quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Coletânea Hominis Canidae - #HitsBr (2011)...


Download: Hominis Canidae - #HitsBr (2011).rar

Hit seria aquele single ou faixa de disco que se destaca e tem extremo sucesso. Aquela música ou melodia que gruda na sua cabeça e demora pra sair, que acaba marcando o seu ano e fazendo você lembrar o que passou nele toda vez que escutar esta canção. O artista pode fazer de uma faixa hit, mas não necessariamente ter um bom disco. Falamos isso porque existem discos que não entrariam entre os melhores do ano, mas aquela faixa é realmente genial. Pedimos então para diversos amigos, de diversos locais e visões musicais diferentes nos mandarem suas opiniões de hits do ano de 2011 no Brasil. Mostrando que o ano musical nacional foi bastante diversificado, pouca coisa teve um destaque extremo, 110 artistas de diversos locais e estilos musicais diferentes foram citados nesta lista de hits. Segue então faixas dos 15 artistas mais votados na nossa lista, com as faixas deles que mais receberam citações...

01. ruido/mm - Valsa dos Desertores: abrindo a coleta uma instrumental, num tom bem sombrio do post-rock. O nome adianta o som, em seu momento de clímax, chega muito perto de uma valsa, entretanto, com todas as pitadas experimentais já características da ruido/mm.

02. Cícero - Tempo de Pipa: Tempo de Pipa é a principal música do primeiro CD solo do Cícero. Com um ritmo envolvente e uma letra bem trabalhada, ela foi escolhida por Cícero Lins para ganhar um clipe, que assim como a música é ótimo e potencializou o alcance da canção.

03. Hierofante Púrpura - Rosa Frígida: são do interior do estado de São Paulo que se autodenomina uma banda de “Psicodelia Rural”. A faixa escolhida sintetiza bem o cuidado e qualidade com que o grupo realiza suas canções, ficamos felizes com eles aqui pro se tratar de uma das bandas preferidas da casa, faz por merecer os espaços!

04. Kassin - Calça de Ginástica: Kassin é um dos melhores produtores do Brasil, mas não é apenas isso. O cara ainda manda muito bem fazendo música como autor, com letras de uma sátira que beira a genialidade, eis aqui a melhor faixa do último trabalho do músico.

05. My Midi Valentine - Hammer: duo alagoano da cidade de Arapiraca, a My Midi Valentine fez a pérola desconhecida do ano no Brasil. Misturando bem o eletro rock com o indie Pop, Hammer sintetiza bem o belo trabalho que o grupo lançou em 2011. Divertido, bem trabalhado, uma ótima faixa numa sonoridade pouco feita no país.

06. Test - Ele Morreu Sem Saber o Porque: creio que esta foi a música que deu ao Test todo o reconhecimento obtido. É meio que o hino da banda. Grindcore rápido, sujo e bem tocado. Barata (D.E.R.) e João (ex Are You God?) fizeram um ano foda e estão aqui.

07. Team.Radio - French Doll: Talvez essa seja a música que mais consiga resumir esse novo EP e fase da banda Team.Radio. Puro shoegaze de alta qualidade. Dando o destaque devido da música e do EP para a Marina S. que cuida dos vocais e sintetizadores. Simplesmente foda!

08. Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Thiago França - Vias de Fato: uma das melhores composições mostradas no ano de 2011. Letra densa, bem amarrada, com um instrumental impressionante. O metá metá é de longe um dos trabalhos mais bonitos do ano e está faixa é genial de uma maneira simples, parece tão fácil fazer um hit né?!

09. Sin Ayuda - Wednesday, Thursday Lie: Com "Wednesday, Thursday Lie" Sin Ayuda trouxe o verdadeiro rock lo-fi. A banda que foi formada em Taubaté, interior de São Paulo representou muito em 2011 com o disco "Noise Reminders" do qual a música faz parte.

10. Karina Buhr - Não Me Ame Tanto: Em "Não Me Ame Tanto" Karina Buhr demonstra a dificuldade de conviver com um "amor maior que o necessário". Assume sua mesquinhez com o tema. Tudo isso embalado por um instrumental foda e virou hit.

11. Romulo Froes - Muro: o cantor vem reafirmar o novo samba nacional na lista. O cara que faz parte da nova geração do "samba indie", trouxe em 2011 o disco "Um Labirinto Em Cada Pé" com 14 faixas. O disco é bom por inteiro, mas "Muro" representa bem este novo trabalho.

12. Constantina - Azul marinho: a segunda música do Haveno que saiu esse ano é simplesmente fantástica. Com um início tranqüilo e com o tempo chegando ao ápice a trouxe a nossa coleta de hits. Instrumental bem feito pra caramba vindo lá de Minas.

13. Sobre a Máquina – Barca: em 2011 o SAM conseguiu conquistar espaço em muitos lugares com o lançamento do Areia (belo disco por sinal). Barca foi considerada a melhor faixa por sua densidade e experimentalismo, tanto os ruídos quanto as guitarras distorcidas de fundo.

14. Jair Naves - Um passo por vez: com essa faixa lançada no single homônimo este ano, Jair Naves conseguiu mostrar que apesar da proposta de som ter mudado (e evoluído), suas letras continuam viscerais e de uma construção incrível. Nesta canção o lado poético de Jair Naves dá as caras e conseguiu cativar e muito seus fãs.

15. Criolo - Não existe amor em SP: Criolo deixou um pouco a loucura de lado, mas apenas um pouco, e foi descoberto pelo Brasil. É a única unanimidade do ano, está faixa foi onde toda a febre teve inicio. Uma bela letra, numa batida adequada que sintetiza bem quão perdida está a maior cidade do país, mas que se aplica em diversas outras cidades, com certeza.

Coletanea Hominis Canidae - Hits Br 2011 by hominiscanidae2

Para realização da arte desta coleta especial, um grupo especial. Oito dos artistas que fizeram artes para nossas coletas mensais no ano de 2011 se uniram num trabalho colaborativo de intervenção. Em conjunto com o Projeto Collab, os artistas brasileiros desenvolveram intervenções um após ao longo de três semanas ate chegarmos neste belo resultado final. Partindo de uma foto do paraibano Rafael Passos (Fevereiro), a primeira a intervir foi a baiana Andrea May (Julho), depois veio o carioca Rômulo Martinz (Maio), seguido pelo cearense George Frizzo (Aniversario de 2 anos do Hominis). Depois foi a vez do sergipano Guilherme Carvalho (Junho), um corre la em São Paulo com o santista Fábio Gava (Março), chegamos na terrinha com o pernambucano Daniel Araújo (Abril) e finalizamos nossa jornada onde ela teve inicio, com o paraibano Diogo Galvão (Novembro). Com isso agradecemos não só aos artistas que realizaram este último corre, mas todos os artistas que fizeram capas mensais ao longo desse ano. Foram belos trabalhos, torcemos para que vocês continuem fazendo arte e que tenhamos ajudado de alguma maneira em suas vidas. Esperamos contar com todos novamente em algum momento futuro!

Este material não deve ser comercializado, apenas disponibilizado para download. Trata-se de mais uma mixtape, desta vez feita de uma maneira mais democrática com a opinião de quem teve tempo e fez contato com a gente ao longo de 2011, tanto para trocar ideia, enviar seu som, realizar intervenção visual, reclamar de nossas postagens ou simplesmente acompanha esta nossa brincadeira insana e saudável. São 15 artistas de diversos locais do país, trabalhos de estilos diferentes, cada qual com sua qualidade e mostrando a diversidade da música feita no Brasil, esperamos que você divirta-se quando ouvir os sons da coleta como nós que a fizemos.

Continuem disseminando o som, escutando música e indo aos shows!
Tags:  , , , , , , , , , ,          

2 comentários: