sábado, 23 de dezembro de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Fechando o ano com vários sons fodas lançados em 2023 de vários lugares desse mundão, confira!!


PLAYLISTS COM O TOP 20 DE DEZEMBRO: Spotify Deezer | Tidal (siga/curta /follow/like)


Chegamos ao final de 2023, com o nosso GRINGOS DA SEMANA de dezembro. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Nesse ano, mais de 200 faixas passaram pela nossa playlist gringa (compilamos quase todas aqui). Acima, temos os links que levam para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem.

Achei que ia ser difícil fazer uma playlist no último mês do ano, mas chegaram vários lançamentos legais esse mês. Tem momentos de canções eletrônicas, tem pitadas de jazz, post alguma coisa com rock, alguma música pop esquisita e muito mais pra vocês conhecerem.

Vale destacar a mistura sonora com pegada lo-fi do projeto audiodefectwave, da bielorrussa Vasily, que lançou um álbum com todos os sons criados nesse ano, mistura bem legal. O eletrônico lo-fi com alguma coisa pop do projeto francê Beapow, que também soltou um EP esse ano. O som de trilha com ar jazzístico do multiartista Earnest. E o som indie eletrônico e dançante do músico e produtor francês Julien Girauld, que também lançou um álbum nesse final de ano, todos com sons na atualização da nossa playlist junto com vários outros artistas do mundo.

Esse mês chegaram vários álbuns e EPs. Não esperava receber tanto material legal, mas selecionamos os 6 que mais curtimos para falar um pouco mais abaixo. Todos também têm sons na atualização da nossa playlist. Leia sobre os destaques ai:

Goya - Space And Time (EP/ India)

Projeto de Abhishek Sekhri, um produtor musical de Nova Delhi, que é engenheiro de mixagem e fundador do KIntsugi Studios. Experimentando bem na música ambient e eletrônica com ar de cinema, tanto que o artista afirma no release conseguir enxergar as imagens e sentir as emoções que permeiam as composições. Space And Time é um EP de 5 faixas gravadas em seu estúdio depois de ter passado 2 semanas numa residência sonora em Portugal. Com uma profunda compreensão da manipulação sonora e curiosidade em explorá-la, as 5 composições que chegaram aos streamings no dia 1 de Dezembro e nos convidam para uma viagem para dentro de nós mesmos. Ouça o trabalho no bandcamp:



Sink to the Sea - Sink to the Sea (Álbum/ Estados Unidos)

Novo trio instrumental da cidade de Santa Barbara na Califórnia, mas que não gosta muito do sol. Sink to the Sea é o primeiro álbum homônimo da banda, que mistura post-rock com música ambient e apetrechos eletrônicos. São 9 faixas, a maioria delas longas, com construção lenta e densas, recheadas de melodias, belos momentos de experimentação sonora e alguns improvisos jazzísticos bem interessantes. “Criamos paisagens sonoras melancólicas e sensuais que são trilhas sonoras de pequenos momentos no tempo”, comentam os caras no release. Achei um baita primeiro álbum, conheça e ouça:



Dijf Sanders - SUPRA (Álbum/ Bélgica)

O multi-instrumentista e compositor de Ghent, David ‘Dijf’ Sanders, combina uma ampla mistura de estilos sonoros e multiculturais de alguém que já rodou por vários países apresentando seus trabalhos ou se inspirando. Desde 2010 o artista lança seus sons e agora apresenta SUPRA, um álbum de 9 canções inspiradas nos cantos tradicionais da Geórgia e que contou com participações de vários artistas nas gravações juntos com o Dijf. Vários elementos orgânicos do folk e da música georgiana gravados por músicos que se misturam ao trabalho de synths e eletrônico do artista belga. Além da presença de vários vocais e muitos samples. Realmente uma mistura sonora bem interessante, ouça ai:



Gabriel & SoulCODE - Ancestral SOUNDS (álbum/ Estados Unidos)

Eu recebi esse som do americano Gabriel. Um médico, pai, produtor musical e curador energético. Ele usa vibrações e usa suas composições na prática de cura com musicoterapia. Acredito que SoulCODE seja o nome do seu projeto musical, que é descrito como uma comunidade de construção coletiva através de experiências multissensoriais e imersivas. Ancestral SOUNDS é o primeiro trabalho lançado pelo coletivo, são 8 faixas com ar de experimentação acústica ao vivo, escuto tambores ou elementos percussivos, flautas, vozes em mantra, tudo com uma pegada lo-fi e algum spoken word aqui e ali. É uma ideia interessante, conheça e ouça no seu streaming preferido ou na playlist abaixo (Liga o adblock):



Michael Gabriel - Surfacing (Álbum/ Canadá)

Produtor musical de Montreal, que vive em Halifax, Michael começou aos sete anos com piano barroco e jazz. Ele trilhou esse caminho com uma banda durante um tempo, até ser abraçado pela cena eletrônica da cidade. De volta do hiato, ele funde IDM, acid jazz, pop, soul e música eletrônica em um som dançante em Surfacing, seu primeiro álbum solo. São 7 faixas cheias de synths e beats suaves, com composições criadas entre o ano passado e esse. Gostei da mistura sonora, dos beats e da produção. Conheça e ouça aqui:



Sairen - N​é​m​é​sis (EP/ França)

Projeto francês de um compositor habituado a grandes peças instrumentais alternativas, que desde os 15 anos estuda música e que neste projeto, vem lançando trabalhos desde 2015. N​é​m​é​sis é um EP de 3 faixas instrumentais lançado na primeira semana de novembro. Variando entre post-rock e alguma coisa mais pesada que remete a um dark metal, o trabalho apresenta uma tensão carregada de bons riffs de guitarra e linhas de baixo que se comunicam muito bem com a bateria. Ouça o EP aí:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário