sábado, 25 de março de 2023

GRINGOS DA SEMANA: Nosso post gringo de março tá on, com sonzeiras de 10 países do mundo e muita experimentação!


Playlists Top 20 de Março: Spotify | Deezer | Tidal (siga/follow)

Chegamos com o nosso post de Março de 2023 com os GRINGOS DA SEMANA por aqui. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal. Se aumentar a demanda, podemos virar quinzenal ou até voltar a ser semanalmente.

Abaixo, texto sobre os álbuns e EP, que achamos massa e resolvemos destacar aqui pra vocês conhecerem. Acima, os links para nossas playlists em 3 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês pra vocês ouvirem. A playlist deste mês ficou bem louca. Misturando música clássica, experimental, eletrônica abstrata e até uns sons pops pouco óbvios.

Vale destacar o eletrônico instrumental do projeto francês Unclean Architect, que por mais que o álbum seja instável, tem uns sons bem bons como o que tá na playlist. O hip hop lo-fi um tanto melancólico do projeto americano Yoru Girlz, que acabou de lançar um álbum lo-fi vibes massa demais. Além do ótimo trabalho de música clássica e melancólica no novo single do artista alemão Boris Rogowski. Todos os sons nas playlists.

Conheça melhor os trabalho em destaque, lendo nossos textos abaixo:

Matthieu Mantanus -  Nocturnes électroniques (Álbum/ Suiça)

Matthieu é um pianista e compositor suíço, que entrou numas de adaptar e aprofundar ainda mais na obra do pianista polones Frédéric Chopin, que não sei se vocês sabem, viveu menos de 40 anos. Sempre fico impressionado com a intensidade do mundo antes das modernidades, o ser humano era muito mais capacitado. Mas voltando, ele se baseou nos Noturnos lançados por Chopin em 1931 para compor este baita álbum aqui. “Nocturnes électroniques” tem 12 temas, passando pelo prólogo e fim, tal qual eram feitas as peças músicas antigas, contando uma história. Ele conseguiu manter a suavidade e a emoção características do polonês, intervindo com elementos eletrônicos como o synth e criando experimentações sonoras e ambients do mundo moderno. “Em meu trabalho, muitas vezes mergulho a música clássica de onde venho - e amo - em um mundo contemporâneo, às vezes eletrônico”, explica o artista. 



A Reason To Travel - Concrete Sunrise (Álbum/ Dinamarca)

Projeto solo instrumental do Yannick, de Copenhagen. O nome é exatamente por conta da sonoridade fazer o ouvinte viajar sem sair do lugar. São várias colagens em paisagens sonoras bem interessantes. “Concrete Sunrise” saiu em Fevereiro e é o oitavo lançamento do projeto entre álbuns e EPs. São 7 faixas densas, abstratas e muito bem trabalhadas pelo artista. Mistura elementos sonoros de música clássica, rock, metal, música eletrônica e post-alguma coisa, numa vibe meio dark bem nublada que gostamos bastante. O álbum continua a história do trabalho anterior, ou seja, é como se fosse uma saga narrada em meio ao ambient sonoro criado pelo artista. “A música permite ao ouvinte viajar por cenários cinematográficos e emocionais”, comenta o artista no release. Saca ai:



Goodels - ...tired lights (Álbum/ Reino Unido)

Projeto de um jovem britânico, que lança seu primeiro álbum aos 15 anos. “...tired lights” é um trabalho de 7 faixas, totalmente instrumental. O artista diz que o som é ambient, mas existem nuances que vão um pouco além, tem algo de bucólico, folk e porque não, lo-fi. Lembra vários trabalhos que ouvi muito e gosto até hoje, desde as demos do sigur rós até os álbuns do projeto brasileiro Amnese. Uns temas longos, outros que parecem vinhetas, que se conectam de forma bonita e também cheia de emoção. Nada mal para se lançar aos 15 anos de idade, realmente soa como algo que se põe para fora, expressando de forma tímida o que se sente, com bons instrumentos e melodias. Esse som não tá nos streamings, apenas no bandcamp abaixo e no youtube do artista. Saca ai:



Ozferti - DRUM LANGUAGE (Álbum/ França)

Personagem criado pelo beatmaker/músico/ilustrador francês Florian Doucet. É como ele se expressa musicalmente, misturando ritmos ricos de origem Etiope e nigeriana com música eletrônica, jazz, hip hop e boas linhas de baixo. Desde 2018, o artista já lançou 2 EPs e com “Drum Language”, apresenta seu segundo álbum. Um trabalho com 8 faixas, que acrescenta novas direções sonoras à já enorme mistura do multi instrumentista. Um trabalho eletrônico, instrumental e com ótimos momentos de beats, que soam tribais, mesmos que emulados e acompanhados por synths e experimentos eletrônicos. Um trabalho pra viajar, pra curtir na balada, muito bem produzido. Ouça ai:



Rafters - Under BA (EP/ Reino Unido)

Eis o novo EP do projeto britânico, que mistura elementos de música eletrônica com post alguma coisa. Não é a primeira vez do projeto por aqui, ele tem lançado uma série de EPs desde o ano passado, além de alguns singles. “Under BA” é o quinto EP do projeto, tem 3 faixas instrumentais com ótimo trabalho percussivo e de beats. Tem também boas linhas de guitarras, o EP passa bem rápido, seguindo o conceito de música instrumental em plano sonoro, boa para viagens e para pensar no que acontece ao nosso redor. sacai…



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Nenhum comentário:

Postar um comentário