sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pedro Santos - Krishnanda (1968)

Hoje eu vou cometer o atrevimento, o absurdo de tentar falar de um dos discos mais ácidos que eu ouvi na minha vida. É um dos clássicos desconhecidos da música brasileira. Primeiro as informações básicas:

"Pedro Santos (ou Pedro dos Santos) é o heterônimo de Pedro Sorongo, percussionista, compositor e inventor de instrumentos de percussão como a tamba. Acompanhou nomes como Jacob do Bandolim, Baden Powell, Elis Regina, Elza Soares, Sebastião Tapajós, Roberto Ribeiro, Milton Nascimento, Clara Nunes entre outros. A Tamba por sinal da nome ao renomado trio de jazz bossa "Tamba Trio". Voce pode saber mais sobre a vida do músico no blog feito em sua homenagem pela filha dele. 

Pedro dos Santos (Sorongo) fez apenas um disco autoral, o nome desses disco é krishnanda e ele foi lançado em 1968. E apenas com esse disco autoral, ele deixou um legado de acidez e destruição inconcebíveis, ate pelo próprio Sorongo. Produzido pelo baterista do Tamba Trio, Hélcio Milito, e arranjado pelo maestro Jopa Lins, Krishnanda é um filho único! Uma peça rara na música brasileira.

Esse disco influenciou direto ou indiretamente vários movimentos musicais e bandas do País, desde a Bossa Nova e Tropicália ate atualmente em bandas como a Burro Morto, segundo o próprio Haley (integrante da banda): pedro sorongo é o cara, man!

Graças a internet e ao MP3 tive acesso a essa raridade, Pedro que tocou e participou da composição de músicas e artistas diversos do Brasil, passa despercebido, é meio que uma sombra, que não aparece mas detém importância, a terceira faixa do disco Krishnanda chamada "Um só" possui versos que talvez esclareçam um pouco a posição de Pedro Santos e do álbum, não somente em relação a sua época e, mas em relação à música brasileira em geral: “… aquele que na palavra entender, no nome não se prender, pode ver bem quem eu sou. Mas quem no pé da letra cair, do nome não vai sair, porque no nome não estou…”.

E se vocês estão esperando um myspace ou coisa do tipo pra ouvir online o som desse cara, acordem! Isso não existe, informações sobre o disco e o cara já são bem escassas, alguns sites gringos vendem o disco BEM CARO, mas deixo o link aqui pra download e divulgação! Este que um dos trabalhos mais relevantes da música brasileira...

Na época que fiz esse texto, fiz pegando informações que achava na net em diversos sites, o intuito e divulgar e disseminar uma obra nacional relevante. Aconselho muito a visita ao blog que Lys Araujo, filha do Pedro Sorongo, fez em homenagem ao pai, resgatando mais informações sobre sua vida, obra e memória...

Tags:  , , , ,          

Um comentário:

  1. Achei um espetáculo. Muito grata pela oportunidade de ouvir esta raridade. Iza Canellas.

    ResponderExcluir