sábado, 28 de maio de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Vem conhecer novos sons de 9 países em destaque no post e atualização da nossa playlist semanal cheia de beats e experimentações!


Playlist: Spotify | Deezer | Tidal

Não achei que iria me divertir tanto fazendo esse post de sons gringos, mas a verdade é que tá sendo massa voltar a ter contato com novos artistas de outros lugares e perceber que existem similaridades e diferenças gritantes nas cenas. Segue os destaques desta semana, mas já aviso que a playlist semanal de sons gringos já tá atualizada nos links acima. 20 novos sons do mundo pra vocês conhecerem, talvez pesou pro eletrônico, hein?!

Vale lembrar que também temos uma playlist mensal de "Sons do Mundo", que foi atualizada no primeiro dia desse mês e tá na última semana, com 28 sons de 15 países lançados em Abril (ouça no spot, deezer, tidal ou baixe aqui).

Agora saca os 11 destaques dessa semana que eu acho que vocês deveriam conhecer:

Kind & Kinky Zoo - Swamp! (Álbum/ Suíça)

Kind & Kinky Zoo é um quarteto da cidade de Lausanne, na Suíça. Eles fizeram contato apresentando um som foda, que você ouve na atualização dessa semana da nossa playlist (links acima). O som era deste álbum de 11 faixas, lançado em março deste ano no formato LP (segundo deles). O projeto mistura elementos de experimentação instrumental, jazz, música eletrônica e tem algumas canções com feats de cantores do hip hop, soul, funk dos Estados Unidos e da Europa. É um baita álbum de uma banda muito ativa e cheia de lançamentos em vinil lá no bandcamp. Ouça ai:


very real earthquake machine - uwu00 (Álbum/ Turquia)

O nome do projeto one man band turco entrega um pouco a ideia. A ideia é dar ordem a algum barulho e chamar isso de música. Um terremoto de sons misturados, que às vezes começa no meio, outras começa no fim. Aqui temos um álbum com oito faixas experimentais, eletrônicas, instrumentais, com alguns vocais falados de vez em quando e totalmente barulhentas. Gostamos da ambiência e do caos, vale ouvir:


Mostly George - Giorgio Maserati (Remix) (EP/ Hungria)

Cantor, compositor e produtor de Budapeste, na Hungria. George acaba de lançar um EP de remixes com 6 faixas, cantando em hungaro, misturando trap americano e drill londrino. Ou seja, é uma mistura de elementos modernos do hip hop, com alguma coisa de tradição local do povo do país dele. Tem alguns vícios do estilo, que eu não curto (principalmente o trap), mas os beat de drill são bem bons e achei massa como o hungaro cai bem no flow destes subgêneros modernos de rap e hip hop. Vale ouvir:


Radiophile - Area Above The Curve (EP/ Irlanda)

Radiophile é o projeto do produtor, compositor e vocalista de música eletrônica de Dublin, na Irlanda. Ele acaba de lançar um EP, que no soundcloud tem 3 faixas, mas nos streams tá apenas com 2. O som é instrumental, misturando elementos de música eletrônica e experimentando no glitch, se baseando em ritmos, estruturas harmônicas e melodias que são criadas para fazer você sentir alguma coisa. Ouça ai:



Theo Young - Tales from the Inland Sea (Álbum/ Reino Unido)

Theo é um guitarrista e compositor de Norfolk, no Reino Unido. No final de janeiro deste ano ele lançou este baita álbum com 12 faixas instrumentais, carregado de ótimas guitarras dos mais diferentes timbres, em canções que flertam com jazz, rock instrumental e progressivo. Um som de trilha sonora de filme, bem imersivo, cheio de emoção. Ouça ai:


Death Lens - No Luck (Álbum/ Estados Unidos)

Banda californiana com quase 10 anos de carreira misturando punk, post alguma coisa e hardcore. No Luck é o terceiro álbum cheio da banda, que também tem alguns EPs, o trabalho tem 14 faixas, a maioria delas rápidas, com aquela sujeira garage gostosa de ouvir, ótimas linhas de baixo e guitarras frenéticas. Você lembra da Butcher's Orchestra? Acho que eles seriam mais ou menos assim se ainda existissem (só que melhor), baita som:


Electric High - Walls Fall Down (EP/ Noruega)

Electric High é um quinteto rock de Bergen, na Noruega. Criado em 2020, mas com membros experientes de outras bandas autorais do país. Gostei da ideia de ter dois vocalistas, que combinam bem os vocais em dueto e solo. O EP tem 5 faixas muito bem produzidas, do mais puro rock, com alguma coisa de psicodelia e metal anos 80/90.


Gyazai Gyozo - Mesmerised (EP/ Japão)

Gyazai é um produtor e beatmaker japones que faz uso de sintetizadores e drums machine. Pensei em deixar esse EP de fora, porque na real foi lançado em 2021, mas entrou nos streams essa semana. O trabalho tem 4 faixas bem lo-fis e é uma ótima porta de entrada pros outros trabalhos dele (no bandcamp tem vários EPs e sons que datam de 2002 até hoje em dia). Baita trampo, vale conhecer:


Miss Leading - “Woke” (Clipe/ Nova Zelândia)

Cantora da Nova Zelândia, com herança indiana e escocesa. Toda essa mistura se traduz em música no seu trabalho. É esquisito, é pop, é legal, é um misto de sensações. Ela acabou de lançar o single/clipe para “Woke”, uma canção feita para o movimento Black Live Matters (BLM), com um clipe dela cortando o cabelo num tom poético, saca ai:


Maro ft. Ghostface Killah & Raekwon - “Throwback Boogie” (Video/ Polônia)

Maro Music é o projeto do prolífico DJ, engenheiro de som e produtor polonês Marek Walaszek. Este é o segundo single do novo trabalho dele chamado REJECTS, que sai em breve. O instrumental é pesado, carregado de old school hip hop, boom-bap, muito bem produzido e a faixa conta com o feat do Ghostface Killah e do Raekwon no flow. E ainda saiu com um video massa, saca ai:


Timothy Michael Immen - "The Stars In Your Eyes" (Video/ Estados Unidos)

Timothy é natural de Boston, nos Estados Unidos, mas mora na Coreia do Sul. Ele é um produtor e beatmaker independente e acaba de lançar uma videoarte para seu novo single. “The Stars In Your Eyes" é uma faixa cheia de synth e efeitos, além do uso de elementos bem orientais e coreanos na construção da melodia. Acho que vocês deveriam conhecer:

Tags:  , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário