrônicas e com uma pegada instrumental vibrante. gravação de campo é sua principal ferramenta, que ele combina com texturas eletrônicas, estruturas rítmicas em evolução e um uso singular da voz: sem palavras ou linguagem, tratada simplesmente como material bruto, orgânico e vibrante. Em teoria, o EP deveria estar em todos os streamings, mas por enquanto apenas no soundcloud:



Sherif DAHROUG - DICHOTOMY  (Álbum/ França)

O aclamado produtor, pianista e compositor franco egipcio está de volta em um novo trabalho um tanto abstrato. Dichotomy, novo trabalho do artista, com 5 faixas instrumentais longas ao piano. É um ritual sonoro — um vasto templo interior onde ressoam os ecos do nascimento primordial do cosmos. Versando sobre a dualidade, tão presente na filosofia egípcia, o trabalho apresenta um ciclo de cinco metamorfoses simbólicas, este poema tonal se desdobra como uma jornada impressionante e ritualística, onde a bimodalidade transcultural se entrelaça com as estruturas polares intrínsecas ao pensamento egípcio. Tudo isso com muita sensibilidade ao piano. O trabalho está nos streamings e aqui:



Rena Jones & KiloWatts - Caesura Remixed (EP/ Estados Unidos)

Rena é polímata, toca violino, violoncelo e sintetizadores, o que fez com que mergulhasse a fundo na música eletrônica, trabalhando para vários projetos e artistas das mais diversas áreas. Jamie (Kilo)Watts é um produtor talentoso e bastante experiente, que vem lançando bons trabalhos há quase 20 anos. Em 2024, os dois produtores lançaram Caesura, primeira parceria de ambos, e agora retornam com um EP de remixes bem interessante. São 4 peças instrumentais nas quais os 2 produtores e alguns convidados exploram e reinventam as faixas originais do trabalho anterior. Prato cheio para quem curte música eletrônica e abstrações sonoras. Em todos os streamings e no bandcamp:



Curtiu os sons?! Diz pra nois seu preferido no comentários e espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

terça-feira, 29 de julho de 2025

Lea Arafah - Ao Vivo na Casa Gramo (2025)...




 Lea Arafah
[aka Blua Discórdia] travesti neurodiversa, artista transdisciplinar, musicista, chef y musicoterapeuta, atua desde 2007 na cena de música experimental improvisada do Brasil e já viajou por 20 países performando solo e em colaboração com outres artistes. Seu instrumento principal é o contrabaixo, mas sua voz e mãos manipulam diversos objetos sonoros na convecção de gestos espontâneos e na confecção de seus paisagismos sonoros. Gravação ao vivo na Casa Gramo (Festival Gramix – 25/05/2025). 

Tags:  , , , , , , , ,          

Senndy - Aruanda (2025)...




Primeiro disco da carreira do rapper mineiro, projeto já está disponível nas plataformas digitais, via Symphonic, e conta com participações de Teto e Vulgo FK Ancestralidade, espiritualidade e reencontro com as origens. É com essa proposta que o rapper Senndy lança, nesta sexta-feira, o primeiro álbum da carreira: “Aruanda”. Composto por 15 faixas, o projeto estreia nas plataformas digitais, via Symphonic, e conta com participações de artistas nacionais e internacionais – entre eles, Teto, Vulgo FK. “Aruanda” faz referência a um conceito presente em religiões de matriz africana, geralmente compreendido como o “céu” ou uma dimensão espiritual de paz e sabedoria. A partir desse conceito, Senndy traz em suas composições um paralelo com a realidade de um jovem negro e artista, que não pode se deixar abalar pelas imposições da sociedade e pelos desafios da carreira para alcançar o seu próprio paraíso... Continue Lendo no Jornal do Rap

Tags:  , ,          

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Quem é você Alice? - gambito de belgrado (2025)...




Quem é você Alice? lança o single “gambito de belgrado”, marcando uma fase diferente para a banda. A 'QEVA' conquistou meio milhão de streams em seu último lançamento, o que culminou em uma turnê pelo Brasil, levando o rock alternativo gaúcho a diferentes palcos e públicos. A banda de Porto Alegre transita entre shoegaze e indie-folk em uma faixa delicada e dolorosa explorando sentimentos intensos de conflito e aceitação diante de coisas que não vão voltar. Após um período de pausa e reorganização, a banda retomou sua trajetória em Junho de 2025 e continua trazendo novos lançamentos. A música explora lembranças, sentimentos não resolvidos e o processo de entender que nem tudo volta. Os violões formam uma cama, trazendo suavidade e nostalgia. Enquanto as guitarras aéreas se conformam com uma batida direta e solene. Trazendo um cenário de ilusões e quebra de realidade junto à letra que revisita memórias sensíveis...

Tags:  , , , , ,          

Jorgens - O Passado é Agora (2025)...




A Jorgens, banda de rock alternativo que vem se destacando na cena independente com letras viscerais sobre o cotidiano urbano e as angústias da juventude, anuncia o lançamento de seu aguardado segundo álbum: “O Passado é Agora”. O trabalho reforça a evolução artística do grupo, que tem conquistado cada vez mais espaço com seu rock autoral e influências marcantes da música brasileira. No novo disco, a Jorgens mergulha em uma estética “orgânica e vintage” , explorando sonoridades cruas ao flertar com o indie rock, emo e grunge. Guitarras sujas, baterias quebradas e a ausência de sintetizadores reforçam a proposta de um som direto, autêntico e fiel à formação clássica de banda. Gravado no tradicional Nimbus Studios, em São Paulo, “O Passado é Agora” apresenta 11 faixas que refletem um processo criativo intenso, desenvolvido ao longo de 10 meses e finalizado em apenas 6 dias de gravação — um verdadeiro registro da urgência e da energia da banda...

Tags:  , , , ,          

domingo, 27 de julho de 2025

Isaackito, Charel - Mobile Studio Bahia (2025)...




Em fevereiro de 2025, Isaackito e Charel viajaram pelo estado da Bahia, Brasil, com seu estúdio móvel. De Salvador a Itaparica, gravaram 16 artistas que conheceram por lá, em ambientes simples, animados e muitas vezes improvisados. O álbum Estúdio Móvel Bahia 2025 reúne essas faixas, construídas a partir de instrumentais produzidos por Isaackito, trombonista da Malka Family, e Charel, guitarrista, percussionista e vocalista da banda brasileira Banda de Rolê...

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 26 de julho de 2025

Vauruvã - Mar da Deriva (2025)...




Download: Mar da Deriva (2025).zip (Ou vá no bandcamp acima)

Uma travessia poética entre a ancestralidade, o tempo e a transcendência. Assim tem sido a obra de Caio Lemos e Bruno Augusto Ribeiro no Vauruvã. Desde a estreia com Manso Queimor Dacordado (2021), cada novo trabalho de estúdio nos convida a mergulhar em narrativas existenciais que combinam a ferocidade do black metal atmosférico com elementos que incorporam a música brasileira de forma sempre particular. Terceiro e mais recente álbum de estúdio da dupla, Mar Da Deriva (2025, Independente) segue essa mesma cartilha, contudo livre de qualquer traço de previsibilidade ou estrutura formulaica. Sequência ao material entregue em Por Nós da Ventania (2022), o disco mais uma vez destaca a capacidade dos dois artistas em jogar com os instantes, arremessando o ouvinte de um canto a outro da obra que cresce de forma colossal... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , , , , ,          

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Sotam, Rob - Nos Tornamos Estranhos (2025)...




Depois de ultrapassar a marca de 10 milhões de plays com o EP Para Nunca Nos Tornarmos Estranhos, o rapper Sotam apresenta a segunda e última parte dessa narrativa com o lançamento de Nos Tornamos Estranhos, novo trabalho que chegou às plataformas digitais na no final de junho. O projeto foi construído em parceria com o produtor musical Rob e traz uma reflexão madura sobre o distanciamento emocional e o fim de relações que antes pareciam inabaláveis. A história que começou com a tentativa de reconciliação no primeiro EP agora mergulha na indiferença entre duas pessoas que já foram íntimas... Continue Lendo no TMDQA

Tags:  , ,          

Meus Amigos Estão Velhos - Falsa Alegria (2024)...




Formada por nomes conhecidos da cena rock ‘n roll de Salvador, a Meus Amigos Estão Velhos surgiu como um “supergrupo de rock pesado”, mesclando influências do grunge, rock setentista, stoner, punk rock, entre outros. Essa foi a tônica do primeiro EP, “Mojave Mojito“, de 2019. Em 2022, lançaram o segundo EP, “Soa como Caos”, na mesma “pegada”, mas já apontando para outras direções.  Em novembro de 2024, a banda lança o álbum “Falsa Alegria“, no qual apresenta uma nova sonoridade (e um novo integrante, o tecladista Silvio de Carvalho), com um maior destaque para as melodias, guitarras mais limpas e maior experimentação (inclusive com o uso de violoncelo, trompete e flugelhorn – não me perguntem que diabos é esse último…)... Continue Lendo no Bahia Rock

Tags:  , , , ,          

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Lô Bento - PRESSA NÃO CRIA RAIZ (2025)...




 A cantora e compositora goiana Lô Bento acaba de apresentar ao público seu novo trabalho, o EP “Pressa Não Cria Raiz”, um projeto sensível e poético que reúne cinco músicas autorais inéditas e um videoclipe exclusivo. A artista reflete sobre a importância de respeitar o tempo dos sentimentos e das relações, permitindo que criem raízes com profundidade e significado. Gravado em formato acústico, o EP traz arranjos orgânicos e letras que transitam entre a delicadeza e a densidade emocional. “As letras em português – com direito a alguns versos em francês e espanhol – unidas aos arranjos acústicos, criaram uma atmosfera intimista que convida o ouvinte a refletir e se conectar com suas próprias experiências”, comenta Lô Bento... Continue Lendo no Jornal Opção

Tags:  , , , ,          

Votú - EP2 (2025)...




Download: EP2 (2025).rar

O artista queer e experimental Votú lança seu novo EP com 4 faixas explosivas. O projeto mergulha em funk, hyperpop, queer club, EDM e psytrance, entregando um trabalho energético, sombrio e provocativo, feito para as pistas e festas dissidentes. Com beats acelerados, texturas futuristas e atmosferas noturnas, Votú reafirma sua identidade sonora e crava seu nome na cena queer e eletrônica brasileira. No currículo, o artista tem colaborações com Rihanna, Arca, Linn da Quebrada, trilhas para Nike, Carolina Herrera e dois anos de produção musical no estúdio da Vogue UK. Além disso, é residente do coletivo Trembase, destaque da cena mineira....

Tags:  , , , , , ,          

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Gustavo Ortiz - Desafogo (2025)...




“Desafogo” é uma daquelas palavras que a gente está acostumado a ler mas, em vários casos, nunca parou para ver o significado – uma palavra ligada ao fim de algo que oprime, pressiona, sufoca. No caso do EP do paulista Gustavo Ortiz, ela conceitua um repertório que fala sobre formas diferentes de viver. Mas apontando também para os tais momentos em que a opressão diária dá um tempo. O clima também é de denúncia, e muita. A faixa José, João, com Romulo Fróes, foi lançada em single no simbólico 1º de maio, e é dedicada ao pai de Gustavo, um ex-caminhoneiro que começou a trabalhar ainda na infância, e morreu de covid poucos dias antes de receber a vacina – o clipe traz imagens do aniversário de 3 anos de Gustavo, com o pai entre os presentes, A faixa-título, composta há 16 anos, fala sobre como às vezes é complicado apenas esquecer dos problemas e descansar. Botafé propõe, na letra, liberdade para ser, ao mesmo tempo, silêncio e barulho... Continue Lendo no Pop Fantasma

Tags:  , , , , ,          

Lyzz Hana - Os 5 Elementos (2025)...





 A artista independente Lyzz Hana lança no dia 5 de junho seu primeiro EP instrumental, intitulado “Os Cinco Elementos”. A obra autoral mergulha em atmosferas etéreas e nostálgicas, unindo gêneros como synthwave, dream pop e psicodelia, com fortes influências dos anos 80, de videogames retrô e do universo espacial. Inspirado na filosofia hindu, o projeto é composto por cinco faixas instrumentais que representam os elementos fundamentais da natureza... Continue Lendo no Up Date Charts

Tags:  , , , , , , ,          

terça-feira, 22 de julho de 2025

Atalhos - A Força das Coisas (2025)...




Direto do interior paulista, mais especificamente de Birigui, o duo Atalhos apresenta seu novo álbum, A Força das Coisas, uma fusão elegante de literatura, profecias e art rock com um tempero marcante de dream pop e pós-punk dos anos 1980. Assim, Gabriel Soares e Conrado Passarelli parecem ter encontrado um ponto exato entre nostalgia e frescor, criando algo que soa familiar e, ao mesmo tempo, inesperado. Logo na abertura, Assim falou Zaratustra já nos transporta diretamente para a atmosfera onírica do Echo and The Bunnymen e a melancolia pop de The Smiths. Em Anjo Mau, a participação da chilena Antonia Navarro adiciona um toque gótico delicado, que remete às melodias serenas dos britânicos do The Sundays... Continue Lendo no Under Floripa

Tags:  , , , , , ,          

Alan Morais e os Doidos da Asa - A Voz e o Verso (2025)...




 O cantor, compositor e DJ Alan Morais lança, no dia 30 de abril, seu primeiro LP,  “A Voz e o Verso - Alan Morais e Carlos Nóbrega”, seguido de sessão de autógrafos. No palco, o artista será acompanhado por sua banda “Os Doidos da Asa”, formada por Vitoriano (baixo e teclado), Bruno Rafael (guitarra e baixo), Isis Jucá (flauta, backing vocal e percussão) e Rami Freitas (bateria) e terá a participação especial dos cantores Paulo Araújo e Andrea Bringel. Com 12 faixas de autoria de Alan Morais, 11 delas em parceria com o poeta cearense Carlos Nóbrega, o álbum tem direção e arranjo de Caio Talmag, filho de Carlos Nóbrega. O disco tem participação especial de músicos cearenses como Paulo Araújo, Pantico Rocha, Alan Kardec, Jean Michel e Silas Rabelo... Continue Lendo no Reino Literário BR

Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Bruno Benitez - Mente Baila (2025)...





"Mente Baila', quinto álbum do artista Bruno Benitez, conhecido por ser um dos expoentes da música Latino-Amazônica feita no Pará. Neste novo trabalho Bruno amplia as suas conexões Pan-Amazônicas, estendendo também suas fusões musicais até a região platina do nosso continente, explorando ao máximo suas vivências e raízes genéticas, que percorrem sonoridades que vão da Amazônia ao Uruguai. Mais uma vez Bruno confia a produção do álbum ao músico e produtor Félix Robatto, que já assinou a produção de trabalhos anteriores do artista. Com uma concepção que aborda a Amazônia como integrante cultural do território latino- americano, Bruno Benitez cria conexões entre ritmos como a cumbia villera, chicha, guitarrada, rumba, tecnobrega, candombe e até mesmo com o romântico bolero, apresentando músicas que trazem letras ora cantadas em português, ora em espanhol, abordando diferentes temáticas, desde questões sociais, ambientais, até músicas que descrevem as festas amzônicas na beira do rio...

Tags:  , , , , , , ,          

Umbu - UMBU (2025)...





Download: UMBU (2025).rar

 A banda Umbu acaba de lançar seu primeiro álbum homônimo. São 12 faixas que misturam batuque afro-gaúcho, sampler, poesia falada, ritmos brasileiros, latinos e caribenhos, além de beats, sintetizadores e muita história pra contar. O trabalho chega com um álbum visual que pode ser visto no youtube que linkamos acima. O álbum será lançado ao vivo em Porto Alegre dia 2 de Agosto na Casa Trama...

Tags:  , , , , , ,          

domingo, 20 de julho de 2025

Alcoóliques - FDS! (2025)...




Download: FDS! (2025).zip (ou vá no bandcamp acima)

 Novo EP da banda punk garageiro da zona norte de São Paulo Alcoóliques. São 5 faixas pra curtir o final de semana naquela pegada frenética e divertida...

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 19 de julho de 2025

Igor B. - Não Posso Parar Ao Vivo Na Infinu (2025)...




Após o aclamado lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, Não Posso Parar (2024), em novembro de 2024, o versátil cantor e compositor Igor B. eleva sua arte a outro patamar com o lançamento do seu primeiro álbum ao vivo. Gravado durante o show de estreia do álbum na casa icônica Infinu, em Brasília, o show capturou a energia visceral do artista baiano radicado na capital federal, transitando com fluidez entre R&B, Rock Alternativo e Soul, sem abrir mão de elementos do pop, samba e música nordestina... Continue Lendo no RockStage

Tags:  , , , , , , ,          

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Mavalda - Mavalda (2025)...





Três anos após se firmar como uma das mais potentes bandas de hard rock do Brasil, a Malvada retorna em 2025 com um trabalho autointitulado que representa não apenas um novo capítulo na trajetória do grupo, mas também sua estreia em nível internacional, lançada pela respeitada gravadora italiana Frontiers Records. Com produção de Giu Daga premiado com três Grammys Latinos, o disco reúne força, identidade, maturidade e uma sensibilidade que poucas bandas conseguem equilibrar em um primeiro lançamento global. Formada atualmente por Indira Castilho (vocal), Bruna Tsuruda (guitarra), Juliana Salgado (bateria) e Rafaela Reoli (baixo), a Malvada entrega um álbum que é, ao mesmo tempo, enérgico e emocional, com composições em português e inglês, dando corpo à versatilidade da banda e sua proposta de conquistar diferentes públicos... Continue Lendo no Disconecta

Tags:  , , , , ,          

Tela Azzu - Pedra (2025)...





Tal qual um meteorito vindo de uma parte alienígena do universo diferente do nosso, Pedra é o resultado da conexão da Tela Azzu com esse universo distante dos nossos convencionais riffs guitarrados, algo que também ajuda a expressar que o nosso compromisso é com o som independente de gênero, texturas, ritmos, instrumentos, onde aliás, são usados objetos como garrafa de cachaça, brinquedos de gato, isqueiro, bacia d'água, latinha de cerveja e dentre outros emissores de sons perfeitamente peculiares. HA! outra informação que talvez possa agregar com o tempero da curiosidade ao escutar é saber que houve um problema no meio da gravação que quase ceifou a existência de duas músicas, que mais tarde foram recuperadas num processo doloroso de garimpo digital num hd externo esculhambado (as faixas 3 e 4; Meta & Chefão), e que nos orgulhamos muito das parcerias que houveram nesse trabalho, afinal, finalmente lançamos a primeira música da qual a letra foi composta por um não-integrante da banda, nosso querido amigo de infância Thayron Graco (Varadouro Sound System) responsável pela letra de "Menino", faixa que abre o EP, além da participação de Breno Félix na 4° faixa "Chefão" , do qual temos uma conexão que vai além da arte, e por mas não menos avassalador, a presença de um sensibilíssimo e sutil backing vocal da artista Carolis na última faixa "Moído"...

Tags:  , , , , , ,          

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Banda De Pau E Corda - Sonhos de Uma Noite de São João (2025)...




Com mais de cinco décadas de trajetória, a Banda de Pau e Corda lançou, nesta quinta-feira (19), um novo EP intitulado "Sonhos de uma noite de São João". O trabalho chega no mesmo momento em que o grupo é anunciado como o grande homenageado do São João do Recife em 2025. O projeto reafirma a identidade da banda ao conjugar a base do forró tradicional com arranjos sofisticados e uma interpretação marcada pela sensibilidade. A novidade inclui também uma releitura inédita de "Drão", clássico de Gilberto Gil, em versão alinhada à sonoridade do grupo. Com arranjos assinados por Zé Freire e produção musical de Alexandre Baros, o EP passou por mixagem e masterização de Junior Evangelista... Continue Lendo no JC

Tags:  , , , ,          

Gloios - Polvorosa (2025)...





 "Polvorosa", novo trabalho do projeto paulista Gloios,  é um álbum etéreo de música experimental que, durante a produção, começou como algo diferente do que se tornou. Hoje, é primariamente um álbum sobre ansiedade, mas com um quê de esperança na melhora; de aceitação. No final, é uma bagunça que traz elementos de post-rock, música brasileira (MPB, forró, samba, xote, baião), música ambiente, metal, art rock, art pop, dream pop e emo. É justo pensar que esse álbum é uma continuação (ou consequência) do "Natureza Errada", porque ainda tem uma aura de morte e de luto pairando no som, mas o foco aqui é o de contemplar a desordem das coisas e tentar manter o controle...

Tags:  , , , , , , , ,          

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Ovo Frito - Segunda Pra Ti (2025)...




 No dia 15 de junho, domingo, às 20h, a banda Ovo Frito sobe ao palco da Casa Trama para o show de lançamento do seu segundo EP: Segunda Pra Ti, trazendo temas existenciais e sensíveis, criando pontes entre frustrações e os amores puros da juventude. Produzido por Diogo Brochmann (guitarrista da banda DINGO), o EP reflete um amadurecimento sonoro e emocional da banda, com arranjos que transitam entre folk, funk, rock e MPB e apresentam uma sonoridade neotropicalista “mais seca e groovada”, sem abandonar ao sentimentalismo, característica do primeiro EP. Ativa desde 2021, Ovo Frito nasceu da união de Tita (voz), Jô Freitas (baixo) e Pedro Freitas (guitarra), Régis Eric (bateria), buscando um estilo que se inspira na contemplação eufórica do rock psicodélico e na apropriação urbana da MPB... Continue Lendo no Matinal Jornalismo

Tags:  , , , , , ,          

Alberto Continentino - Cabeça a Mil e o Corpo Lento (2025)...





Ana Frango Elétrico, Maria Luiza Jobim, Moreno Veloso, Dora Morelenbaum, Nicolas Geraldi, Qinhones, Zé Ibarra e Antônio Neves são apenas alguns dos artistas com quem Alberto Continentino esteve diretamente envolvido nos últimos anos. Figura onipresente da cena carioca, o músico prova que, mesmo convidado a colaborar em diferentes projetos, tem sempre um tempo de sobra para se dedicar aos próprios trabalhos. E isso fica bastante evidente no esmero aplicado em Cabeça a Mil e o Corpo Lento (2025, Risco). Terceiro e mais recente álbum de inéditas do multi-instrumentista, cantor, compositor e produtor carioca em carreira solo, o registro é tanto uma manifestação da grandeza e maturidade de Continentino em estúdio, como uma extensão natural de tudo aquilo que o artista tem incorporado nas colaborações em que esteve envolvido... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , , , ,          

terça-feira, 15 de julho de 2025

Juliano fm Costa - Chamar Alguém de Amor (2025)...




O músico e escritor Juliano Costa explora em seu novo álbum, Chamar Alguém de Amor, os sentimentos do começo de um relacionamento e a criação de uma obra temática. O disco conta a história de um casal apaixonado e acentua a beleza de amar sem a ilusão de que tudo é perfeito. Este enredo é muito bem construído e deixa o ouvinte ansioso para saber o desfecho da história desses personagens que estão tão perto da nossa realidade. Chamar Alguém de Amor traz uma mudança de tom na forma que Juliano se expressa em canções românticas. O músico contou ao Música Pavê como foi mudar para uma visão otimista do amor  e as dificuldades e recompensas de sair da sua zona de conforto composicional... Continue Lendo no Música Pavê

Tags:  , , , ,          

Melissandra - Mapará (2025)...




Pop amazônico, folclore, ficção ancestral, funk, trap e carimbó: tudo isso se funde no terceiro álbum da artista trans paraense Melissandra. Mapará (2025) conta a história da personagem Nik Lamento, inspirada no folclore da Amazônia. Essa lenda reza que, após ser violentada e perseguida, Nik renasce pelas águas do rio e vira o peixe Mapará. Tratar de uma personagem travesti e amazonense é algo caro à artista paraense. Da música às imagens que a caracterizam como Mapará, tudo foi criado para apontar causas importantes. "Quando falamos da Amazônia, a luta de gênero perpassa a luta pelo território. Tentamos retratar esses aspectos em uma parte do photoshoot do disco, onde podemos perceber NIK presa em uma rede de pesca cheia de lixos", conta ela... Continue Lendo no site da Revista Noize

Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Zuza - Quem Ta É Noix (2025)...




O cantor e compositor paulistano Zuza lançou nesta sexta-feira (30) seu álbum de estreia, intitulado Quem Tá É Noix, que está disponível em todas as plataformas digitais. O trabalho reúne dez faixas que mesclam samba com elementos de rap, funk, trap e reggae, contando com participações de artistas como Rappin’ Hood, Spinardi (Haikaiss), Pedro Qualy, MC Leh, entre outros. Produzido por DJ Hyago, conhecido por trabalhos com MC Hariel, MC PH e MC IG, o álbum apresenta letras confessionais que exploram temas como superação, fé e amor. Zuza destaca que a música foi fundamental em sua trajetória... Continue Lendo no Portal Rap Mais

Tags:  , , ,          

Guias Cegos - Niquim (2025)...




 Direto das ruas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, a banda Guias Cegos lança seu primeiro EP, “Niquim”, obra que mistura arte, denúncia e poesia com uma sonoridade única. Fruto do projeto Sons do Subúrbio, o trabalho funde samba, MPB, trap e ijexá, exaltando resistência e memória com versos que falam de fé, dor, beleza e luta. Formado por Bala de Ogum, Daniele Menezes, Xaves e Ueslei Nascimento, o grupo nasceu em 2019 a partir de intervenções artísticas em praças e ruas da cidade. Desde então, vem marcando presença nos espaços públicos com uma linguagem musical original e engajada, destacando a força criativa da periferia soteropolitana... Continue Lendo no Portal Diaspora

Tags:  , , , ,          

domingo, 13 de julho de 2025

V.A Replay - Da Lama ao Caos (2025)...




Depois de uma primeira temporada fenomenal focada no clássico Acabou Chorare, lançado pelos Novos Baianos em 1972 e eleito um dos 100 discos mais importantes do mundo, o Projeto Replay está de volta com sua segunda temporada. O programa estreia o novo ano pelo Canal Bis e Globoplay nesta sexta-feira (30), às 21h, e conta com uma regravação de outro álbum icônico na história da música brasileira: Da Lama ao Caos. O trabalho de estúdio que Chico Science lançou com a Nação Zumbi em 1994 ganhou novas versões nas vozes de Marcelo D2, Duda Beat, o trapper Mago de Tarso, Barbarize, Jup do Bairro, Zegon, FBC, Sofia Freire com China Ina, Uana, Chico Chico com Machete Bomb, Luana Flores com Percurtindo, Black Pantera e Louise, filha de Chico Science que tinha apenas seis anos quando o pai morreu... Continue Lendo no TMDQA!

Tags:  , , , , ,          

sábado, 12 de julho de 2025

LABRADOR - Eu Quero Morrer Num Dia De Sol (2025)...



Download: Eu Quero Morrer Num Dia De Sol (2025).zip (Ou vá no bandcamp acima)

 A LABRADOR é um projeto fundado por Theo Ladany, integrante das bandas independentes cariocas Um Quarto (¼) (midwest emo), Clava (Hardcore) e Ventilador de Teto (indie). Ele surgiu, inicialmente, como um veículo criativo durante o período letárgico da pandemia, dando liberdade para o desenvolvimento de canções que não encaixavam tão bem no som de suas bandas. Dessa forma, em 2021, foi lançado o single “Um Devaneio no Centro do Rio de Janeiro”, que determinou as características essenciais do projeto: canções fundamentadas no punk e suas adjacências, mas que não possuem medo de buscarem inspiração em outros lugares. Em 2022, o EP “Canções Simples” continuou seguindo nessa mesma trajetória. Agora, em seu primeiro disco cheio, o som do projeto finalmente se torna completo. Principalmente, pois agora o projeto foi oficialmente “promovido” a uma banda, com a adição dos músicos Luis Bernardo (Um Quarto (¼), milk & honey) na bateria, Victor Damazio (Manchester Fluminense, Sereno) no baixo e Virgínia Ballesteros no violino...

Tags:  , , , , , ,          

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Projeto RockStory - Trem De Luz (2024)...




Em um cenário musical cada vez mais diversificado, surge a RockStory, uma banda que tem como proposta não só fazer uma homenagem ao legado do rock, mas também inovar com suas próprias composições. O lançamento de “Trem de Luz”, seu primeiro disco, marca um ponto de virada na carreira do grupo, que, desde a sua formação em 2022, tem se destacado pela energia única de sua proposta e pela sua ousadia criativa. O álbum, lançado no final de 2024 em LP, é uma verdadeira viagem musical com uma mensagem de liberdade e expressão. A RockStory nasceu em Barueri-SP, com uma formação numerosa e eclética. Composta por oito integrantes, a banda reúne vozes e sonoridades que atravessam diversas vertentes do rock e da música popular brasileira. Os membros são: Marcelo Kalunga (voz), Cibeli Martinelli (voz), PH (voz, violão e gaita), Renan Pontes (voz, teclado e guitarra), Luís Dias (guitarra), Rodolfo Bento (guitarra), Leandro Frugis (baixo) e Flávio Ruivo (bateria)... Continue Lendo na Mexnews

Tags:  , , , ,          

DJ Guaraná Jesus - Ouroboros (2025)...





 Não é surpresa pra ninguém que grande parte dos músicos eletrônicos brasileiros costuma se apoiar em algumas máximas do gênero como, por exemplo, estender a duração de suas músicas ou torná-las especificamente mais densas a fim de gerar uma espécie de robustez que justifique suas habilidades. O novo álbum do DJ Guaraná Jesus, projeto de Julio Santa Cecília, Ouroboros, vai na contramão dessa tensão, e seus menos de 20 minutos provam que, compactar, também é uma habilidade – e que nele, brilha mais do que tudo. Não que seja um crime haver LPs longos, uma vez que essa é quase uma tradição enraizada na eletrônica de vanguarda, em que nomes como Aphex Twin sempre usaram do formato para comportar composições com variações estéticas voltadas às texturas atmosféricas da música ambiente, resultantes de outros processos que envolvem techno e IDM. São obras que parecem escoar melhor nesse tipo de criação. Mas a questão, de formato, deveria mirar no fato de o artista ter, ou não, repertório suficiente para estender-se (na minutagem) demasiadamente. Não é, também, que DJ Guaraná Jesus não tenha esse repertório, pelo contrário, você pode notar que há muito estudo em suas peças colocadas aqui em durações curtas e diretas... Continue Lendo no Aquele Tuim

Tags:  , , , , ,          

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Tássia Reis - Topo da Minha Cabeça (2024)...




Como uma linha de chegada que celebra as dores e delícias de um longo percurso, o novo projeto de Tássia Reis registra um ensaio de movimentos introspectivos e reconexão com sua ancestralidade, para então reafirmar: “‘Topo da Minha Cabeça’ é o ponto mais alto e mais importante a se chegar, é o ponto que almejo, é o topo que quero e vou conquistar”. O quinto álbum em sua discografia marca também o seu retorno para si mesma sendo versado ao longo de 10 faixas. Com produções de Barba Negra, EVEHIVE, Felipe Pizzu, Fejuca e Kiko Dinucci, e participações especiais de Criolo e Theodoro Nagô, Topo da Minha Cabeça sintetiza as misturas que foram sendo costuradas pela artista paulista ao longo do processo, unindo o Soul, Samba, Rap, Drill, Funk, R&B, Jazz e muito mais por um olhar afrofuturista. O novo álbum já está disponível nas plataformas... Continue Lendo no Midia Ninja

Tags:  , , , , , , ,          

Beto Viana - Matriz Infinita do Sonho (2025)...




Cantor e compositor pernambucano, Beto Viana apresenta ao público o primeiro álbum de estúdio da carreira, Matriz Infinita do Sonho (2025). Com lançamento pela YB Music, o trabalho tem produção assinada pelo próprio artista em colaboração com Rafa Prestes e o sempre inventivo Negro Leo, proposta que leva o repertório de nove canções para outros territórios criativos. “Matriz Infinita do Sonho é um disco de muitas camadas“, escreveu o artista no texto em que apresenta o material... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , ,          

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Pranto - Innocent (2025)...





 Nascida em 2023 na cena musical do Alto Oeste Potiguar, a banda pauferrense Pranto tem se destacado por uma proposta ousada e profundamente humana: transformar o luto e a complexidade dos sentimentos em música. Com uma sonoridade ancorada no rock alternativo, o trio entrega composições autorais que mesclam peso emocional e energia vibrante, buscando um equilíbrio potente entre a introspecção e o impacto sonoro. Formada por Jadson (vocal e guitarra), Shirley (bateria) e Paulo (baixo), a Pranto rapidamente conquistou seu espaço em eventos independentes da região, como o “No Alto Oeste é Assim Fest” e o “Massa Geral Fest”. Suas apresentações ao vivo são elogiadas pela identidade sonora consistente e pela entrega apaixonada que busca uma conexão direta e genuína com o público... Continue Lendo na Bolsa de Discos

Tags:  , , , , ,