quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

XX discos legais que você deveria ter ouvido em 2020...


Estamos chegando ao fim de um ano bastante dificil, muito dificil mesmo, quase impossivel e tudo indica que ano que vem vai ser pior. Pensei muito se seguia os rituais de fim de ano, como esse de destacar álbuns em listas pessoas e duvidosas. Mas se teve uma coisa que acalentou esse ano, foi a música produzida nesse Brasilzão sem governo e nem vacina. Tanto que chegamos ao fim do ano com a marca de 475 álbuns/EPs/ trabalhos lançados no ano de 2020 e postados no blog e mais de 512 mil visitas ao blog nesse ano. Isso porque temos mais uns 50 guardados pra soltar por aqui no ano que vem, ou seja, a produção foi insana, num ano muito dificil e isso merece no minimo, ser destacado com louvor. Ontem soltamos nossa coleta mensal de número 127 (confira aqui), seguimos firme mostrando da maneira mais diversificada possivel a música produzida no país.

Estes não são os melhores álbuns/ registros sonoros/ discos brasileiros de 2020, mas são os que mais ouvimos e curtimos! Um ano que teve como grande destaque um álbum foda lançado em Janeiro (Rastilho é foda mesmo!) e um "retorno aos holofotes" de um dos maiores nomes da música brasileira, que na realidade nunca esteve ausente da música feita por aqui (o Rastilho também é sobre Mateus Aleluia). Já que falamos do Kiko Dinucci, vale dizer que o Thiago França previu o isolamento antes da pandemia acontecer e lançou um baita registro do relacionamento dele com o sax. 

Muita gente atacou de beatmaker em 2020, o baixista Marcelo Cabral foi um deles, mas poucos acertaram como ele. Outro beatmaker, que já criava beats antes de ser modinha, que acertou em cheio foi o gringo paraibano Riegulate. Lá do sul, outro beatmaker antes de ser modinha que mandou benzão foi o  Pianki. De Sampa, o trio Febem, Fleezus & Cesrv, misturou rap com funk e grime, estilo que eu nunca tinha prestado muita atenção, mas curti pacas! E concordamos que o melhor hip/hop do Brasil atualmente é o mineiro, mas quando falamos isso nos referimos ao baita álbum lançado pelo Matéria Prima e o Best Duo formado por Iza Sabino e o FBC.

Também de Minas, a banda Tarda, apresentou seu baita álbum de estreia. O Jonathan Tadeu fez o álbum mais triste do ano, poderia se chamar 2020. ÀIYÉ, o projeto solo da Larissa, finalmente lançou seu registro e deixou claro que Larissa é uma das artistas mais incriveis do Brasil. O quinteto Satanique Samba Trio segue vanguarda e presepeiro, ainda bem, que forrível! O guitarrista paulista Guilherme Held lançou um dos álbuns solos mais coletivos que já vi e que mistura boa! O pernambucano Zé Manoel abriu o coração e emocionou todo mundo. O baiano do mundo, Tiganá Santana, foi outro que emocionou bastante com seu Vida-Código.
 
O álbum do Sarine, projeto solo do Marian, batera da Deafkids e, vez outra, Rakta, me deixa zonzo toda vez que ouço, então vai com calma. O experimento sonoro da M.Takara & Carla Boregas também é um dos melhores momentos do ano. Assim como o desmonte do forro pé de serra feito pelo Trio Pó de Serra, na estreia do selo fictício, meu novo selo favorito. O punk da Futuro quase sempre bate e fica, não foi diferente no novo trampo.

Se você acha realmente um absurdo termos deixado algum trabalho de fora, tem uma aba de contatos com nosso mail e tem os comentários aqui do post onde você pode falar tudo que você curtiu e não apareceu por aqui! Segue os álbuns linkados pra download/ streaming em ordem alfabética! Se você deixou algum passar, se joga! Ouça e dissemine!

Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

8 comentários:

  1. E o disco do Wado? prá mim o melhor de 2020!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem bom também, foi dificil fazer essa lista ai. Eu consigo, sem pensar mto, lembrar de mais uns 10 álbuns que rolariam de boas!

      :))

      Excluir
  2. Só agradecer você por seu trabalho, isso sim. Grato mesmo, por compartilhar tanta coisa que não conseguiria ouvir ou saber que existe se não fosse tu.

    ResponderExcluir
  3. Meus álbuns(e um EP) nacionais preferidos de 2020:

    Machete Bomb - MXT
    Matéria Prima - Visão
    Academia da Berlinda - Descompondo o Silêncio
    Ira! - IRA
    Zeca Baleiro - Escória EP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse do Academia tava na lista dos 30! Gostei bastante também.

      O do Machete é mto gigante, tem boas musicas e outras mais ou menos. Não vou o EP do Zeca.

      Mas massa a lista!

      Excluir