domingo, 2 de outubro de 2011

Fujimo - 2038 [2009]


www.myspace.com/seasac

Download: 2038 [2009]

A história de uma viagem desde a Terra até os confins do espaço sideral para testemunhar os últimos dias de Eta Carinae, uma estrela do tipo variável luminosa azul. Uma estrela gigante, ultramassiva, mas de vida curta, que desprende sua derradeira luz diante dos olhos de um ser humano.
Esta é a ideia que há por trás das sete faixas de “2038”, o segundo álbum da banda carioca

Fujimo.“Na verdade, esse conceito surgiu por acaso. No começo, não decidimos que o disco seria sobre uma viagem cósmica”, esclarece Paulo Casaes, responsável pelas programações, teclados e alguns dos vocais do trio. “Entre as músicas que estávamos trabalhando, acabamos escolhendo para entrar no álbum as que tinham temas como estrelas, física quântica e um foguete viajando pelo espaço. Daí veio a ideia de criarmos uma narrativa com as faixas contando a história de uma viagem até uma estrela prestes a morrer.”

O Fujimo é completado pelo irmão de Paulo, João Casaes (vocalista, baixista e responsável pela maioria das letras da banda) e pelo guitarrista Nuno Virgílio Neto.

A trajetória do álbum começa em “Computação/automação” – trilha sonora para um astronauta deixando a gravidade da Terra e indo para o espaço –, passa por “Bem mais do tudo” (sobre a euforia e a serenidade de se estar no espaço), “Alpha C” (uma descrição do sistema Alpha Centauri, composto por três estrelas), e termina em “Variável azul”. No meio disso tudo, estão ainda “Velocidade de escape”, “Próxima” e “2038”, faixa que dá nome ao disco – e ano para o qual se prevê uma pane nos computadores igual à que se esperava para o Bug do Milênio; ou, por analogia, um colapso no mundo dos humanos semelhante ao que espera por Eta Carinae em algum lugar a muitos anos-luz de distância daqui.

Tags:  , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário