sábado, 17 de setembro de 2022

GRINGOS DA SEMANA: Uma das melhores listas de destaques gringos e uma playlist cheia de eletrônico e experimentação sonora pra vocês!

Playlists: Spotify | Deezer | Tidal (LIKE AND FOLLOW)

Este é nosso já tradicional post semanal de sons do mundo, nossos GRINGOS DA SEMANA. Acima, nossas playlist atualizadas em 3 opções pra vocês ouvirem, curtirem, seguirem e compartilharem com os amigos. São 20 novos sons de artistas de 11 países do mundo. Abaixo, os trabalhos que ouvimos e achamos que vocês deveriam dar uma atenção. Se tu curte música eletrônica e experimental, vale conhecer os sons:

Greyscale 10 - iqeq​.​1 (Álbum/ Estados Unidos)

Produtor musical do Denver, no Colorado. Ele é um dos membros do duo Wax Eloquent, projeto de hip hop. Greyscale 10 é o codinome do beatmaker e produtor do duo, que agora resolveu se lançar solo. iqeq​.​1 é seu primeiro álbum, tem 14 faixas que passeiam por sonoridades que vão do experimental eletrônico, passando pelo jazz, álbum coisa de ambient/drone com um pouco de psicodelia do rock instrumental. Parece um pouco um compilado de sons, que talvez tenham ficado de fora dos outros projetos do produtor, por isso essa mistura. Mas ele montou um bom time para transformar as ideias em sons e se você curte essa experimentação instrumental, vale a pena ouvir no bandcamp:



Cash I/O - Sunny Moon (Álbum/ Alemanha)

Cash I/O é um quarteto musical alemão formado em 1999. Uma mistura colorida de diferentes músicos com um amplo background musical (Jazz, Electro, Pop). A banda lançou um álbum em 2001 e um colocou faixas em trilhas de filmes, que saíram no mesmo período. Em 2005 veio o hiato, vários trabalhos com vários projetos diferentes que enriqueceram ainda mais os integrantes do grupo. Até que ano passado, eles se encontraram, voltaram pro estúdio e decidiram gravar. O resultado é Sunny Moon, álbum com ótimas 7 faixas, quase todas instrumentais. Uma mistura de instrumentos tradicionais e eletrônicos, com foco nos pianos/synths, baterias (tradicionais e eletrônicas) e instrumentos de sopro como sax, trombone e flugelhorn. Fico triste que esse álbum não esteja no bandcamp ou soundcloud, pra você não ter que ouvir propaganda entre as faixas, mas liga o adblock e vai:



Pierluigi Lotti - ROLES (Álbum/ Itália)

Tenho poucas informações sobre o Pierluigi. Sei que é italiano, sei que ROLES é seu primeiro álbum a chegar nos streamings. Sei que ele é produtor de música eletrônica, um beatmaker. O álbum tem 10 faixas instrumentais e recheadas de synths/ teclados. Segundo o artista, "o álbum é um projeto inspirado na teoria psicossocial do papel”. Sobre a teoria, explica: “A teoria dos papéis é um conceito em sociologia e psicologia social que considera a maior parte da atividade diária como a atuação de categorias socialmente definidas. Cada papel é um conjunto de direitos, deveres, expectativas, normas e comportamentos que uma pessoa deve enfrentar e respeitar”. Gostei da ideia, do nome das faixas e principalmente do trabalho de synths somados aos beats, horas mais frenéticos, outros mais contidos. Uma estreia bem madura. Liga o adblock e ouça ai:



Weal - Undivided (Álbum/ Dinamarca)

Weal é uma banda nova de Copenhagen, capital de um país escandinavo, que define seu som como “Rock Noir Nórdico” e “Post-rock da Escandinávia”. Undivided é o segundo álbum do quarteto dinamarques, com sete faixas – cinco delas instrumentais – o álbum cultiva o sombrio, delicado, barulhento e evocativo que consagrou várias bandas do estilo lá no início dos anos 2000. Uma mistura de faixas longas e bem trabalhadas, com outras um pouco mais dentro do normal. Destaque para a última faixa “La Résistance”, com 13 minutos, que vem com um vídeo em animação maravilhoso com o lançamento do álbum. Mais uma vez, liga o adblock e se joga:



Daniel Filbert - Explore (Álbum/ Alemanha)

Vamos lá, sei pouco sobre o Daniel. Sei que ele é alemão, sei que esse é seu primeiro álbum e sei que ele curte compor sons que misturam elementos de música eletrônica e nu-jazz e ele diz ter “uma forte influência da estética da trilha sonora de jogos retrô”. Explore é seu debute nos streamings, um trabalho instrumental com 7 faixas, cheias de ótimos synths que dão o clima de cada uma das faixas, que em alguns diversos momentos lembram trilhas de jogos antigos. Para um primeiro trabalho, o resultado é bem interessante e promissor. Liga o adblock e ouça/ conheça ai:



Yelmur - How We Hide: Part One (EP/ Holanda)

Yelmur é um músico e produtor holandês que vive em Berlin, na Alemanha. Ele é jovem, mistura elementos sonoros que vão do industrial alemão, passando pelo jazz e slow alguma coisa e, porque não, um pitada de psicodelia e pop (ou Hyperpop). How We Hide: Part On é um EP de 6 faixas (ou 5 e uma vinheta), primeira parte de um álbum que sairá em dezembro e que vem sendo pensado desde junho, com o lançamento de “imsomnia”, faixa que abre o EP. É esquisito, é agradável, e bem pensado e muito bem feito. A ideia do trabalho é passar as sensações e diferentes aspectos da saúde mental, e ele parece pegar nuances de vários estilos sonoros que passam este tipo de sentimento. Ouça ai:



Suz - Hiatus (EP/ Itália)

Projeto da cantora, compositora e produtora Susanna La Polla De Giovanni, da cidade de Bologna, que em mais de 10 anos de carreira já lançou 3 álbuns solos, além de diversas parcerias espalhadas pelo mundo. Hiatus é seu novo EP, com 7 faixas eletrônicas, o EP é o primeiro trabalho todo composto e produzido pela artista, em faixas que partem do Trip Hop e chegam a ritmos mais amplos ligados à música eletrônica. Um trabalho com experimentos sonoros interessantes e com uma pegada pop, totalmente linkada com a abrangência de ritmos ligados à música eletrônica. Bons beats, boas bases para as vozes e bons efeitos, tanto nos instrumentais quanto nas vozes. Vale conhecer e ouvir (liga o adblock):


Curtiu?? Compartilha ai pra mais gente conhecer e curtir também!
Tags:  , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário