domingo, 31 de dezembro de 2023

25 álbuns/EPs que você deveria ter escutado em 2023...

 

Chegamos ao fim de mais um ano difícil. Isso porque de certa forma ainda estamos vivendo as ações do governo anterior. O máximo que o governo atual conseguiu foi parar os avanços de um retrocesso. É torcer pra um ano novo muito melhor que esse. Único motivo de realizarmos essa compilação, é pra resumir o ano e dar ainda mais destaque a #musicabr, tão importante nesses tempos sombrios. Chegamos ao final de 2023 com 495 álbuns/EPS lançados neste ano e postados em nosso blog. O recorde é 509, alcançado em 2022, mas foi um ano bem interessante. Porque se postamos menos álbuns, passa pelo fato de vários artistas terem voltado a fazer shows e circular, apresentando os álbuns dos anos passados ao vivo.

Foram quase 600 mil visitas ao blog até o momento em 2023. Um número bastante inferior ao do ano passado, mas bem mais real, já que mudamos a engine de segurança pra chegar menos bots por aqui. A maioria das visitas veio dos Estados Unidos, com Brasil em segundo lugar comendo poeira e acompanhado da Alemanha, da França e da Suécia (tudo bem condizente com os sons que apareceram no nossos posts gringos mensais). Além disso, mais de 100 novas tags foram criadas, ou seja, mais de 100 novos artistas/bandas aparecendo pela primeira vez no nosso bloguinho e divulgando o som pra gerals. Inclusive, ontem saiu a nossa #coleta163, fechando o ano de coletâneas no blog (Ouça aqui).

Estes não são os melhores álbuns/ registros sonoros/ discos brasileiros de 2023, mas são os que mais ouvimos e curtimos entre os que postamos no blog! Um passeio pelo ano e pelo Brasil, em sua enorme diversidade de estilos sonoros, sotaques e ideias. Inclusive, aproveito pra registrar aqui o baita trabalho esse ano destacando 2 selos indies em nome de todos que ainda existe. O selo lo-fi gaúcho Tal & Tal Records, que lançou muita coisa esse ano e o bastião do #indiebr, a Transfusão Noise Records, que soltou baitas álbuns fodas! Vale dizer que limamos da lista os lançamentos do nosso selo, o Hominis Canidae REC, mas daria tranquilamente pro primeiro álbum da Pexera HC figurar nessa lista, assim como o do The Wxlker. Mas não seria justo, já que lançamos porque gostamos dos trabalhos. Também evitamos ao máximo colocar os artistas do #HominisDissemina, nosso trampo de disseminação. Isso por que como nós criamos o release, ouvimos bem mais que os outros sons e realmente gostamos dos trabalhos. O novo da Satanique Samba Trio ou do Buguinha Dub poderiam aparecer facilmente abaixo. 

Segue a lista com os álbuns e EPs linkados pra download/ streaming em ordem alfabética! Esse ano daria tranquilamente pra fazer com mais sons, mas vamos manter o número! Ouça e espalhe com os amigos!!

ÀIYÉ - TRANSES 

Barulhista - Batismo (Gleeson Paulino)

Caeeki -  CAEEKI EP 

Daniel Kowalski - Músicas de Água e Pedra, Sambaíba

Darlene - Don't Love You but Want To

dronedeus - Ambiente de Rua

F L P S - FLPS, Vol. 1

FERALKAT - Corpo no Mundo // Corpo que Habito

G. Paim - Sem Calor Nem Cor

Gilu Amaral - O Sopro e a Percussão

God Pussy - Diáspora: Expressão Ancestral

Gueersh - Tempo elástico

João Barisbe, Juliano Abramovay - Aló

LEALL -  Eu Ainda Tenho Coração

Lelo Nazario - Eternense

mãe que dá medo - MANEJO FÁLICO

MARIÆDUARDA - NOCTURN

Mateus Fazeno Rock - Jesus Ñ Voltará

Nevi Lunes - E de Novo Eu Quase Morri 

Ratos de Porão - Isentön Päunokü

Ricardo Dias Gomes - Muito Sol

Sara Não Tem Nome - A Situação

TEST - Disco Normal

Texuga - Escárnio e Maldizer

YPU - Paranoar


Se você deixou algum passar, se joga! Ouça e dissemine! Ahh, sentiu falta de algum som que ouviu no blog esse ano?! Os comentários tão abertos, mandem ai suas listas de discos ou mimimis...

Tags:  , , , , , , , , , , , , , , , ,          

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara, nem sei como agradecer pelo trabalho maravilhoso no seu site! Um feliz 2024 para você, de muitos sons bons e bastante grana! Um abração do seu admirador aqui do DF!

    ResponderExcluir