sábado, 27 de janeiro de 2024

GRINGOS DA SEMANA: Janeiro cheio de novos lançamentos esquisitos e aquela mistura sonora louca de vários locais do mundo


PLAYLISTS COM O TOP 20 DE JANEIRO: Spotify | Deezer | Tidal | Youtube (siga/follow)


Chegamos com o nosso primeiro GRINGOS DA SEMANA de 2024. O nome segue o mesmo, mas o post e atualização da nossa playlist de sons do mundo está na temporalidade mensal.

Acima, temos os links que levam para nossas playlists em 4 plataformas atualizadas com o Top 20 do mês de janeiro para vocês conhecerem. Muitos sons de trabalhos lançados no final de 2023 se misturam a lançamentos já deste ano, numa mistura sonora bem louca! Tem momentos de canções eletrônicas, tem pitadas de jazz, post alguma coisa com rock, alguma música pop esquisita e muito mais pra vocês ouvirem.

Vale destacar rapidamente a mistura eletrônica e de hip hip do músico e produtor americano Marten Key, outro som incrível que entrou na playlist foi o remix feito pelo produtor e beatmaker francês Debmaster e que está num EP de remixes de faixas do artista indiano Sunken Cages, lançado nesta sexta. E o belo trabalho jazzístico e percussivo da banda americana Big Yellow Wooly Trousers, que encaixou uma faixa do seu álbum mais recente na playlist.

Esse mês chegaram vários álbuns e EPs. Não esperava receber tanto material legal no começo do ano. Selecionamos os 5 que mais curtimos para falar um pouco mais abaixo. Todos também têm sons na atualização da nossa playlist. Leia sobre os álbuns e EPs em destaque abaixo:

Demiurgo - 7 Virtues for a Wandering Spirit (Álbum/ Itália)

A chamada desse projeto italiano é “trilhas sonoras para sua imaginação”. A descrição direciona: um projeto de música eletrônica instrumental que se baseia em gêneros narrativos fantásticos, combinando elementos harmônicos e rítmicos originais e progressivos. Ativo do final dos anos 90 ao início dos anos 2000,o artista retomou sua produção em 2021 e desde então lançou vários singles e 2 álbuns. 7 Virtues for a Wandering Spirit é o mais recente deles, lançado neste mês de janeiro de 2024. São 7 faixas, majoritariamente instrumentais, cheias de synths bem feitas e bons beats. Segundo o artista: “Este trabalho é a trilha sonora de um espírito que navega no espaço entre a vida e a morte. Cada faixa simboliza uma virtude, guiando um espírito errante através de uma jornada transformadora”. O álbum tem uma vibe dark em alguns momentos e remete ao onírico e ao mundo da imaginação realmente. Vale ouvir este e outros trabalhos no bandcamp:



Drupt - Drupt (Álbum/ Portugal)

Projeto musical solo feito em casa pelo multi instrumentista e produtor Duarte Magriço, de Lisboa. A ideia do projeto é explorar as profundezas da emoção humana através da música e eu acho que ele faz isso muito bem em Drupt, álbum homônimo com 10 faixas instrumentais, lançado nos últimos dias de 2023. No bandcamp ele descreve o álbum da seguinte forma: “Texturas quentes e exuberantes, guitarras com delay profundo, ecos de post-rock e ambientes musicais idílicos”. É mais ou menos essa a ideia realmente, eu acrescentaria que o material é muito bem produzido pra ter sido gravado em casa, o que mostra a experiência do artista, apesar de ser apenas o primeiro lançamento desse projeto. Quando as melodias transcendem o comum, oferecendo consolo e inspiração, é bem difícil não prestar atenção. Se você curte o tal do post-rock, se jogue ai:



Mayuko - Songs To Whistle When Strolling Along The Abyss (Álbum/ Alemanha)

Projeto formado por um trio de mulheres destemidas da música e da dança que vivem nas cidades de Mannheim e Berlin, mas que tem origem em vários locais do mundo. Michelle (vocal) vem do Canadá e tem raízes chinesas, Kasia (bateria) é de origem polonesa e Rebecca (baixo) é a única alemã do grupo.  Desde 2021, elas vem misturando todas as suas influências, criando paisagens sonoras caleidoscópicas entre pop, eletrônico e experimental com maestria. Songs To Whistle When Strolling Along The Abyss é o primeiro álbum do trio e chega depois de um EP e diversos singles. Com 11 faixas muito bem pensadas e com ótima produção, o álbum foi criado para “acompanhar os ouvintes que caminham pelos abismos da vida”, dizem as artistas no texto do seu bandcamp. É o tipo de projeto que com espaço, estará fazendo as cabeças e ocupando espaços em vários destes festivais indies do mundo e do Brasil, vale conhecer ai:



ZANDER XYMOX - Obsoulete (Álbum/ Estados Unidos)

Banda da costa leste de Maryland que é fortemente influenciada pela música EDM, Synthwave, Darkwave, Industrial e Ambient Horror dos anos 80. O trio lançou em novembro de 2023 seu primeiro álbum chamado Obsoulete. O trabalho traz uma mistura diversificada e original, que bebe diretamente nos ritmos dados como referência para o projeto, em 9 faixas originais e 3 versões instrumentais de algumas das faixas do álbum. Se você curte synths cadenciados, batidas dançantes meio darks, guitarras sujas, nessa ode que relembra filmes de terror antigo, vale demais ouvir ai:



DETRUIRE - FLUX II (EP/ França)

Criado pelo músico autodidata francês e artista multimídia Maxime Sauvage, o projeto lançou seu primeiro trabalho em 2022. Fazendo uso de gravações de campo e samples de músicas tocadas com a família e amigos no estúdio, o artista digere as gravações e as passa pelo seu processo bruto de design de som digital, criando  uma coleção cinematográfica de “audios instantâneos de ideias e sentimentos”. FLUX II é seu terceiro EP, lançado em novembro de 2023, com 3 faixas que misturam música ambient, spoken word, noise e eletrônico experimental. O artista descreve o EP como “o próximo passo na “Série Fluxo de Consciência””. Ouça no bandcamp:



Curtiu os sons?! Espalha o post nas suas redes e ouça, siga e compartilhe a playlist com os amigos e ajude os sons a chegarem mais longe!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

Um comentário: