sábado, 24 de junho de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Uma festa sonora nem um pouco junina com os nossos sons do mundo de Junho.


Playlists Top 20 de Maio: Spotify | Deezer | Tidal (siga/follow)

Chegamos com o nosso post de Junho de 2023 dos GRINGOS DA SEMANA por aqui. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos virar quinzenal ou até voltar a ser semanalmente. Abaixo, texto sobre os álbuns e EP, que curtimos bastante e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem.

A playlist deste mês tem momentos de canções eletrônicas abstratas, presença marcante do jazz e momentos ambients calminhos calcados na musica eletrônica, mas bem interessantes.

Vale destacar o jazz com suingue brasileiro, na interpretação do músico francês Benoit Crauste para uma composição de Itiberê Zwarg. A baita faixa com elementos de música clássica e jazz do projeto belga Chamber Jazz Consort (tem até um video bem legal). E o novo single do beatmaker porto riquenho JRMR, todos na atualização da nossa playlist.

Leia sobre os álbuns em destaque abaixo, esse mês fomos mais sucintos nos destaques, mas todos muito interessantes:

Dan Webb - Sunshine​/​Dialogue (Álbum/ Australia)

Dan é um músico e produtor de Melbourne. Ele passou os últimos 4 anos realizando entrevistas com vários artistas, desde consagrados ganhadores de grammy, até novos nomes que surgem diariamente em todas as cenas. A partir dessas entrevistas, ele criou seu quarto álbum Sunshine/ Dialogue, com 12 faixas cheias de experimentos sonoros. Ele até samplea falas de Greg Saunier (da banda Deerhoof), um dos nomes que ele entrevistou, respondendo sobre o que é uma música boa de forma bem filosófica. Sonoramente, o álbum todo tem um ar lo-fi bem interessante e vários momentos nos quais elementos eletrônicos e beats interagem com guitarras rasgadas, tudo feito pelo Dan. Vale conhecer e ouvir a ideia aqui: 



Spa Water - Weak Planet (Álbum/ Estados Unidos)

Projeto experimental multimídia do jovem artista visual e compositor Max Feldman, do Brooklyn. Começo dizendo que esse álbum é um experimento sonoro e audiovisual, com 6 faixas/ vídeos. Por ser um experimento, o trabalho às vezes pode soar irregular, onde umas faixas são mais interessantes e coesas que outras. Mas em geral, Weak Planet é uma peça sci-fi, que parece contar uma história através de synths e outros elementos esquisitos ao longo das 6 composições. E eu gosto de álbuns sci-fi, com ar retrô em alguns momentos e que contam histórias e narrativas, mesmo que às vezes eu não entenda. Vaporwave, darkwave, synth, experimental ambient, são termos que você pode usar de boas nesse álbum aqui e se você curte, vale apenas aprofundar vendo os vídeos ou ouvindo abaixo:



Frolin - Love is Everywhere (EP/ Noruega)

Pianista e compositor de Haugesund, Noruega, que fez da sua missão criar composições calmas, quase oníricas, que visam trazer coisas boas para nossas vidas. Ele já lançou alguns trabalhos e até já apareceu por aqui. Em Love is Everywhere, ele apresenta 4 faixas instrumentais, todas partindo do piano e com bons momentos de interação com a cama eletrônica ambient que cria entre e com as faixas. Bem bom pra meditar, saca ai:



nonRA - Imaginary Frontier (EP/ Estados Unidos)

Produtor, beatmaker e artista eletrônico de Baltimore, conheci o trabalho do nonRA ano passado, ainda no seu quarto lançamento. Digo isso porque, apesar de ter começado a lançar seus sons no final de 2021, a produção do artista é insana e já são vários EPs disponibilizados no bandcamp e nas plataformas de streaming. Imaginary Frontier é um EP de 3 faixas instrumentais, lançado em fevereiro (já saíram 3 EPs e álbum depois dele). Gosto do trabalho de synths, que são bem coesos e conectados com os beats e que também se linkam entre as faixas. É música eletrônica experimental com um ar lo-fi de quem gosta de produzir em diversas vertentes eletrônicas e lançar logo, para abrir espaço para novos sons no HD. E quando ele acerta, vai muito bem! Ouça ai:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

2 comentários:

  1. Olá,

    Deixar eu fazer um pedido um pouco egoísta, por favor, coloca a playlist dos gringos no youtube também. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil demais fazer playlists no youtube, pq entre outras coisas, tem sons que não estão no nome dos artistas (fica vários artistas o tema). Fora propaganda mais ainda entre os sons e tem que fazer na mão, um por um procurando. É foda.

      hehehehe

      Excluir