quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gilberto Gil - Ao Vivo na Escola Politécnica USP (1973)


Download: ao vivo na usp.zip

Todos os créditos desse bootleg vai ao blog Toque Musical que ripou e etc. Eu apenas peguei, coloquei em VBR e arrumei o número e o nomes das faixas, além de tirar as falas do Gilberto Gil para ficar mais compacto. Se quiserem o bootleg completo e em 320kbps, clique aqui.

Em 1973, o estudante de geologia da USP, Alexandre Vanucci Leme, foi torturado e morto pela repressão política do regime militar. Gilberto Gil, que estava em São Paulo, então recém chegado do exílio, foi procurado pelos universitários que o convidaram para fazer um show de protesto, improvisado no campus. Por volta de umas duas mil pessoas assistiram a esta apresentação nas dependências da Escola Politécnica da USP. Gil tocou e conversou com o público durante três horas de show. Esta apresentação foi registrada pelos estudantes em um gravador de rolo (benditos gravadores de rolo!). A fita ficou guardada e esquecida por um longo tempo. Apenas algumas poucas pessoas tiveram acesso a este material. As cópias em fita K7 eram fragmentadas e com um som de má qualidade. Vinte anos depois a fita master foi encontrada e restaurada, inicialmente pelo músico do Grupo Rumo, Paulo Tatit, para um projeto de lançamento da gravação comercial em CD.
Tags:  , , , ,          

3 comentários:

  1. Poxa, cara, eu gosto mesmo é da versão full por causa das falas do Gil, ajuda a passar o contexto simples e informal do que foi o ocorrido, como se ele estivesse em uma roda de amigos tocando viiolão, conversando, trocando idéias, enfim... mas independente disso, é um registro único e, para mim, consegue captar a vibe do daquela fase do Gil, uma das melhores.

    ResponderExcluir
  2. o link esta quebrado... pode subir em outro lugar?

    ResponderExcluir