domingo, 31 de dezembro de 2017

30 discos nacionais que você deveria ter escutado em 2017...


Fechando mais um ano de vida desta bagaça. 2017 foi o ano mais golpe da história do Brasil. Geral perdendo direitos, de trabalho, aposentadoria, direitos sociais e ninguém reage, da até saudades da guerra dos R$0,20 centavos. Pela primeira vez na minha vida, passei um ano completo longe da minha terra natal (o país Recife) e de longe percebo como o retrocesso que tomou conta do país tem afetado a maior capital em linha reta de cabeça pequena do Brasil. Tive meu segundo moleque, a mãe reina entre homens, mas sem regalias de ambas as partes (aqui todo mundo é igual!). O Paulo teve um ano show com relação a sua vida de jornas cultural. Posso dizer que o moleque deslanchou falando da maioria dos raps bons lançados no Brasil, além de ajudar muito os artistas com este guia aqui. Este cara só me dá orgulho!

Foram postados 471 trabalhos lançados em 2017 pra download aqui no blog, entre EPs, CDS, coletâneas, etc. Foi o ano com o maior número de discos lançados desde quando começamos a prestar atenção nisso e  o número de trabalhos deste ano tende a aumentar no ano que vem. Ou seja, ao mesmo tempo que geral aderiu o streaming, muita gente também tá pondo os sons pra download e divulgação na websfera e isso é bem bacana. Ontem saiu a nossa #Coleta91, e se tudo der certo em 2018 chegamos nos três dígitos de coletâneas (para nós, uma marca impressionante).

O consumo da música mudou, a grande maioria dos músicos abraçou de vez o streaming (pago ou gratuito), o que achamos normal até, já que são as ~novas tecnologias~ e pode entrar um dindin, mas alguns até negaram o download gratuito. Respeitamos todos os artistas, mas não conseguimos ver onde o download prejudica o artista. Já que vivemos num país com uma das piores internetês do mundo e ainda consumimos bastante transporte público inadequado em todas as regiões. Na real, negar o download deixa o artista refém do streaming e achamos isso bem triste.  Porém, respeitamos todos os artistas, tanto que deixamos de postar alguns discos ao longo do ano.

Dito isso, vocês irão sentir falta de alguns nomes em nossa famigerada lista (sem ordem de preferência) e apenas com links, como fazemos sempre. Tentamos pluralizar um pouco mais a lista, então tiramos artistas que já entraram em anos recentes como Negro Leo, Jonathan Tadeu, Fernando Mota e RAKTA (geral mandou bem mais uma vez). Porém, precisamos dizer que mesmo tirando nomes repetidos e faltando alguns artistas por motivos postos acima, foi a lista mais difícil que já fizemos. E isto deixa claro o ótimo trabalho que os artistas brasileiros vem fazendo, parabéns pra geral!

Segue a lista, qualquer coisa deixa a sua lista nos comentários. Tem pra todos os gostos, quem sabe ainda dá tempo de ouvir...

Tags:  , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário