sábado, 31 de maio de 2025

Hominis Canidae #180 - Maio (2025)...



Ouça a mixtape no Youtube (Também no Youtube Music)


Fechando mais um mês com nossa já tradicional mixtape crocante, desta vez a #colet180, resumindo Maio de 2025, trazendo 16 faixas em destaque de alguns dos álbuns lançados ao longo do mês e com um som inédito. A faixa inédita que abre a MIX é um som do novo trabalho do projeto paranaense U L T R A S O N H O, idealizado pelo artista multidisciplinar Thomas Blum. "Dolce Frequentiae" é uma das faixas de "Nós Nunca Vamos Morrer", terceiro álbum do projeto que será lançado pelo nosso selo na primeira semana de junho. Um som experimental, feito por colagens sonoras e com interferência de samples de rádios da cidade natal do artista, São Mateus do Sul. Ouça na coletânea ou no nosso youtube...


A bela e colorida arte de capa é obra da mente do venezuelano radicado em Pernambuco há anos Alejandro Vargas. Além de mandar bem no design com madeira (ele também é marceneiro), ele também é produtor cultural e explicou a ideia e o processo da arte:

"Nesta capa eu fugi de tudo que tenho feito nas artes gráficas, mas usei algo do meu dia a dia e misturei técnicas. Eu fiz a primeira parte em madeira, usando a técnica de marchetaria (Essas cores de madeira que você vê aí são reais) e depois eu fiz uma intervenção digital para ter essa composição final."

Massa demais a mistura de processos, né?! Vale muito colar no perfil dele e sacar várias outras peças e artes fodas que ele faz a partir da madeira.

É isso, ouça nossa coleta onde for possível, espero que ela te traga boas surpresas, e dissemine com os amigos! Se curte nosso trabalho, fortaleça através do nosso PIX que a chave é o nosso mail de contato: hominiscanidae@gmail.com. Ou se preferir, entre para o nosso APOIA.SE e nos ajude a manter a firma funcionando.

Continue indo aos shows, comprando merch dos artistas que curte e disseminando a #musicabr!

Tags:  , , , , , , , , , , ,          

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Gringos de Maio: Um post fino, com 5 trabalhos de artistas de 4 países lançados no último mês.


Penúltimo dia do mês por aqui e aportamos com nosso POST GRINGO de maio de 2025. Como já falamos, não vamos mais fazer playlists nos streamings. Mas melhor que isso, trazemos por aqui alguns  álbuns e EPs bem interessantes e recém lançados na música esquisita do mundo pra vocês conhecerem. Tem 5 trabalhos de 4 países diferentes abaixo. 

Na capa deste post, o quadro "Paean" (1978), do pintor americano Will Barnet (1911 - 2012), que nasceu num mês de Maio.  Abaixo, os álbuns, EPs e um clipe que curtimos muito neste mês. Vários trabalhos foram lançados por esses dias.

Vale ler sobre eles e ouvir na íntegra, porque música se ouve na íntegra e não aos pedaços:


NTHNL & Sphente - Awareness of the Wind Within (Álbum/ Estados Unidos)

Este é o debute do duo eletroacústico de Nova Iorque. Especializados na exploração vibracional de expansão da consciência, os compositores combinam gongos e sopros em longas improvisações imersivas misturando fronteiras entre paisagens sonoras ambientais, performance ritual e acústica experimental. Awareness of the Wind Within é um álbum que surgiu no intuito de registrar as performances ao vivo do duo e apresenta 8 faixas bem trabalhadas, mesmo que cruas em sua essência, obras bem pensadas e que servem para quem curte contemplar o infinito através da música. Ouça no seu streaming preferido ou no bandcamp:



Yuma Yamaguchi - Concordia (Remixes) (EP/ Japão)

Yuma é um compositor japonês aclamado por seu trabalho em cinema, TV e publicidade. Neste ano ele lançou seu projeto Concordia, que consiste de uma faixa autoral em homenagem ao maior evento de projeção de arte interativa de praia do Japão, realizado no Odaiba Beach Park. Além de 3 remixes da canção feitos por artistas convidados e reunidos em um EP. A faixa apresenta a mistura característica de Yamaguchi de piano minimalista e texturas orquestrais, com um final apoteótico com percussão e batidas intensas, além da participação do vocalista RANU. As remixes foram feitas por nomes como o japonês Yuta Bandoh, o produtor californiano bastiengoat e do tecladista e compositor vienense Dorian Concept, que já colaborou com artistas como Flying Lotus e Thundercat. As remixes levam a faixa, que já é muito boa e saiu com um clipe foda para caminhos completamente diferentes e muito interessantes. Vale conferir no seu streaming preferido ou nesta playlist:



Alex After All - Break Stride (EP/ Reino Unido)

Prolífico e jovem produtor e compositor britânico, Break Stride é seu terceiro lançamento em 3 anos seguidos. O EP apresenta 4 faixas misturando elementos Ambient Pop e Indietronica que se juntam ao drone e experimentações que ele vem fazendo em seus trabalhos anteriores. Neste, as faixas meio que se conectam como uma só e o artista ainda se arrisca como vocalista, uma novidade no seu trabalho, numa pegada que mistura canto com spoken word, além de vários efeitos emulando a voz em meio aos synths e outros elementos sonoros. É um trabalho reflexivo, uma imersão numa experimentação suave de música eletrônica minimalista e abstrata, com uma pegada pop esquisita. Ouça no seu player preferido ou na playlist abaixo:



Jonhatan Tenerini - Noisy Shadows (Álbum / Italia)

Primeiro álbum solo (ou como artista principal) do baterista, diretor musical e compositor italiano de Pietrasanta, na região da Toscana. Noisy Shadows é um trabalho instrumental coeso, que apresenta 12 faixas que vão da psicodelia prog ao jazz, todas muito bem compostas pelo artista e sua bela banda. Com espaço para o baterista de ofício brilhar, mas também com ótimas linhas de guitarra, teclados envolventes e outros instrumentos que brilham ao longo das faixas. O resultado é uma experiência sonora imersiva, transitando entre atmosferas cinematográficas e grooves vibrantes. Um belo trabalho de estreia que você escuta no seu streaming preferido ou na playlist abaixo:



Logica Abstracta - Ad Astra (EP/ Estados Unidos)

Segundo lançamento em sequência neste ano do experiente produtor americano ambiente e eletrônico abstrato (o álbum lançado este ano saiu por aqui uns meses atrás). Ad Astra apresenta 4 faixas instrumentais recheadas de synths e naquela pegada sci-fi gostosa. Temas sobre exploração espacial aparecem com frequência nos trabalhos da Logica Abstracta. “Desta vez, sua vibe presta homenagem à ficção científica dos velhos tempos: a ingenuidade e as escalas épicas, o romantismo e a esperança inabalável pelas descobertas do amanhã”, é o que informa o release. É aquela viagem através do som, sem sair do lugar, pra quem curte é um prato cheio. Ouça no seu player preferido ou no bandcamp:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e pros seus amigs!!
Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Julia Mestre - MARAVILHOSAMENTE BEM (2025)...




Julia Mestre está bem, maravilhosamente bem. Entretanto, o sentimento não era esse quando a cantora e compositora carioca mergulhou no exercício de criação do terceiro álbum em carreira solo. Nascido de um processo de cura, o registro, produzido em parceria com os músicos Gabriel Quinto, João Moreira e Gabriel Quirino, foi gestado aos poucos, até que a artista, pela primeira vez, se sentisse dona da própria trajetória. Não por acaso, em janeiro, quando decidiu revelar ao público uma mostra do álbum, Sou Fera foi a canção escolhida para assumir essa função. E não poderia ser diferente. Primeira faixa do trabalho composta por Mestre, a canção traz de volta uma série de elementos testados no antecessor Arrepiada (2023), como os acenos para o pop dos anos 1980 e a obra de Rita Lee, porém prepara o terreno para o presente registro... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , ,          

Tchurran - Terrorismo Sonoro, Pt. 1 (2023)...




“Para mim, terrorismo sonoro é ter liberdade para fazer um som de mensagem indo de protesto à criticas sociais e também poder transmitir uma mensagem positiva, de empoderamento, motivação e vitória”, explica Tchurran. No EP o rapper traz faixas que abordam diferentes temas, a fim de explorar sua liberdade artística e causando um verdadeiro terrorismo sonoro. Nascido e criado no bairro Rio Pequeno, localizado na zona oeste de São Paulo, Tchurran foi um dos fundadores da Batalha de MCs Coletivo 15, na Favela do Sapé. Com uma trajetória de mais de 15 anos na cena, o artista lançou 2 EPs “Toca o Pânico” e “Terrorismo Sonoro, Pt.1”. Destaque para os singles “Dia de Rolê”, “Bem Relaxado” e “Patrão”...

Tags:  , ,          

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Vários Artistas - Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso (2025)...




Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso (2025), espetáculo de Felipe Hirsch com produção musical de Maria Beraldo, teve suas composições organizadas em um disco que acaba de ser lançado pelo selo Risco. São 26 faixas que ainda contam com nomes como Juçara Marçal, Arnaldo Antunes, Kiko Dinucci, Tulipa Ruiz, Rodrigo Ogi, DJ K, Rodrigo Campos e os integrantes do Maria Esmeralda. “Chegou um momento, enquanto estávamos criando a peça, que aquele conjunto de músicas, aquele encontro de pessoas, foi virando algo tão grande, como um tsunami que se erguia na nossa frente, que o Felipe virou pra mim — quase fatalista, mas muito entusiasmado — e disse: ‘vamos ter que gravar isso tudo. E antes de estrear a peça’”, disse Beraldo... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , ,          

Luan Carvalho - Fé, Amor e Groove (2025)...




O cantor e compositor Luan Carvalho lança seu primeiro EP, Fé, Amor e Groove, unindo o pagode baiano a influências do pop, trap e groove. Com três faixas autorais, o projeto foi viabilizado pelo Sons do Subúrbio e já está disponível nas plataformas digitais. Nascido e criado no bairro de Mirantes de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Luan traz em sua música as vivências, sons e afetos de quem cresceu no território periférico. O novo trabalho apresenta três composições inéditas que traduzem sua trajetória artística e visão de mundo: Bagunça, Vem Dançar e Outro Patamar... Continue Lendo no Portal Diáspora

Tags:  , , , , , ,          

terça-feira, 27 de maio de 2025

Stefanie - BUNMI (2025)...




Bunmi (2025, Jambox) pode até ser o primeiro álbum de estúdio de Stefanie, mas isso não quer dizer que ela seja uma iniciante. Com mais de duas décadas de carreira, a rapper original de Santo André, na região metropolitana de São Paulo, acumula um vasto repertório de criações autorais, colaborações com nomes importantes do cenário brasileiro e até mesmo outros projetos, caso do bem-sucedido Rimas & Melodias. Entretanto, é quando avançamos pelas canções do presente disco que a artista realmente diz a que veio. Com produção caprichada de Daniel Ganjaman e Grou, o registro de dez faixas é tanto uma consolidação de tudo aquilo que Stefanie conquistou até aqui, como um claro exercício de reapresentação. Da escolha dos temas à construção das rimas, poucas vezes antes a rapper pareceu tão consciente da própria obra... Continue Lendo no Música Instantânea

Tags:  , ,          

Resto - Fadado a Cambalear (2025)...




A banda fluminense RESTO apresenta seu aguardado EP de estreia, “Fadado a Cambalear”, já disponível em todas as plataformas digitais. Após a impactante estreia com o single “Morto Vivo”, o novo trabalho consolida a proposta lírica e sonora do projeto: um mergulho profundo nas fragilidades humanas, na inevitabilidade do declínio e na eterna luta entre persistir ou sucumbir. Com quatro faixas intensas, o EP combina influências de doom metal, black metal e deathcore, resultando em uma sonoridade pesada, densa e atmosférica. Músicas arrastadas, vocais agressivos e riffs distorcidos compõem a base de um som visceral, que explora temas como existencialismo, desesperança e os aspectos mais obscuros da condição humana... Continue Lendo no OverRocks

Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Quiçaça - Dichavadores de Fumo de Arapiraca (2025)...





A música da banda Quiçaça não se escuta apenas: ela se atravessa com ouvidos atentos. “Dichavadores de fumo de Arapiraca” é o novo álbum do grupo e desembarca nas plataformas no dia 8 de maio. A proposta é um transe coletivo atmosférico. É som de terreiro, de quintal, de poeira. Rito, viagem e reza. A produção é caprichada, em mais uma amostra da potência agrestina na música alagoana. Natural de Arapiraca – cidade onde o fumo é que cultiva histórias de gente –, a banda une coco, reggae, rock e psicodelia a cantos de trabalho e evocação mística. São seis faixas que firmam Quiçaça como uma das vozes mais inventivas da cena alternativa contemporânea. O disco é bruto como raiz, mas delicado como reza de beirada de rede. Um nordeste profundo emerge da mistura de tradição oral, crítica social, mitologia e poesia de chão batido... Continue Lendo na Gazeta de Alagoas

Tags:  , , , , ,          

Terno Rei - Nenhuma Estrela (2025)...




Poucas bandas alcançam um equilíbrio tão refinado entre amadurecimento e frescor criativo quanto a Terno Rei faz em Nenhuma Estrela (2025), seu quinto álbum de estúdio. O trabalho será lançado hoje, 15 de abril, às 21 horas, via Balaclava Records e reúne 13 faixas inéditas, marcando a fase mais madura do grupo paulistano – e o ápice de sua discografia. Com produção assinada por Gustavo Schirmer – também presente nas apresentações ao vivo da banda – e mixagem de Nicolas Vernhes, conhecido por seus trabalhos com bandas como Animal Collective e The War on Drugs, o resultado é um álbum coeso e envolvente, no qual cada detalhe é milimetricamente desenhado para emocionar — mas sem excessos... Continue Lendo no TMDQA!

Tags:  , , , ,          

domingo, 25 de maio de 2025

Nelson Special - Sentimento Special (2025)...



Download: Sentimento Special (2025).zip (ou vá no bandcamp acima)

É dificil sentir algo especial, especialmente de alguém chamado Nelson. Então por isso procuramos algo Special, sem o E mesmo, porque ai podemos despedaçar tudo que temos de (E)mocionante para uma questão só de Moção, no sentido de dança mesmo. Quatro faixas - uma para cada letra da palavra que reflete o sentimento mais especial de todos (A.M.O.R.) - emocionadas para tentar suprir a falta do E. Talvez Nelson (que na verdade é Gabriel Guerra) compense aqui pois esta fazendo "e-music" (ou leia: deep house), mas o importante é que todo mundo tem o direito de se sentir special, nem que para isso tenha que comer uma letra da palavra...

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 24 de maio de 2025

delicatesse discos - jardim de inferno vol. 1 (2025)...




Download: jardim de inferno vol. 1 (2025).zip (ou vá no bandcamp acima)

Primeiro lançamento da delicatesse discos, uma coletânea feita por novos artistas que ela seguia e acompanhava no Bluesky. Mixtapes/ Coletas são ótimas maneiras de conhecer novos artistas e tem vários beeeem legais ai...

Tags:  , , , , , , , ,          

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Plastic Pocket - Tropical Dark Age (2025)...




 Hoje (25) marca a data do lançamento do EP de estreia da banda mineira Plastic Pocket, intitulado “Tropical Dark Age”, destacando uma fase de produção musical totalmente fora da zona de conforto dos músicos envolvidos.  Mesmo o som se comunicando com várias vertentes do rock, trata-se de outra métrica, tempo e harmonia — tanto na pegada e no feeling da banda, quanto na tocada rítmica. O baixista Anderson Vaca falou sobre essa experiência: “Com certeza, foi um desafio muito prazeroso, pois me proporcionou revisitar sons de bandas que eu não ouvia há mais de 20 anos, como Ramones, L7, Rancid, Bad Religion, Sex Pistols, entre outras… E, ao mesmo tempo, fechar um ciclo — algo que deveria ter sido feito ou registrado lá atrás, nos anos 90. Coisa de adolescente, aos 17 anos, montando uma banda punk de escola com o Leonardo César (guitarra)”. A gravação deste disco foi feita no Estúdio Engenho, com a maestria e produção musical de André Cabelo (Chakal). Ela ocorreu em duas partes... Continue Lendo no Noise Red

Tags:  , , , ,          

Jonatas Onofre & Nando Zé - Olho d'Água (2025)...




 Os pernambucanos Jonatas Onofre e Nando Zé lançam juntos o álbum “Olho D’água” nas plataformas digitais, nesta sexta-feira (11) , mesmo dia marcado para o show de lançamento do trabalho no Teatro Apolo, a partir das 19h, com ingressos à venda no Sympla. O cantor, compositor e pianista Jonatas Onofre, em parceria com o baterista Nando Zé propõem uma imersão do duo no repertório de Jonatas reinterpretando as canções no formato duo de  teclado e bateria. Com nove faixas, o disco é resultado do encontro entre os artistas, que se conheceram na UFPE, enquanto Jonatas cursava Letras e Nando Zé Serviço Social... Continue Lendo na Folha de PE

Tags:  , , , , ,          

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Marina Sena - Coisas Naturais (2025)....

 




A fase solo de Marina Sena trouxe a cantora para lugares bem diferentes pelos quais ela passou ainda na época dos grupos Rosa Neon e A Outra Banda da Lua. Em um período de quatro anos a cantora mineira teve que assimilar e reconhecer sua posição como uma das principais vozes do pop nacional depois de oito anos de carreira em circuitos bem menores e menos reconhecidos do que por onde ela transita atualmente. Quando o nome da artista nascida em Taiobeiras (MG) chegou ao grande público, sua autenticidade musical se destacou – e eu me incluo aqui entre os que perceberam isso. Suas letras e sonoridades traziam um ar arejado ao pop nacional. A riqueza nas referências e o domínio de um repertório vasto são as características que fazem o trabalho da cantautora mineira carregar esse ineditismo contínuo. No seu repertório existem poucas tentativas de entrar nas tendências do circuito musical, e as poucas tentativas provaram – através da reação baita negativa de seu público – que a pasteurização não é um caminho a ser tomado... Continue Lendo no Site da Revista O Grito!

Tags:  , , , ,          

Felipe - PRISMA (2025)...




PRISMA é o álbum de estréia do cantor, compositor e escritor sergipano Felipe, lançado através da FMDistro. O álbum começou a ser desenvolvido por Felipe em maio de 2024 até janeiro de 2025, resultando em um álbum melancólico com misturas de guitarras, violão, bateria e violino, o álbum tem gêneros como Indie Rock, Pop e R&B. Liricamente, explora temas de amor, depressão, relacionamento abusivo, auto-descoberta, desejo por felicidade, esperança e tristeza, o álbum foi gravado em casa no seu estúdio, algumas músicas desse álbum foram compostas dentro do avião, atualmente Felipe está trabalhando no primeiro single desse álbum "Amor Incurável" contém participação da cantora e compositora Lua Star, o álbum e o título foi inspirado pela seguinte frase "deixar a luz entrar e enxergar todas as cores”....

Tags:  , , , , ,          

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Alexandra Pessoa - Peixa Suburbana (2025)...




A cantora, compositora, percussionista e diretora musical Alexandra Pessoa (@alexandrapessoamusica) lança seu novo EP “Peixa Suburbana”, que é ao mesmo tempo um mergulho nas suas raízes e uma ode poética ao Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com mais de 20 anos de trajetória na música, Alexandra celebra sua história, vivências e identidade através de canções que transitam entre o afro-baiano, o pop e as memórias da infância em Periperi, bairro onde nasceu e cresceu, até sua atual morada em Praia Grande... Continue Lendo no Aldeia Nago

Tags:  , , , ,          

Five Dogs - Falsos Profetas (2025)...




A banda Five Dogs acaba de lançar seu novo EP, Falsos Profetas, pelo selo Electric Funeral Records. Com quatro faixas inéditas, o trabalho reforça a identidade crítica e combativa do grupo, combinando riffs pesados, letras afiadas e um som direto e sem concessões. A abertura fica por conta de “Lobotomia (Lobo em Pele de Cordeiro)”, uma faixa densa e sombria, marcada por vocais agressivos e uma repetição hipnótica que captura o ouvinte logo de cara. Na sequência, “Esperança” ironiza discursos políticos vazios – tão comuns na boca de quem promete mudanças – e os transforma em combustível para um ataque sonoro acelerado e lírico... Continue Lendo no Noise Red Blog

Tags:  , , , ,          

terça-feira, 20 de maio de 2025

Cria - Eu e Você (2025)...




“Eu e Você” é o terceiro álbum do CRIA, projeto infantil liderado por Vinicius Castro. O álbum chega às plataformas dia 25 de abril, via Biscoito Fino, e marca uma fase especial na trajetória do artista, sendo o primeiro disco composto após Vinícius tornar-se pai. . Inspirado nas brincadeiras e interações do dia a dia de Vinícius com a filha de três anos, o álbum explora, através da música, as alegrias e desafios da paternidade. O que começou no universo particular de pai e filha, cresceu e transformou-se em um projeto colaborativo, reunindo grandes nomes da música brasileira... Continue Lendo na Revista Prosa, Verso e Arte

Tags:  , , ,          

Marujos Pataxó - Hoje é o Dia do Índio (2025)...




Depois de A Força dos Encantados (2023), o projeto Marujos Pataxó lança neste sábado 19, Dia dos Povos Indígenas, o segundo álbum, intitulado Hoje É o Dia do Índio. O grupo, baseado na Aldeia Mãe da Terra Indígena Pataxó Barra Velha, no sul da Bahia, se caracteriza por ter uma base rítmica do samba. Mônica Bello, diretora-geral do Marujos Pataxó, lembra que instrumentos musicais foram incorporados aos indígenas com a chegada dos portugueses e dos negros escravizados... Leia mais na Carta Capital 

Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Luiza Carmo - Seco Seu Gelo (2025)...




Sair de uma gravadora, trabalhar coletivamente e de maneira independente, acreditar no próprio trabalho, no próprio eu. Esses foram alguns dos processos que a mineira Luiza Carmo passou para chegar até seu novo EP, “Seco Seu Gelo”. Com pop, R&B e batidas do afrobeat  Luiza apresenta 4 canções que mostram um novo lado, mais maduro e com espaço para experimentações ainda não apostadas pela cantora. Com “Seco Seu Gelo”, o EP, Luiza Carmo adiciona mais duas músicas às já lançadas “Seco seu Gelo” e “Deja Vu” ambas com produção musical de Pastor. Duas canções que ganharam videoclipe e foram escolhidas para a lista de melhores do site Hits Perdidos. A primeira homônima, foi teve clipe gravado no icônico edifício JK, em Belo Horizonte e trata da passagem de um casal pela vida adulta, fala das incertezas que esse momento de crescimento pode trazer. A segunda teve clipe gravado em um estúdio de dança em SP e traz a liberdade de criação sem amarras... Continue Lendo no Boomerang Music

Tags:  , , , , ,          

Zeca do Rolete - Zeca do Rolete (2011)...




Soube do encantamento do Mestre Zeca do Rolete, de Olinda. Percebi que nunca tinha postado o único álbum dele que conheço por aqui e como não existia o álbum na internet, upei também em full no nosso canal no Youtube (em ouça). Tive acesso a esse álbum na época da Revista Mi, algum dos produtores na época fez chegar na gente e lembro de ouvir bastante e que minha ideia era entrevistar ele para  Mi04, que nunca foi lançada. Um artista riquíssimo, que só lançou seu primeiro álbum já com mais de 50 anos de carreira. Além das faixas do álbum, no arquivo tem todo o encarte e um doc com a ficha técnica completa. Fica nosso sentimento aos familiares e nossa homenagem por aqui...

José Galdino dos Santos, o Zeca do Rolete, tem mais de meio século de dedicação ao coco, porém só gravou o primeiro CD em 2011. Ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana (cana-de-açúcar cortada em rodelas, espetadas em palitos) na porta de escolas de Olinda/PE, onde nasceu.

Além de cantar e compor cocos, arte aprendida com seu pai e avô, coleciona e conserta rádios antigos. Na década de 1980, fixou residência no bairro do Janga, na cidade do Paulista/PE. É griô de tradição oral do Ponto de Cultura Coco de Umbigada e se apresenta com frequência nas sambadas da Região Metropolitana do Recife. Em 2013, realizou shows em Portugal e na Espanha.

Formação: Zeca do Rolete (voz), Silvania Maria e Karol Serafim (vocal e abê), Kátia Galdino (vocal e mineiro), Galdino dos Santos (alfaia) e Silvano dos Santos (conga)

Tags:  , , , , , , ,          

domingo, 18 de maio de 2025

SINDICATO MOLOTOV - FISTULA (2025)...




Download: FISTULA (2025).zip (Ou vá no bandcamp acima)

Desde que ouvi Pulse Demon, de Merzbow, por volta dos meus 15 anos, me apaixonei por noise e tomei a decisão de que isso era uma coisa que eu queria fazer. A partir de então, mergulhei profundamente nesse universo sonoro, tendo como influências projetos e artistas como The Gerogerigegege, Hanatarash, The Haters, Hijokaidan, Incapacitants, Einstürzende Neubauten, Whitehouse, Masonna e Luigi Russolo. Em uma mão, sempre fui atraído pelo som das coisas, e de como o som pode trazer tanto prazer quanto angústia, e na outra por distorcer frequências, captar ruídos com fones de ouvido usados como microfones de contato e gravar amplificadores diretamente com o celular. Esse processo rudimentar e experimental faz parte da identidade sonora que busco construir. O Sindicato Molotov nasce com a proposta de criar um ruído poluído, saturado, caótico e brutal — um som propositalmente difícil e desconfortável de ouvir (ainda que, pessoalmente, eu o ache bastante agradável). Fístula é o resultado de uma coleção de sons e ruídos que fui gravando, fragmentando, editando, distorcendo e mixando ao longo do tempo, mas que mantinha guardados. Em determinado momento, percebi que nada me impedia de compartilhar esse material, e assim dei forma ao projeto...

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 17 de maio de 2025

Vitor Brauer – Tréinquinumpára 05: Florianópolis (2025)...




Download: Tréinquinumpára 05: Florianópolis (2025).zip (ou Vá no bandcamp acima)

Cantor, compositor e produtor mineiro, Vitor Brauer entrega ao público o quinto e mais recente capítulo da série itinerante Tréinquinumpára. Intitulado Florianópolis (2025), o registro gravado na ilha da magia apresenta oito faixas concebidas entre o músico e diferentes artistas da cena local, entre eles, membros de bandas como Torvelim, Peixe Fantasma e Exclusive Os Cabides... Saiba mais no Música Instantânea

Tags:  , , , , ,          

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Sintodrama - Sinestética (2025)...




Há muito tempo que fazer música virou um objeto de estudo para Filipe Maliska e Kauê Werner. O Sintodrama é o veículo que a dupla criou para expandir os limites da criatividade, mesmo sob o rótulo experimental, a dupla ainda consegue inovar. Depois de apresentar o som do cheiro com o álbum “Odo~”, lançado em 2023, o novo registro do duo, “Sinestética”, disponível nas plataformas digitais desde a última quarta-feira, traz sons gerados por um aplicativo de mesmo nome, desenvolvido pelos integrantes do projeto, que captura as frequências sonoras das ondas eletromagnéticas das cores. “Sinestética” foi feito no estúdio Outro Selo, em Laguna, com o auxílio de Paulo Pfutzen, entre janeiro de fevereiro deste ano. Além do material em áudio, com 15 faixas e cerca de 40 minutos de duração, o Sintodrama produziu um documentário em que mostra os bastidores da gravação e explica o conceito do disco, viabilizado pelo Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), também conhecido como Lei Rouanet. “Sinestética”, basicamente, segue o mesma lógica de “Odo~”, mas em vez de extrair os timbres de moléculas odoríferas, Kauê Werner, munido de um headset de realidade mista, conseguiu captar essas frequências através da visão, enquanto Filipe Maliska tocava grooves na bateria. Apesar de os álbuns estarem conectados pelos sentidos, o novo trabalho não foi criado com esse objetivo. Apenas aconteceu. E mesmo sendo complexo na sua concepção, “Sinestética” soa mais acessível do que o material anterior, pela estética e também pelo som orgânico da bateria. “Tem as paradas de subdivisões diferentes de vez em quando, mais esquisitas, mas são sutis. A gente fez o som muito pelas formas das ondas, os timbres dos cheiros ficaram com uma cara meio áspera, era a proposta. Nesse talvez exista essa conexão de coisas antigas, de eletrônicos ou sintetizadores, alguns efeitos acabam soando como coisas do Van Halen ou Rush”, comentou... Continue Lendo no Rifferama

Tags:  , , , , ,          

Flor Gil - CINEMA LOVE (2025)...




Uma infância entre Nova York e o Rio de Janeiro, o contato com os palcos desde os seus primeiros passos, uma família amante de música e o violão sempre por perto. Essa mudança de paisagens e os constantes estímulos criativos possibilitaram à Flor Gil, de  16 anos, os caminhos para a construção de CINEMA LOVE, o seu disco de estreia, que chega nesta quarta-feira, 16 de abril, a todas as plataformas de streaming de áudio (ouça aqui). São nove faixas que vão da MPB ao indie, com uma produção rica em detalhes de instrumentos e sintetizadores. Confissões e declarações formam um compilado de músicas que se apresentam, de maneira cinematográfica, como a verdadeira trilha sonora da adolescência de Flor Gil. “Eu passei por muitas coisas que me ajudaram a crescer e amadurecer nesses dois últimos anos. Este disco representa uma paixão por outras pessoas e outras coisas, mas também uma paixão por mim mesma”, afirma Flor... Continue Lendo no FotoMusique

Tags:  , , , , , , , ,          

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Vi Drumus - Medor (2025)...




Download: Medor (2025).rar

Nascido da convivência com uma dor crônica que atravessa corpo e mente, Medor é o primeiro álbum de Vi Drumus, lançado de forma independente em todas as plataformas digitais. O projeto é fruto de sete anos de enfrentamento diário e propõe, em suas oito faixas, uma profunda reflexão sobre como a dor molda afetos, desejos, medos e a forma de estar no mundo. Misturando rap – sua raiz criativa – com influências da MPB, o artista cria um som que transita entre a crueza do ritmo falado e atmosferas melódicas mais delicadas, narrando uma trajetória emocional marcada por resistência, sonho e busca de coletividade. O processo de criação do álbum foi permeado por altos e baixos, respeitando os limites físicos e emocionais do artista. As letras, escritas entre a urgência e o cuidado, constroem uma narrativa sensível que busca dar voz às experiências muitas vezes invisibilizadas de quem convive com dor crônica. A produção musical, assinada por Lance, explora beats densos e texturizados, harmonizados com camadas vocais e elementos atmosféricos, traduzindo sonoramente a oscilação entre dureza e sensibilidade... Continue Lendo no Almanaque Cultural

Tags:  , , , , , ,          

Mirceia Jordana - À Vontade (2025)...




 Com voz cativante e expressiva, a jovem cantora e compositora baiana Mirceia Jordana (@mirceia.jordana) lança seu primeiro álbum “À vontade”, no dia 24 de abril. Com apenas 25 anos de idade, a artista natural de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina (BA), apresenta uma obra sensível e poética marcada por uma sonoridade viva, construída e pensada por diversos instrumentistas, com influências da música popular brasileira e percussiva. O álbum possui oito faixas com canções compostas pela artista em diferentes épocas de sua vida, entre os anos de 2019 e 2024, em que o tema principal é o amor em suas múltiplas formas e as complexidades que perpassam pela conexão humana. As influências rítmicas são diversas e tem como base a MPB e a música percussiva de origem afro-baiana e afro-caribenha. Também estão presentes no álbum ritmos como o xote, samba-reggae, pop, samba de roda e bolero... Continue Lendo na BR Trace

Tags:  , , , , ,          

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Jovens Ateus - Vol. 1 (2025)...




 O sentimento de estagnação e deslocamento que consome os versos de Correntes, quinta música de Vol. 1 (2025, Balaclava Records), diz muito sobre aquilo que os membros da Jovens Ateus buscam desenvolver no primeiro trabalho de estúdio. “Me deparo com mudanças / Me parece que a vida seguiu sem eu aqui”, cresce a densa letra da canção, sempre acompanhada por um contrastante jogo de guitarras melódicas. Trabalho de sentimentos latentes e versos sempre expositivos, o registro que ainda conta com produção de Roberto Kramer (Raça, gorduratrans) parte dos tormentos vividos por Guto Becchi (voz), Fernando Vallim (guitarra), João Manoel Oliveira (guitarra), Bruno Deffune (baixo) e Antônio Bresolin (bateria eletrônica e sintetizadores) para dialogar com o ouvinte. São canções que flertam com a morte, tratam sobre crises de ansiedade e pintam um retrato brutal sobre o impacto da vida adulta e o peso das relações que criamos... Continue lendo no Música Instantânea

Tags:  , , , , , ,          

Bia Nogueira - Respira (2025)...




Bia Nogueira convida seus fãs a refletirem sobre questões sociais e ambientais, explorando também a interseção entre tecnologia e sabedoria ancestral, através do seu novo disco Respira, disponibilizado em primeira mão exclusivamente aqui no TMDQA! antes de seu lançamento em todas as plataformas amanhã (11). O segundo álbum de estúdio da artista, idealizadora do festival IMUNE – que celebra a música preta, indígena, periférica e LGBTQIAPN+ –, transita entre experiências pessoais e coletivas. Através das oito faixas do projeto, a cantora mineira também aborda temas como solidão, desejo, autenticidade e reconexão. E, para somar com este novo disco, Bia convidou os artistas Djonga, Bela Maria e Barulhista... Continue Lendo no TMDQA!

Tags:  , , , , ,          

terça-feira, 13 de maio de 2025

Falso Morel - Morrer pra renascer (2025)...




Depois do sucesso de seu disco de estreia, 'Distopia em Pindorama', que teve mais de 90 mil streams nas plataformas de streaming e foi ouvido em 138 países, a banda mineira Falso Morel abre 2025 com uma grande novidade e uma revolução. O grupo lança, nesta quinta-feira (20), seu segundo EP, 'Morrer pra renascer', o primeiro de uma trilogia que revoluciona com muito conceito e um mix incrível de instrumentos, sons e sensações. 'Morrer pra renascer' é um disco que tem muito de alt rock, indie, shoegaze e lisergia, mas revoluciona adicionando elementos totalmente inesperados ao som de guitarras, baixo, piano e bateria. A Falso Morel incorporou a shakuhachi, uma flauta de bambu japonesa, ligada aos monges budistas, meditação e conexão com a natureza e os animais, ao seu rock alternativo e moderno, criando um som inovador, único e muito criativo, unindo o Oriente ao Ocidente... Continue Lendo no site dO Tempo

Tags:  , , , , ,          

Morcegula - Caravana dos Desajustados (2025)...




O Morcegula, um “duo casal interestadual de rock n´roll trevoso”, lançou nesta quinta-feira (10), através do selo Goma Base, o álbum “Caravana dos Desajustados”. O disco, já disponível nos principais tocadores digitais, conta com uma edição limitada de 150 cópias em vinil colorido. Formado por Rebeca Li nos vocais e na bateria – que ela toca em pé e sem pratos, e por Badke na guitarra e voz, o Morcegula é descrito pelo duo como “uma união de grave de surdo e bumbo, com agudos distorcidos da guitarra da cidade do Rio de Janeiro com Uberlândia, da Rita Lee com Ramones, da energia masculina com a feminina”. Morando em estados diferentes, Rebeca, baterista da banda punk uberlandense Pulmão Negro, e Badke, também guitarrista e vocalista da carioca Carbona, se conheceram na estrada e lá permaneceram, fazendo dela seu ponto de encontro e sua casa... Continue Lendo no site da Radio Rock

Tags:  , , , , ,          

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Marcela Lucatelli - COISA MÁ (2025)...





Coisa Má é o primeiro álbum inteiramente em português da brasileira Marcela Lucatelli, após duas décadas de carreira na Europa. Além de cantora e compositora, ela desempenhou o papel de produtora na obra. “Assinar a produção foi uma decisão muito importante pra mim”, explica a artista, “mesmo sabendo que existem várias mulheres incríveis produzindo, ainda é raro ver nossos nomes com destaque nesse papel – especialmente nos circuitos por onde transito. Eu mesma quase não conheço outras”... Saiba mais no Música Pavê

Tags:  , , , , , ,          

Doce Creolina - Debaixo do Chapéu de um Cogumelo (2025)...




O mais fácil é comparar o Doce Creolina, dupla de Passo Fundo (RS) formada por Julia Manfroi e Mattos Rodrigues, com Júpiter Maçã ou Mutantes – temas doidões são muito comuns no EP de estreia deles, que por acaso se chama Debaixo do chapéu de um cogumelo. Tem muito mais ali: Beach Boys, Rita Lee (a ironia de várias letras e o clima tranquilo de algumas melodias descende direto da Rita de 1980) e até a psicodelia com cara latinesca dos Doors, além de estilos musicais cubanos. Debaixo… começa com Micelios: sininhos, teclados, percussão abolerada, até que o clima vira para um rock sixties, com guitarra psicodélica. Vanuza tem violão cigano e percussão, com letra cheia de promessas de amor e melodia lembrando uma versão lisérgica dos Gipsy Kings – uma musicalidade que bate também no folk gauchesco e invernal de O vento e o tempo, que encerra o disco... Continue Lendo no Pop Fantasma

Tags:  , , , , , , ,          

domingo, 11 de maio de 2025

Granito Rosa - Amador (2025)...




Download: Amador (2025).zip (Ou vá no bandcamp acima)

Amador é o primeiro disco do Granito Rosa, mas não é o primeiro da carreira do artista por trás do projeto. Filipe Rizzo já passeou por alguns nichos do lofi instrumental nos anos 10 e depois de 2020 retornou ao baixo/guitarra para compor novas canções. O nome do disco tem um duplo sentido do não profissional e de quem ama. Auto-produzido, inspirado pelo rock alternativo lofi do final dos anos 80, os sons passeiam por São Paulo e o centro da cidade, falando dos encontros, desenganos e desejos que a cidade transpira...

 

Tags:  , , , , , ,          

sábado, 10 de maio de 2025

Miçanga! - Velhos Rabugentos Não Falarão Sobre Malk Espanca em 2099 (2025)...



Download: Velhos Rabugentos Não Falarão Sobre Malk Espanca em 2099 (2025).zip (ou vá no Archive ou Palco MP3 acima)

Primeiro álbum desta nova fase da carreira do Miçanga!, após dois anos lançando diversos singles, está na hora de um disco mais fechado. Uma celebração ao esquecimento e a impermanência. Com participações do Angústia, Centopeia Sound System, Dranois7, Lucas Theremin e Vanessa Pifano. O Universo 2099 é uma linha editorial da Marvel Comics lançada em 1992. Ele é um cenário distópico que explora os impactos do avanço tecnológico e a ascensão de megacorporações. Ele aborda temas como biotecnologia, inteligência artificial e controle corporativo, destacando os desafios e dilemas enfrentados pela humanidade em um futuro marcado por uma profunda fragilidade socioambiental. A Aparelhagem Malk Espanca foi uma das aliases absorvidas pelo Miçanga, algumas música desse álbum foram pensadas ainda na época dele, porém, daqui alguns anos ninguém vai lembrar de nada disso...

Tags:  , , , , , , ,          

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Abraskadabra - Pack Your Bags (2025)...




A banda curitibana Abraskadabra mostra toda a sua versatilidade e identidade sonora em seu novo álbum “Pack Your Bags”, unindo o peso do hardcore punk à leveza do ska, com pitadas de pop punk e surf rock. A mistura, que poderia soar arriscada, é justamente o que dá personalidade ao trabalho: uma colagem energética e emocional que surpreende e conquista nossos ouvidos. Desde a primeira faixa até a última, o álbum flui como uma montanha-russa de sentimentos, alternando entre celebração, introspecção e catarse. E o que mais chama a atenção na banda é justamente a criatividade nas construções sonoras e o quanto o vocal consegue transpor diferentes sentimentos chegando até a “enganar” os ouvintes de vez em quando... Continue Lendo nO Jardim Sonoro

Tags:  , , , , ,          

Varal Estrela - O Auto da Virada (2025)...




 No dia 25 de março o Varal Estrela lançou o seu segundo disco de estúdio “O Auto da Virada” em todas as plataformas de streaming , via Caiana e YB Music. Quase seis anos após a autointitulada estreia, Júlia Sanchez, Marina Dias, Rodolfo Braga, Lucas Silva e Thalles Macedo, estão de volta levando muita música brasileira para os seus fãs. Se a estreia trouxe uma sonoridade mais voltada para a MPB e o rock mineiro do Clube da Esquina e Lô Borges, o “O Auto da Virada” é guiado pelo suingue das guitarras, baixo e bateria, sendo influenciado pelo Soul/ Funk Music do Tim Maia e Jorge Ben Jor (da sua fase World Music). “Relaxar”  (que conta com a participação do cantor Alysson) e “Te Esperar” – dois belos exemplos – também ganham o reforço de linhas de metais que encorpam o groove do quinteto. Mas o álbum também tem muito rock. Em “Feito Pra Você” o Varal Estrela conta com o apoio (e parceira) do Garotas Suecas para transmitir a sua mensagem através de uma roupagem meio Jovem Guarda/ meio Rita Lee, enquanto “Apanhou As Chaves” foca mais na distorção. Na agridoce “Flor de Maio”, o grupo pende para um Blues enquanto a Júlia canta “sonhar é o que restou/ mentir ao coração é a única maneira que alivia a dor/ só quero acordar com o seu amor”... Continue Lendo no Um Outro Lado da Música

Tags:  , , , , , , ,