sábado, 10 de dezembro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Voltamos com o que tem chegado de mais legal entre os sons do mundo em nossos ouvidos!



Playlists: Spotify | Deezer | Tidal

Chegamos com mais um post de GRINGOS DA SEMANA por aqui. Este 3 semanas após o último, já que os lançamentos deram uma reduzida nesse final de ano e copa do mundo. Abaixo, texto sobre 4 trabalhos interessantes lançados recentemente, 2 EPS, um álbum e um clipe alucinógeno. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 da semana. Uma playlist menos estranha, mas que nem por isso deixa de ser estranha, com artistas de 13 países do mundo. Vale destacar o ótimo novo single da banda alemã globule du sang, um ambient eletrônico experimental bem envolvente. Os beats lo-fis e chill do produtor inglês inemin, em um single bem preciso. O artista sonoro australiano Brendon John Warner, lançou um álbum ambient com bons momentos no começo do mês e tem um som dele nas nossas playlists. Abaixo os álbuns destaques da semana, uma semana com ótimos lançamentos! Confere aí:

Kampala Social Club - ASTRAL (Álbum/ Canadá)

Projeto do artista de Toronto Steven Fernandez, o Kampala Social Club é uma experiência em viagens sonoras, em busca do autoconhecimento do artista e de sua conexão entre passado, presente e porque não, futuro. ASTRAL é seu segundo álbum em 2 anos, são 9 faixas instrumentais recheadas de synths e teclados bem construídos, criando um ambiente sonoro reflexivo e cheio de sentimentos. O nome do projeto é uma homenagem a um clube que existia na Uganda no início do século XX, intimamente ligado com a construção familiar e espiritual do artista e seus antepassados. Um baita trabalho de composição e conexão entre o pensar e o criar. Um eletrônico, com muito de downtempo e algumas vozes em mantra que vale ouvir na íntegra aí: 



jeunethei - TXTR (Álbum/ França)

Primeiro álbum deste jovem artista francês de Toulouse, que estuda engenharia de som e produz para ele e outros artistas ao seu redor. TXTR é um trabalho com 7 faixas instrumentais, cheias de synths e boa ambiência nos beats. É um downtempo simples, que vez por outra evolui em bons beats e sequências. Uma estreia sólida, que emociona através das sonoridades e colagens que usa ao longo das canções. Tem uma melancolia ao longo de todo o trabalho, que vez por outra também apresenta beats e bases de hip hop lo-fi e experimentações eletrônicas que vez por outra parecem trilhas. Vale conhecer e curtir o som ai:



Strulgattu & Meierkord - Ankomstkarta (Vinil/ EP - Suécia)

Strulgattu é um duo formado no verão de 2016 em Siljansnäs, totalmente alinhado aos sintetizadores e aos sons que saem deles. Meierkord é um violoncelista dedicado. Juntos, este trio musical cria paisagens sonoras melancólicas e cinematográficas inspiradas no estilo de vida rural ao redor do lago Siljan. Ankomstkarta é o terceiro lançamento deles entre álbuns e EPs, com vários singles no caminho. O trabalho tem 4 faixas instrumentais, recheadas de colagens e ambientes sonoros interessantes, com bons beats suaves e um ótimo trabalho de sintetizadores. O nome do álbum se refere ao mapa que o Instituto Meteorológico e Hidrológico Sueco (SMHI) usa para definir quando diferentes estações chegam à Suécia, cada faixa representa uma das estações do ano. Ouça ai:



Science of Sensations - Fata Morgana (EP/ Costa Rica)

Banda de rock instrumental da Costa Rica, a Science of Sensations está na estrada desde 2015, quando lançou seu primeiro álbum homônimo. Depois dele, lançaram um single em 2017 e agora retornam com Fata Morgana, EP de 3 faixas totalmente instrumentais bem trabalhadas, que mistura elementos de post-rock, psicodelia e prog rock. Marca um retorno pós pandêmico de uma banda de palco, que gosta de criar sensações nas pessoas através dos sons. Com boas linhas de baixo e bateria, sempre linkadas com solos de guitarra e ambientação atmosférica. O trabalho é uma ótima viagem sonora, ouça ai:



Minimal Orchestra - "British Drama" (Single/Clipe - França)

Pra ficar de olho no novo álbum do duo instrumental jazzístico francês de Toulouse. "British Drama" é o segundo single do álbum Lift Off, que terá 9 faixas e está previsto para Março do ano que vem. O som vem com um vídeo em animação cheio de lombras, que passam a sensação de um coquetel um tanto ácido e alucinógeno demais. Quase um curta de um indivíduo brisando num hotel chique ao som de teclados, linhas de baixo e flauta, saca ai:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário