domingo, 18 de julho de 2010

Coletânea Hominis Canidaee - Ano I (2010)...


Bom, eis aqui a 1ª parte da Coletânea de aniversário do blog. Um anos depois que a brincadeira começou, hoje em dia com mais de 800 discos postados. Tentando contemplar todo independente nacional e mostrar sons de bandas gringas que achamos legais. Essa coleta é especial, porque 90% dela é feita por sons enviados pro email do blog e TODOS ja tem trabalhos postados por aqui. São doze faixas, de 12 artistas diferentes, tem gente do Recife, de Minas, interior de São Paulo, Curitiba, Alagoas...Passando por diversos estilos. Mostrando que o Brasil tem gente produzindo em todo lugar, direto de casa e com uma ótima qualidade. E ainda tem varios discos no e-mail do blog pra mandar, e todos vão aparecer aqui em algum momento. A arte doida da coleta foi feita por uma menina de João Pessoa, a Krysna Nogrega, saquem os trampos dela ai. Vamos as bandas...
1.Walter & Reys: esse é um projeto do conhecido Carlos Diaz (againe, polara, albertinho dos reys, tube screamers, caxabaxa e etc.) que ao lado de Matheus Walter tocam uma espécie de folk. Considerado o Sérgio Reis dos modernos, Albertinho faz um duo bem bacana e toca covers de suas bandas antigas, como Polara e Againe acompanhado do seu amigo gaúcho.

2.Bad Rec Project: lo-fi, experimental, folk. O alagoano Caique Guimarães usa a música para expressar o que acha necessário. Até aí tudo bem, bem clichê e etc. Só que a forma que isso é feita, transcende o convencional e chato que estamos acostumados a ouvir. Simples e sincero. Usando como influência o hardcore do Street Bulldogs ao lo-fi do Guided By Voiceds.


3.Barulhista: projeto
de música eletroacústica do músico e compositor G.A. Retrata de maneira intimista e bastante experimental uma viagem pelos diversos estilos presentes na música brasileira. Ressalto o uso constante dos instrumentos percurssivos na formação sonora do projeto, além da sensibilidade claramente concebida no som deste mineiro. A pesquisa dos ritmos brasileiros, como a desconstrução não podem parar.

4.Out Track Records: one man band formada pelo músico e produtor Diego Max, morador da cidade de Assis, interior de SP. Praticamente não existem barreiras e dogmas para explorar ao máximo a estrutura sonora. A mente dele extrapola estruturas produzindo um som que incorpara tantas influências que cria um estilo próprio. Com samplers, metais, ele faz um dos trampos mais legais que ouvi nesse ano.

5.My MIDI Valentine: duo alagoano que
-->faz um som altamente nostálgico. F-zero, Sonic, Alex Kid, Mario, Top Gear. Imagine que isso seja influência de alguém numa banda. Eletrônico e dançante, meio pop, meio experimental e acima de tudo, música. A canção foi feita especialmente para essa coleta, extremamente satirica e divertida. Aquecendo bem pra balada.

6.Logro:
-->é uma pessoa só. Ciro Trevisan de apenas 15 anos grava suas músicas em casa. Filho do músico Caio Gracco e rodeado de instrumentos em casa, o adolescente compõe e registra suas canções da forma “mais toca” de todas. Usando os equipamentos mais simples possíveis para criar belas canções.

7.Victor Toscano: pernambucano, de um enorme talento musical. Victor é Inquieto, resolveu produzir e colocar pro mundo todas suas influências musicais e sua sensibilidade sonora. Tem uma
mão certeira para compor belas canções lofi-folk-pop. Tem vários EPs virtuais lançados explorando temas recorrentes da vida em suas letras. Está canção foge um pouco do estilo do músico, sem perder a qualidade.

8.
~Çlkjhgfdsa!: -->Tomas Amaral (o artista por trás da ~Çlkjhgfdsa!) é um multiinstrumentista e traz nesse projeto algo inovador. Experimental, instrumental e gravado de forma caseira. É assim que ele trata de se expressar e usar o experimentalismo. Não só o estranho nome do projeto chama atenção, o som é massa.
9.Charles Cabral:
nordestino criado e naturalizado em São Paulo, Mogi das Cruzes. Antes mesmo de conhecer seu companheiro musical mais presente, o violão, ja apresentava veia musical em outros instrumentos e com grupos musicais. A nostalgia presente nas canções é tocante, seu projeto solo transita na MPB, sem perder a veia pop e Lo-fi.

10.Boi Fulmegante: com a utilização de
-->instrumentos desafinados, esta banda do Rio de Janeiro, oscilando entre o ruído e a música, a junção de diferentes estilos musicais que transitam do lo-fi ao grunge, com uma pitada de experimental e punk. Trazendo uma poesia que da mais impacto ainda a sonoridade da banda.

11.Jan Felipe:
cantor e compositor carioca, filho de uma mistura da frança com o Brasil, descreve sua musicalidade como um rock calmo com alguns elementos eletrônicos. Porém o som vai um pouco alem disso, talvez essa mistura franco-brasileira tenha dado o ritmo necessário, entre algo indie e mpb.

12.Cabes: Ricardo
"CABES" Pires, nasceu em Curitiba. Começou a escrever seus raps no final da década de 90 e hoje meche com batidas eletronicas em meio a suas letras cotidianas. Dedica-se a seguir o “RAP” ao pé da letra, ou seja, Ritmo e Poesia (originalmente em inglês Rhythm And Poetry) em seu lado mais alternativo.
Tags:  , , , , , , , , , , , , , ,          

2 comentários:

  1. tá perfeito..coisa linda de se ver. grandes nomes, belas canções ótimos projetos . parabéns ao blog e a todos que participaram desse divisor de águas. tamu junto sempre

    ResponderExcluir